Vale a pena. Vale muito a pena!

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel
A gente sabe que a vida não é só festa, nem só alegrias e risadas e mesmo assim vale a pena. Vale a pena deixar aquele amigo sincero te dar um abraço apertado, vale a pena aceitar elogios e declarações de carinho e admiração ainda que você nem se sinta merecedor de tanta coisa. Vale a pena se sentir merecedor do melhor, sempre. Vale a pena escutar e acreditar nas pessoas. Vale a pena acreditar que as boas pessoas existem e estão perto de você. Vale a pena se deixar surpreender com um gesto de cuidado. Também vale a pena, chorar e esperar bons conselhos do tipo que secam suas lágrimas e te devolvem a esperança.
Acredite, vale a pena viver mesmo quando se tem muitos medos e incertezas, vale a pena perdoar e aceitar que se nem você faz tudo certo sempre, imagine o outro e por isso, vale a pena dar uma segunda chance, talvez uma terceira, quarta ou décima porque nunca se pode exigir que o outro não erre com você. Se até mesmo nós nos magoamos de vez em quando e mesmo sem querer magoamos alguém vez ou outra, vale a pena colocar-se no lugar do outro. Vale a pena ver além do óbvio, enxergar a alma e suas dores e amores porque assim fica mais fácil entender certos comportamentos frios ou palavras ríspidas. Vale a pena procurar entender. Somos todos bons e maus e, sem dúvida, o que nutrirmos em nós, será sempre mais forte. As pessoas que nos cercam nos servem de espelho sempre refletindo nossa energia, sendo assim, vale a pena tentar sempre ser um reflexo colorido, ser flor, ser amor, ser esperança, ser compreensão, ser carinho e cuidado.
Vale a pena quando encontrar o mal pelo caminho não julgar, quando ouvir críticas e reprovações não se desviar do que quer, vale a pena ensinar como se pode viver melhor através do amor. Vale a pena pedir um abraço para quem tem te magoado porque sempre vale a pena quebrar qualquer corrente negativa que possa atrapalhar a luz do teu caminho. Vale a pena escutar uma palavra que lhe magoe e retribuir com uma que acalme para que você possa enfraquecer tudo o que for negativo e nocivo para sua saúde física, mental e emocional. Vale a pena tentar, acredite!

Tentar, tentar

Em tudo na vida, para o que for de bem, vale a pena tentar, tentar, tentar até se esgotar e assim, tentar de novo mesmo que sem forças. Vale a pena amar e dizer o quanto cada pessoa é importante em sua vida. Vale a pena aquele momento de tristeza em que você pode se sentir sem saída, porque também nesse momento, você tem a oportunidade de perceber o quanto se importam com você e nesse mesmo momento, você pode permitir que te sequem as lágrimas e lhe apresentem novos caminhos, talvez ainda mais floridos e abençoados. Talvez lindos caminhos que você nunca antes enxergou.
Vale a pena acordar cedinho para trabalhar mesmo que em casa mantendo o equilíbrio do lar e da família. Vale a pena aquele trajeto às vezes cansativo e longo até o trabalho, para que chegando lá você possa sentir o quanto sabe fazer o que faz, o quanto faz parte da dinâmica do universo e tenha a chance de desempenhar seu papel brilhantemente. Vale a pena se dar conta disso. E no trajeto, também vale a pena olhar para a natureza, para o dia que nasce, para a esperança que se renova e perceber tanta gente cedinho já nas ruas correndo atrás de seus sonhos, assim como você. Vale a pena aquela dorzinha na coluna para que você possa olhar mais para si e cuidar mais de si e um pouco mais na frente, perceber o quanto é bom a superação. Vale a pena prezar e cultivar a família porque nenhuma é mesmo de comercial de margarina, nenhuma é perfeita, mas se é a sua família já vale a pena fazer parte dela e se ela for desequilibrada, tentar ser o equilíbrio vale a pena. Ainda se for uma família sem muitos laços, procurar promover a união e o encontro, também vale a pena.
Ainda que alguns não queiram seu amor, esse é um sentimento que sempre vale a pena. Vale a pena se doar a quem precisa e também a quem diz que não precisa. Vale a pena cair no presente para que lá no futuro se possa olhar para trás e perceber que o tombo não foi tão grande quanto parecia na época. Vale a pena provar para si a cada dia, que não existe impossível. Vale a pena ser humilde e ter o privilégio de estar sempre aprendendo. Vale a pena puxar papo porque em um bate papo despretensioso pode-se ter uma grande lição de vida. Cada dificuldade e adversidade valem a pena para que possamos perceber que somos craques em ultrapassar tantos os limites que a vida nos impõe quanto aqueles que nós mesmos colocamos em nosso caminho.
Vale a pena procurar em cada experiência, uma lição e em cada pessoa, uma qualidade. O tombo vale a pena sempre, só quem já levou um tombo aprendeu a levantar com segurança. Se você nascesse já plenamente realizado e feliz, como seria? Você tomaria conhecimento sobre quem são as pessoas especiais? Será que você experimentaria tanto a vida? Será que teria experiências tão marcantes? Será que se construiria um ser humano tão interessante e cheio de histórias? Será que saberia o que é o amor? Saberia o que é chorar de alegria? Vencer desafios? Seguir em frente?
Provavelmente seríamos tristes e fracos diante da vida. Certamente não teríamos muito a contar e nossa vida poderia não ser tão incrível. Correríamos o risco de sermos de fato muito desinteressantes. Todas as experiências fazem parte de viver e estar vivo, isso sim vale muito a pena. Estar vivo é sinônimo de esperança, de muitas possibilidades, de muitas batalhas, mas também muitas vitórias.

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

3 comments

Regina Sonia Rodrigues 8 de novembro de 2015, 09:50h - 09:50

Palavras também são remédios para a Alma. Grata Aline Steel por tocar nossas vidas através de seus textos!

MOISES 6 de novembro de 2015, 17:29h - 17:29

Com certeza, sempre vale a pena

Edlaine 6 de novembro de 2015, 15:05h - 15:05

TEXTO MEGA EXCELENTE!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996