Celebrando as crianças

by Diário do Vale

Outubro é mês das crianças e para celebrar a data, o projeto Arte na Capa, desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), e o Instituto Dagaz realizaram dedicar suas atividades durante todo o mês ao universo infantil.
Em Resende, o MIS está com um convite espacial aos adultos: voltar no tempo e recordar sucessos que marcaram época, através da exposição “Dia da Criança”. A mostra, que vai fazer muita gente grande relembrar músicas que embalaram sua infância e adolescência, será aberta nesta segunda-feira, 1° de outubro, e pode ser conferida até o dia 31.
Segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a exposição é composta por 18 capas de discos infantis que foram sucesso entre as décadas de 1970 e 1990, na voz dos cantores mirins dos grupos “A Patotinha”, “Trem da Alegria” e o popular “Balão Mágico”, cujos integrantes retornaram há poucos meses, fazendo uma turnê especial, após 32 anos de intervalo. Além deles, a exposição também traz capas de discos daquela que ainda hoje é considerada a Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel. Tem nostalgia também para quem conheceu e assistiu as sagas dos “Cavaleiros do Zodíaco”, programa exibido na TV brasileira na década de 1990.
Para tornar essa viagem no tempo ainda mais real, a mostra conta com o recurso de uma vitrola, que toca os sucessos guardados nos discos de vinil, cujas capas são a atração da mostra. De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, esta é mais uma das experiências afetivas que o projeto “Arte na Capa” oferece ao público, visando resgatar as melhores e mais divertidas lembranças de um tempo que passou, mas deixou boas marcas.
– Esta exposição é uma oportunidade que temos também de brincar com as gerações e promover uma troca de experiências entre a família. Os mais velhos, certamente, vão se lembrar de quase todas as capas expostas, enquanto para os mais novos quase tudo será novidade. E por que não se encantar com os sucessos da época dos pais? Essa é a brincadeira e a reflexão que queremos propor – sugere Denise.

ONG de Volta Redonda vai receber grupos de até 14 anos no Condomínio Cultural

Atrelar conhecimento, cultura e diversão, de forma acessível, já é marca registrada do Instituto Dagaz. E para fazer a alegria da garotada, a ONG lança o “Mês das Crianças no Condomínio Cultural” para comemorar o 12 de outubro não só nessa data. Já com agenda aberta para grupos com público de até 14 anos, o projeto vai oferecer sessões do Cinestesia Kids, além das oficinas de Circo e Meio Ambiente. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 3071-2798 ou (24) 9 9822-4847 para marcar previamente.
As atividades vão acontecer a partir do dia 03 de outubro, sempre às quartas e quintas-feiras, sendo duas atrações por dia: Cinestesia Kids e Meio Ambiente em um e no outro Cinestesia Kids e Circo – ambos apoiados pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra. Essas opções já são oferecidas gratuitamente pelo instituto. Para as crianças que ainda não conhecem, o contato pode ser um chamariz, além de dar oportunidade para a descoberta de talentos, como no caso do Circo. Esse também será um momento para apresentar a Sala Verde, projeto chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente.
– A ideia é que as crianças conheçam o novo espaço do Dagaz, e tenham acesso a atividades lúdicas e culturais gratuitas. Queremos aproximar mais as escolas e grupos à ONG – explica a coordenadora Renata Ferreira. Segundo a diretora geral, Marinez Fernandes, “o objetivo da ONG é possibilitar o acesso de crianças e jovens a artes, esportes e cultura de forma descentralizada. Não é à toa que o Condomínio Cultural está no Santo Agostinho, pois é um local viável a comunidades de bairros próximos”.
No Condomínio Cultural são oferecidas aulas de ballet, capoeira, circo, dança afro, futsal, rugby e violão. Além disso, em parceria com o Instituto Coca-Cola, a ONG ministra cursos profissionalizantes de curta duração do Coletivo Jovem, focado no público com idade entre 16 e 25 anos. A capacitação é desenvolvida nas áreas de comunicação, marketing e eventos, por exemplo, e tem duração de dois meses, com dois encontros semanais. Para inscrição e outras informações, os interessados podem ligar para (24) 3343-5055.
O Condomínio Cultural do Instituto Dagaz fica na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, no bairro Santo Agostinho (CIEP 299 – Jiulio Caruso).

Serviço
A exposição Arte na Capa “Dia da Criança” acontece do dia 1º a 31 de outubro, com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, no Museu da Imagem e do Som.Além do horário normal, também é possível agendar visitas de escolas e outros grupos para o período da manhã, das 8h às 12h. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o MIS pelo telefone (24)3354-7530.
Já as atividades oferecidas pelo Instituto Dagaz começam nesta quarta-feira (03), sempre às quartas e quintas-feiras. A agenda já está aberta para grupos com público de até 14 anos, o projeto vai oferecer sessões do Cinestesia Kids, além das oficinas de Circo e Meio Ambiente. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 3071-2798 ou (24) 9 9822-4847 para marcar previamente.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996