Centro cirúrgico do Hospital Municipal Victor de Souza Breves é ampliado

by Diário do Vale

Mangaratiba – O centro cirúrgico do Hospital Municipal Victor de Souza, em Mangaratiba, passou por obras de ampliação e modernização. Agora, cinco cirurgias eletivas por dia é o mínimo de procedimentos realizados pelo hospital desde a sua reabertura, no fim de setembro. A unidade é capaz de atender até média complexidade e agora o objetivo é zerar a fila de espera, com cirurgias inclusive aos sábados. E a equipe médica tem comemorado a modernização do novo ambiente.

A prefeitura recuperou, modificou, ampliou o espaço e atendeu exigências para oferecer um espaço que é comparado pelos profissionais ao de um hospital da iniciativa privada. Do piso à parte elétrica, o novo centro cirúrgico recebeu ainda nova climatização, construção de uma Sala de Recuperação Pós-Anestésico, nova iluminação dos focos cirúrgicos, entradas e saídas diferenciadas da sala de cirurgia, entre outras melhorias.

A equipe médica aprovou as mudanças. Cirurgião geral no município há mais de 15 anos, Marcelo Bastos diz que já operou mais de três mil pacientes e que agora “dá até mais vontade de trabalhar”.

– Agora está perfeito. É um prédio de mais de 80 anos e nunca teve uma atenção assim. Acredito que o prefeito por ser médico teve essa sensibilidade e atendeu nossos pedidos. O risco de contaminação agora é mínimo – disse o médico que realiza os procedimentos de terça a quinta-feira, no HMVSB.

Agendamentos

Diretor do Hospital Victor Breves, Bruno Duarte informa que a meta é zerar a fila de espera (cerca de 200 pessoas) e atender normalmente as futuras demandas. Quem busca uma operação na unidade da cidade é necessário o encaminhamento de um clínico geral de uma das unidades de saúde da cidade ou no próprio hospital para, em seguida, passar pela avaliação do cirurgião. Na recepção do HMVSB é necessário apresentar os documentos básicos, cartão do SUS e o encaminhamento médico.

– Estamos prontos para as cirurgias eletivas (comuns) e outras de até média complexidade. Casos extremos continuamos com parcerias com hospitais de referência – completou Duarte. Ele adiantou ainda que os procedimentos mais realizados são de vesícula e hérnia. Antes das obras, as cirurgias aconteciam de terça a sexta-feira. No entanto, a atual administração contratou mais um cirurgião para procedimentos aos sábados.

Paralisação necessária

Por ser um prédio antigo, a unidade não atendia às exigências da Vigilância Sanitária Estadual e às normas do Conselho Regional de Medicina (Cremerj). Logo, o espaço precisou paralisar suas atividades e reagendar as cirurgias eletivas. Já os procedimentos emergenciais foram encaminhados para hospitais do Rio de Janeiro e da Baixada. Agora o paciente é atendido sem maiores traumas em um ambiente com total infraestrutura em um ambiente moderno.

 

Saúde: Equipe está atuando no novo centro cirúrgico desde o fim de setembro (Foto: Divulgação)

Saúde: Equipe está atuando no novo centro cirúrgico desde o fim de setembro (Foto: Divulgação)

You may also like

1 comment

Sebastião Terra de Almeida 29 de outubro de 2016, 20:18h - 20:18

Enquanto isso em Itatiaia …

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996