Contra a maré

by Paulo Moreira

Apesar de duramente atingida pela crise econômica, a Indústria de Transformação não está reduzindo postos de trabalho em Volta Redonda.

***

Entre janeiro e setembro de 2015, o setor contratou 191 pessoas a mais do que demitiu. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

***

Na verdade, a indústria, junto com Serviços Industriais de Utilidade Pública, que engloba energia elétrica e água e admitiu 285 pessoas a mais do que demitiu, Agropecuária (saldo positivo de 10) e Administração Pública, que abriu 140 postos de trabalho, está ajudando a amenizar os efeitos da crise em Volta Redonda.

***

No total, a cidade registra um saldo negativo de 2.462 empregos em 2015.

***

Os setores que reduziram vagas na cidade são a Construção Civil (-413), Comércio (-644) e Serviços (-2.031).

Por falar em emprego…

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda tem 30 oportunidades de emprego na Região do Médio Paraíba. As oportunidades estão distribuídas em várias áreas como técnico em segurança do trabalho, vendedor de comércio varejista, empregado doméstico, manicure, cozinheiro, entre outras.

Estaleiro I

O deputado federal Fernando Jordão (PMDB-RJ) participou na tarde desta quinta-feira (29), de uma reunião na Petrobras, no Rio, onde a pauta do encontro foi a situação grave que os estaleiros brasileiros passam, devido as dívidas da Sete Brasil, e em especial, o parlamentar pontuou os problemas do BrasFels, de Angra dos Reis.

 Estaleiro II

O encontro foi com o consultor e assessor da presidência da Petrobras, o Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; com o também deputado federal Valtenir Pereira (PROS/MT), 1º Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), integrante do Fórum Permanente que vêm debatendo os impactos negativos causados pela “Operação Lava Jato”, especialmente em relação às questões da crise no setor naval brasileiro, na Câmara Federal: e ainda com representantes do Ministério de Minas e Energia.

Estaleiro III

“Mais uma vez cobramos da Petrobras uma definição quanto ao pagamento das dívidas da Sete Brasil com o estaleiro BrasFels, pois essa situação não pode continuar perdurando e adiando a decisão. Saí do encontro esperançoso com a promessa dos representantes da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia, que o caso será resolvido o mais brevemente possível. Vamos continuar acompanhando tudo de perto e cobrando soluções imediatas. A Câmara Federal e os integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) estão atentos aos problemas enfrentados pelo setor da construção naval brasileira”, disse Fernando Jordão.

Água I

O diretor da Aciap Barra Mansa, Manoel Duarte, que representa a entidade no Conselho Deliberativo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), participou nesta quinta-feira (29), de uma reunião com moradores, produtores rurais e empresários dos bairros Vila Principal e Estrada da Grama. A necessidade de construção de uma rede de abastecimento de água para as duas localidades foi a pauta do encontro, que aconteceu na sede do Saae BM, no Centro, e contou com as presenças do coordenador administrativo da autarquia, José Geraldo Mattea Salgado; do coordenador de planejamento, Alexandre Palmeira; e do coordenador de água e esgoto, Adilson Souza.

Água II

Atualmente os moradores dos bairros são abastecidos por poços semi artesianos ou por caminhões pipa, pois não há tubulação de água. “Existe uma rede que abastece o centro de distribuição da Droga Raia. A ideia é que o Saae BM estenda essa rede até as duas localidades, que nunca foram contempladas com o sistema de abastecimento municipal”, explicou Manoel. Segundo ele, foi acertado com os produtores rurais que a água proveniente da nova rede será exclusivamente para consumo humano. “Ficamos muito contentes com essa decisão do Saae BM, pois dezenas de famílias serão beneficiadas”, finalizou Manoel.

 CPI I

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinada a investigar as causas da violência contra a mulher no Estado será apresentado nesta terça-feira (3 de novembro), pela relatora da CPI, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

CPI II

Segundo a presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PSD), todos os segmentos atingidos por esse tipo de crime foram ouvidos. “Espero que o relatório ajude a construir novas estratégias de fortalecimento da cidadania feminina. As mudanças propostas estão relacionadas ao aprimoramento da rede de atendimento às mulheres vítimas”, afirmou.

O relatório será submetido a votação pelos integrantes da comissão e, se aprovado, será encaminhado ao plenário.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996