terça-feira, 20 de outubro de 2020 - 17:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Conheça o trabalho de três fashion bloggers da região

Conheça o trabalho de três fashion bloggers da região

Matéria publicada em 13 de novembro de 2015, 09:00 horas

 


Patrícia Gonçalves dos Santos Vital, Aline Brum e Paula Duarte contam como é trabalhar com moda

Elas são jovens, bonitas e estão sempre antenadas com as novidades do mundo da moda. Você já ouviu falar em fashion blogger? Sabe o que é? Patrícia Gonçalves dos Santos Vital, Aline Brum e Paula Duarte são fashion bloggers e contaram ao DIÁRIO DO VALE como é trabalhar com moda e estar ligada nas últimas tendências do momento. Com milhares de seguidores nas redes sociais, elas fazem questão de manter um contato próximo com quem curte de pertinho o trabalho delas.
Patrícia Gonçalves dos Santos Vital tem 24 anos, é jornalista e nasceu em Volta Redonda. Atualmente mora em Belo Horizonte. Segundo ela, tornar-se blogueira foi uma consequência de seu amor pela moda.
– Eu vendia roupas desde a faculdade e meu sonho era abrir uma loja. Como eu tive que mudar de estado, para acompanhar meu marido (o jogador de futebol Dedé), tive que optar por um trabalho virtual. Daí veio a ideia, sem contar que meu marido super me estimulou. Cheguei a Belo Horizonte e lancei o blog no início deste ano – diz Patrícia, afirmando que tem amado.
Ela conta que não é apenas uma paixão. A moda se tornou trabalho. Patrícia diz que o retorno não é grande, até porque seu maior público é de Volta Redonda e nem toda semana ela tem a possibilidade de estar na cidade para executar os trabalhos. “Mas todo mês eu faço algum evento em Volta Redonda, seja lançamento ou ensaio fotográfico para alguma marca”.
– Tenho participado de diversos eventos, desde desfiles até lançamentos de coleções. É algo que amo, estar perto da moda é alimentar meu ego – diz.
Já para a publicitária voltarredondense, Aline Brum, de 26 anos, toda essa fase começou com a insistência de uma amiga.
– Não me considero uma fashion blogger, talvez apenas blogger. Eu gosto de compartilhar minhas preferências, sejam elas fashion ou no estilo de vida. Dessa forma, trocar experiências com outras pessoas, buscar novas inspirações e, quem sabe, servir de inspiração também – diz.
Aline conta que leva o blog muito a sério e todo esse envolvimento deixou de ser um hobby em janeiro deste ano.
– Ainda não considero a minha profissão. Sou publicitária e atuo na área. Em paralelo, trabalho com o blog e, claro, esperando que ele cresça e melhore sempre – afirma.
Mesmo não sendo sua profissão, a paixão pela moda já dá algum retorno financeiro à jovem.
– O mercado enxergou nos blogs uma maneira de falar com o público alvo de forma mais humana. Menos pessoas inalcançáveis e mais pessoas “gente como a gente” como é o caso das blogueiras. Por isso, existem propostas para campanhas, editoriais, parcerias em busca de atingir esse público que cada blogueira representa – explica.
Aline costuma participar de diversos eventos, principalmente em épocas de trocas de coleção e lançamentos. “Dá visibilidade, por isso muitas lojas e empresas (não só da área de moda) convidam blogueiras para participar”.
Segundo ela o reconhecimento na região tem aumentado com o passar do tempo.
– No início havia certa resistência, mas pude perceber que com o tempo os empresários têm se adaptado a ideia e até investido. Acredito que esse é o curso de tudo o que é novo. Primeiro a adaptação e depois a aceitação. Assim caminhamos, evoluindo e trabalhando para que essa aceitação se dê da melhor forma possível – diz.
Paula Duarte, de 32 anos, é formada em Administração de Empresas e também é uma blogger. Moradora de Barra Mansa, ela conta que gosta de moda desde pequena.
– Enxerguei no blog uma forma de trabalhar com o que amo. Buscar e trazer informação sobre o assunto é muito gratificante – diz.
Segundo ela, seu trabalho é exposto em um blog de conteúdo. “Falo sobre tendências, desfiles, como usar a peça a seu favor. Como se fosse aquela melhor amiga que ama moda, tem informação e te conta tudo de bom que está rolando. Consultoria, dicas, viagens”. Tudo começou como um hobby e hoje em dia já é profissão.
– Já tem um retorno financeiro. Ainda não vivo disso, mas pretendo em um futuro breve – adianta.
Assim como Patrícia e Aline, Paula também participa de vários eventos de moda na região e fora dela também.
– Acho que o reconhecimento tem sido bacana. Já tenho um público bem legal que vem crescendo a cada dia. Sempre gostei, desde pequena. Vem de família. Minha mãe amava moda e era mega antenada – conta.

O trabalho nas redes sociais

É difícil encontrar alguém hoje em dia que não fica ligado nas redes sociais boa parte do dia. Facebook, Instagram, Twitter, SnapChat, a variedade é grande.
Patrícia tem pouco mais de 10 mil seguidores no Instagram e cerca de quatro mil na página do Facebook. “Uso todos os dias, postando pelo menos um conteúdo por dia nas redes sociais”.
E ela cuida de absolutamente tudo, pois faz questão de responder e escrever tudo do “seu jeitinho”.
– Há muita interação. Recebo perguntas pelas redes sociais e até no blog. Amo responder cada uma. Meus posts do blog sempre tem conteúdo a mais, explicando a origem de certa tendência, por exemplo. Já no Facebook e Instagram, é algo mais informal, onde posto look do dia, eventos e dicas – detalha.
Facebook, Instagram, Twitter e SnapChat são os canais utilizados pela Aline Brum. No Instagram são mais de 4,8 mil seguidores. A página do Facebook tem mais de 2,1 mil curtidas com um alcance médio semanal de sete a oito mil pessoas. “Percebo que 83% desse público é da região Sul Fluminense”.
– Costumo postar nas redes sociais diariamente. No blog três vezes por semana. Os posts no blog são em primeira pessoa porque sou eu conversando com o leitor. Tento manter um padrão de informação e também busco referências jornalísticas. Tenho amigos incríveis e talentosos que me ajudam sempre que podem. Mas na ausência deles eu me viro. No início de tudo, meu namorado construiu o blog e cuidou de todo o sistema (ele também sempre foi um grande incentivador e me deu força desde o início). Atualmente, a parte tecnológica tem o apoio da DigitUP e a parte de identidade visual tem o apoio da Foco Comunicação – fala Aline.
Ela conta que há muita interação com suas seguidoras e diz ser muito legal receber os comentários, que muitas vezes são feitos pelas redes sociais, seja nos comentários das postagens, inbox, direct, pelo Snap.
– Ter essa interação é o feedback que preciso para saber se o conteúdo está direcionado de forma correta – completa .
Paula também utiliza praticamente todas as redes sociais, Instagram, Facebook, SnapChat, Twitter. No Instagram tem mais de oito mil seguidores e na página do blog mais de dois mil. A blogueira diz que faz de tudo para que seus posts sejam diários, geralmente envolvem moda, life style e dicas. Paula cuida de tudo pessoalmente e ela mesma faz todos os posts.
– Graças a Deus a interação com as seguidoras vem crescendo cada vez mais. Acho essencial essa troca. Preciso e quero muito saber da opinião delas, o que elas querem ver. Amo receber mensagens das leitoras – diz.
Paula ainda escreve para alguns veículos de comunicação da região, entre eles o DIÁRIO DO VALE, onde tem uma coluna semanal, publicada toda quinta-feira, “Papo de Mulher”.

Quer seguir as blogueiras? Anote aí então.

**Patrícia Gonçalves dos Santos Vital
Facebook: By Patty Gonçalves
Instagram: @bypattygoncalves
Blog: www.bypatty.com

**Paula Duarte
Blog: www.vaiproblog.com
Instagram: @vaiproblog
Facebook: www.facebook.com/blogdapaula

**Aline Brum
Facebook: www.facebook.com/blog.alinebrum
Blog: www.alinebrum.com.br
Intagram: @alineebrum

Patricia (2)

Patrícia Gonçalves dos Santos Vital: Tornar-se blogueira foi uma consequência de seu amor pela moda

Paula (1)

Conectada: Paula Duarte utiliza praticamente todas as redes sociais e cuida de tudo pessoalmente

Aline (2)

Aline Brum: Todo esse envolvimento com a moda deixou de ser um hobby em janeiro deste ano

 

Por Roberta Caulo
roberta.caulo@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document