Eleições devem mobilizar 2 milhões de mesários em todo país

by Diário do Vale

Eleições devem mobilizar milhares de mesários. (crédito AB)

Brasília – As eleições deste ano devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a metade dos mesários se ofereceu para o trabalho de maneira voluntária.

Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Tarefas

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

O eleitor que atua como mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presencial e à distância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparou cerca de 180 mil mesários por meio de curso à distância.

You may also like

5 comments

jairo 22 de setembro de 2018, 21:18h - 21:18

Fui convocado pela primeira vez, fiz um curso on line e presencial, acredito que sem o curso não teria condições nenhuma de exercer a função de mesário, até porque nem todas as seções ainda não possuem biometria, então são vários passa a passa para executar antes mesmo de abrir a seção e até após ao término das eleições

Fica a dica 22 de setembro de 2018, 15:42h - 15:42

Depois a mamata é grande, com folgas desproporcionais ao serviço prestado.

Oiti 21 de setembro de 2018, 14:47h - 14:47

Muito cuidado com os voluntários geralmente são
ENVOLVIDOS com alguns partidos ou políticos.
Os chefes de mesa por exemplo ou mesarios tem que esta muito atento. Alguns se oferece para pegar dispensas do trabalho. A ELEIÇÃO É MUITO SÉRIO. ALGUNS APROVEITA PARA GANHAR FAVOR DOS POLÍTICOS E NÃO TÃO NEM AI PARA O QUE DER E VIER.

Jorge Salomão 24 de setembro de 2018, 20:30h - 20:30

Larga de ser idiota. Ninguém se oferece p essa função. O sujeito é convocado e tem a obrigação de aceitar. Em caso negativo, há sanções p o mesmo.
O cara ouve o canto, mas não sabe onde está o galo. Vá se informar mais antes de proferir asneiras.

Na lata 21 de setembro de 2018, 08:12h - 08:12

Não é necessário treinamento algum, até pelo contrário o treinamento promovido pelo TSE são técnicas de fazer a fila para a votação dar voltas nas ruas, trabalhei sempre em eleições e há a necessidade de mudar os procedimentos para que a votação flua mais rápido, entretanto em meio a coisa pública isso jamais acontecerá.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996