domingo, 17 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Eleições 2018 / Eleições devem mobilizar 2 milhões de mesários em todo país

Eleições devem mobilizar 2 milhões de mesários em todo país

Matéria publicada em 21 de setembro de 2018, 07:27 horas

 


Eleições devem mobilizar milhares de mesários. (crédito AB)

Brasília – As eleições deste ano devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a metade dos mesários se ofereceu para o trabalho de maneira voluntária.

Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Tarefas

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

O eleitor que atua como mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presencial e à distância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparou cerca de 180 mil mesários por meio de curso à distância.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Avatar

    Fui convocado pela primeira vez, fiz um curso on line e presencial, acredito que sem o curso não teria condições nenhuma de exercer a função de mesário, até porque nem todas as seções ainda não possuem biometria, então são vários passa a passa para executar antes mesmo de abrir a seção e até após ao término das eleições

  2. Avatar

    Depois a mamata é grande, com folgas desproporcionais ao serviço prestado.

  3. Avatar

    Muito cuidado com os voluntários geralmente são
    ENVOLVIDOS com alguns partidos ou políticos.
    Os chefes de mesa por exemplo ou mesarios tem que esta muito atento. Alguns se oferece para pegar dispensas do trabalho. A ELEIÇÃO É MUITO SÉRIO. ALGUNS APROVEITA PARA GANHAR FAVOR DOS POLÍTICOS E NÃO TÃO NEM AI PARA O QUE DER E VIER.

    • Avatar

      Larga de ser idiota. Ninguém se oferece p essa função. O sujeito é convocado e tem a obrigação de aceitar. Em caso negativo, há sanções p o mesmo.
      O cara ouve o canto, mas não sabe onde está o galo. Vá se informar mais antes de proferir asneiras.

  4. Avatar

    Não é necessário treinamento algum, até pelo contrário o treinamento promovido pelo TSE são técnicas de fazer a fila para a votação dar voltas nas ruas, trabalhei sempre em eleições e há a necessidade de mudar os procedimentos para que a votação flua mais rápido, entretanto em meio a coisa pública isso jamais acontecerá.

Untitled Document