Distrito da Califórnia

by Agatha Amorim

O delegado Antônio Furtado, pré-candidato à prefeitura de Barra do Piraí, informou nesta terça-feira (11) que o município pode perder R$ 1,2 milhão em emendas. O valor seria destinado a obras de drenagem e pavimentação no distrito da Califórnia.  Segundo ele, a emenda – de sua autoria – foi destinada em 2021, quando ainda era deputado federal.
O problema é que até agora, de acordo com Furtado, a prefeitura de Barra de Piraí não teria apresentado a documentação completa à Caixa Econômica Federal para a liberação da verba – o que deveria ter ocorrido em 2022 –, mesmo o banco tendo estendido o prazo por duas vezes. Para que o valor seja liberado, ainda segundo o ex-deputado, é preciso que o município assine um convênio específico com o banco.

***

Os documentos apresentados por Antônio Furtado mostram que a prefeitura de Barra do Piraí teria justificado o não envio da documentação afirmando que os funcionários responsáveis pelo assunto estariam com Covid. “Dos 57 documentos exigidos, apenas 11 foram apresentados”, disse Antônio Furtado. “O prazo final que a Caixa Econômica Federal concedeu termina daqui no dia 21 de junho de 2024. Se o município não juntar esses documentos pendentes, o dinheiro, que é fruto do meu trabalho como deputado federal, nesse caso não terá adiantado nada e os moradores da Califórnia vão continuar sofrendo, especialmente nos períodos mais chuvosos”, disse Furtado.

***

O DIÁRIO DO VALE entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Barra do Piraí. Em nota, informou que o setor de Convênios e a Secretaria de Obras Públicas confirmam a existência desta verba do Governo Federal para investimento no bairro Califórnia. “Desde quando foi liberado para a confecção do projeto, os dois setores estiveram envolvidos com a Caixa Econômica, no sentido de prosseguir com esta obra. Foram encaminhados vários documentos para o banco. A última leva será feita em tempo hábil. Nada foi esquecido e, muito menos, perdido”, diz a nota.

***

“Ao longo dos últimos 7,6 anos, a prefeitura de Barra do Piraí aplicou recursos em diferentes obras públicas no complexo da Califórnia, entendendo a importância daquele distrito para o município barrense. Obras de infraestrutura foram entregues, de diferentes modos, em diversos bairros, como por exemplo asfaltamento e serviços de drenagem. O poder público municipal entende que ainda há muito o que ser feito, mas também jamais fará, em tempos de pré-campanha, qualquer tipo de movimento contrário para agradar opiniões alheias, mas sim dentro dos prazos e da legalidade”, finalizou a prefeitura.

 

Circuito Trabalhista I

O PDT preparou uma programação voltada a percorrer as regiões do país com capacitação política e gerencial para seus filiados e pré-candidatos. A confirmação do evento no Sul Fluminense, que terá como sede Barra Mansa, aconteceu nesta segunda-feira (10) em reunião entre Thiago Valério, pré-candidato a prefeito de Barra Mansa, e Leonardo Lupi, presidente da Fundação Leonel Brizola no Rio de Janeiro.

 

Circuito Trabalhista II

O Circuito Trabalhista é realizado pela Fundação Leonel Brizola para promover o fortalecimento da organização partidária, com a promoção da formação de gestores trabalhistas e a criação de núcleos de base. O evento em Barra Mansa acontecerá no dia 1º de julho, das 19h às 22h, em local ainda a ser definido. Podem participar filiados e pré-candidatos do PDT de toda a região Sul Fluminense.

 

Teatro Oswaldo Motta

Na segunda-feira (10), o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, fez uma visita ao Teatro Municipal Oswaldo Motta, que está em fase final de revitalização. O teatro, um dos símbolos culturais mais queridos da cidade, está prestes a reabrir suas portas para a população.

“Mais um sonho da nossa cidade que está prestes a se tornar realidade, e em breve a nossa população terá de volta, em perfeitas condições, o tão amado Teatro Municipal Oswaldo Motta,” disse Irineu.

 

Sorriso Maroto

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) realizou nesta terça-feira (11) uma sessão solene para homenagear o grupo de pagode Sorriso Maroto com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pelo parlamento fluminense. De acordo com a Casa, a condecoração foi motivada pelo seu “incentivo à cultura popular no Estado”. A ideia de conceder a medalha foi da deputada Giselle Monteiro (PL), que presidiu a sessão solene e destacou a presença de familiares, amigos e de membros de fã clubes do grupo musical.

 

Ameaça de morte na Alerj I

A deputada estadual Renata Souza (PSol), registrou nesta terça-feira (11) boletim de ocorrência na polícia após ter recebido uma ameaça de morte por e-mail, com ofensas racistas e misóginas na madrugada dessa segunda-feira (10) .O boletim foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A mensagem, com a ameaça de morte e os ataques, foi enviada para o e-mail institucional da deputada na Alerj, com cópia para integrantes da equipe dela. O autor da ameaça informa o próprio nome, diz que é menor de idade e que, por isso, tem certeza de que não será preso.

 

Ameaça de morte na Alerj II

A assessoria da deputada compartilhou o conteúdo do e-mail. O nome do suposto autor foi omitido, a pedido, para não interferir nas investigações. Na mensagem, ele se refere à parlamentar como “macaca”, com xingamentos e afirma que não quer ser governado por mulheres pretas. Ele ainda diz que sabe o endereço da parlamentar e ameaça atirar nela. O autor diz ser morador do Rio de Janeiro.

 

Post-mortem

Nesta quarta-feira (12), a Alerj vota, em discussão única, o Projeto de Resolução 803/24, que concede a Medalha Tiradentes post-mortem ao deputado Otoni de Paula Pai, que faleceu no dia 27 de maio em decorrência de um câncer hepático. A proposta é assinada por todos os deputados da Alerj.

 

Fake News e discurso de ódio I

O Programa de Educação Midiática para Combate às Fake News e ao Discurso de Ódio poderá ser instituído nas escolas públicas do Estado do Rio. O programa consta no Projeto de Lei 4.790/21, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), que a Alerj vota, nesta quarta-feira (12), em segunda discussão. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.

 

Fake News e discurso de ódio II

De acordo com o autor da proposta, o programa visa a capacitação da comunidade escolar, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet, incluindo campanhas para prevenção da desinformação na internet. O programa deverá ser aplicado em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular adaptadas ao currículo local.

 

Fake News e discurso de ódio III

As escolas ainda poderão realizar atividades nas disciplinas das ciências humanas, como português e história, apresentando reportagens, matérias e campanhas jornalísticas que comprovadamente estejam disseminando conteúdos falsos. Já nas disciplinas das ciências exatas, como matemática, poderão ser abordados como as estatísticas podem ser distorcidas e influenciar negativamente pesquisas eleitorais e distorcer dados e políticas públicas

 

Pix no pedágio

As empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias no estado do Rio podem ser obrigadas a fornecer aos usuários pelo menos uma cabine com opção de pagamento com cartão de débito, cartão de crédito e pagamento instantâneo via Pix. É o que estabelece o Projeto de Lei 5.622/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que Alerj vota, em segunda discussão, nesta quarta-feira (12). Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996