Cuidados básicos com os animais

by Diário do Vale

5 - wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Amor: Convívio com um bichinho de estimação traz felicidade e pode mudar a vida do homem para muito melhor (Foto: Reprodução Internet)

Amor: Convívio com um bichinho de estimação traz felicidade e pode mudar a vida do homem para muito melhor (Foto: Reprodução Internet)

Com a domesticação dos animais, o homem passou a ser responsável pelo bem-estar deles. Desde então o convívio com um bichinho de estimação é um privilégio, traz felicidade e pode mudar a vida do homem para muito melhor, mas também trouxe um fator preocupante, a superpopulação animal, onde na maioria das vezes o destino desses animais é o abandono e muito sofrimento. Sem falar que o abandono de animais somado à falta de saneamento e ao crescimento desordenado das cidades, resulta em um grande problema, a disseminação de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e homens).
Sendo assim, a posse responsável de animais domésticos tornou-se um instrumento cada vez mais valioso para a Saúde Pública. Ser um proprietário responsável inclui adotar procedimentos e cuidados que garantam não só o bem-estar do animal, como também o de todas as pessoas do seu convívio. Afinal, estamos falando de vidas, e como tais requer muito trabalho, cuidados, gastos, preocupações, planejamentos, responsabilidades e atenção ao longo de toda vida.
Os cães e os gatos trazem felicidade e carinho para quem cuida deles, pedindo muito pouco em troca: apenas amor e atenção! Mas eles também precisam de cuidados básicos que um bom dono deve observar:

– Comida e água:
Pode parecer uma coisa muito óbvia, mas pode acreditar, existem muitas pessoas que não alimentam corretamente seu animalzinho. Então, o melhor alimento a ser dado é a ração, e o ideal que seja de qualidade, pois nela o animal vai encontrar tudo o que ele precisa para sua nutrição. Alimentar animais com comida requer muito cuidado, pois eles podem desenvolver sérios problemas, inclusive risco de intoxicação por alguns alimentos. Quanto à água, ela deve ser oferecida a vontade, abundante, de fácil acesso, sempre fresca, trocada diariamente e em pote limpo.

– Abrigo:
A escolha de um local adequado para ele ficar é muito importante, pois ele precisa de proteção contra o sol e o frio. O ambiente onde ele fica deve estar sempre limpo, livre de fezes e urinas, pulgas e carrapatos. Deve ser um local seguro que o impeça de fugir para rua, pois na rua ele pode sofrer atropelamento, maus tratos, brigas e envenenamento.

– Identificação:
Seu animal deve ser microchipado ou estar sempre com uma plaquinha de identificação trazendo seu nome e telefone para contato; dessa forma, se acontecer de escapar ou se perder, o que é muito comum de acontecer, isso facilitará encontrá-lo.

– Higiene:
Para os cães, o ideal é tomar banho de 15 em 15 dias, principalmente se ficarem dentro de casa. O banho deve ser dado com produtos próprios para cães. A escovação ajuda a manter o pelo em ordem, sem embolos e remove os excessos.
Já os gatos raramente precisam de banho, a não ser aqueles com pelo longo.
Além do banho, lembre-se de limpar as orelhas deles e aparar suas unhas.

– Parasitos:
Os animais podem apresentar tanto parasitas internos e externos, os quais podem trazer doenças e por isso é indicado um controle adequado, sendo necessária orientação de um médico veterinário para isso.

– Vacinas e remédios:
A vacina tem como objetivo prevenir doenças que podem levar o animal à morte e algumas que podem ser transmitidas para os humanos. É importante consultar um médico veterinário para saber quais vacinas seu bichinho precisa tomar e lembre-se de manter a carteirinha dele em dia.

– Passeios:
Assim como as pessoas, os animais também precisam praticar exercícios, o que é muito importante para a saúde deles. Procure fazer um passeio diário, mesmo que seja uma volta no quarteirão. O animal deve passear sempre com coleira e guia. Se ele demonstra agressividade com estranhos, o ideal é que use uma focinheira para evitar riscos desnecessários.
Não se esqueça de sair sempre com uma sacolinha para recolher cocô. É muita falta de consideração com as outras pessoas e com o ambiente deixar as “cacas” do seu animal de estimação largadas pela rua.

– Atendimento médico:
É muito importante que o dono esteja ciente que seu animalzinho precisa ser avaliado periodicamente por um médico veterinário, afinal, muitas doenças podem ser evitadas pela prevenção.

– Castração:
A castração de fêmeas, quando realizada antes do primeiro cio, a partir dos quatro meses de idade, diminui muito as chances de elas desenvolverem tumores mamários e infecções uterinas, e impede que elas entrem do cio. Já a castração de machos, reduz a agressividade e a necessidade de marcar território com o xixi, além de evitar que fujam atrás de fêmeas no cio.
A castração é uma das maiores demonstrações de amor pelo animal; com a cirurgia, você vai preservar a saúde do seu animal de estimação e evitar a superpopulação de animais, já que apenas uma cadela e seus descendentes podem originar mais de 60 mil novos cãezinhos em poucos anos.

Lembre-se: ter um animal de estimação é muito mais do que prover água, comida e uma casinha. É desenvolver uma relação de amor e companheirismo.

Preciso de um lar…

Essa mocinha linda foi encontrada abandonada na rua, em um trevo, cercada por carros, a ponto de ser atropelada. Ela está em um lar provisório aguardando ser adotada por alguém de bom coração.

foto 3

Cantinho do leitor

Essa foto foi enviada pela Werli Ferreira, para nos mostrar seu cãozinho muito amado, o Nuk
foto 4

Essa foto nos foi enviada pela Fernanda Bruzi, que nos deixou um recado: “Obrigada por darem a oportunidade de demonstrar meu amor por minha filha… Minha cadela, minha 4 patas Moira.”
foto 5

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996