sexta-feira, 22 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Paraty tem mais uma edição do ‘Cena Ao Redor’

Paraty tem mais uma edição do ‘Cena Ao Redor’

Matéria publicada em 13 de maio de 2018, 08:00 horas

 


Mostra trará ao público um debate sobre o cenário atual do teatro na região

Estamos em obras, com o Coletivo Sala Preta, encerra a mostra no dia 19 de maio (Foto: Divulgação)

Com o intuito de conhecer a cena teatral das regiões do Vale do Paraíba, Vale do Café e Costa Verde, o Sesc Paraty promove mais uma edição da mostra “Cena Ao Redor”, que acontece de 15 a 19 de maio, propondo um espaço de reflexão sobre as Artes Cênicas, tendo como aspecto central a construção de práticas e pensamento sobre o tema na atualidade.
Debatendo questões como “Qual o papel da arte na periferia? Quem são os grupos de artes cênicas que atuam nesses territórios? Qual o impacto de seus trabalhos no território onde vivem?”, o projeto apresentará peças que refletem a região como um todo, por meio de trabalhos sensíveis aos dilemas de cada uma das cidades representadas.
Esta é a segunda edição da mostra, que em 2017 mapeou parte da cena teatral e contou com a presença de mais de vinte representantes de grupos cênicos que tiveram a oportunidade de debater, escutar, vivenciar práticas e processos teatrais.
De acordo com a analista de cultura do Sesc de Paraty, Maira Jeannyse, que está à frente do projeto, os espetáculos convidados foram escolhidos através de uma curadoria.
– Cada grupo enviou duas propostas e de acordo com critérios como representatividade na região, recorte temático, especificações técnicas e a disponibilidade de agenda nós montamos a programação – explicou.
As apresentações deste ano contam com a participação dos grupos Loucomotivos, Paulo de Frontin; Diletante e Cia. da Lua, ambos de Angra dos Reis; Celeiro das Artes e Etapa, de Paty de Alferes; Cenas Em Cena, de Mendes; e Sala Preta, de Barra Mansa.
Maira disse ainda que após cada um dos espetáculos, discussões sobre o tema serão abertos com a participação do público.
– As pessoas encontraram aqui um espaço para reflexão. Imediatamente após as apresentações haverá um debate mediado por profissionais como Fabianna de Mello e Souza, que é diretora da Cia dos Bondrés, que participou de montagens de espetáculos franceses e Rodrigo Carinhana, que é bacharel em música popular, além de ator e fundador do Nuviar (Núcleo de Vivências em Arte) – destacou.

Serviço:
A mostra Cena Ao Redor acontece de 15 a 19 de maio, propondo um debate sobre a atual cena teatral na região, com apresentações de espetáculos que acontecem na Unidade Sesc de Paraty e em outros pontos da cidade. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações pelos telefones (24) 3371-4516 e 3371-8415 ou na página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/260297844513245/

Confira a programação completa

15 de maio, terça-feira
20h – Mariana Crioula, um grito de Resistência, com o Grupo Celeiro das Artes (1h20)- Classificação Indicativa Livre – Unidade Sesc Silo – Rua D, 30 – Vila D. Pedro I

16 de maio, quarta-feira
20h – O que se leva da vida, com o Grupo Diletante (60 min) – Classificação Indicativa Livre – Unidade Sesc Silo – Rua D, 30 – Vila D. Pedro I

17 de maio, quinta-feira
16h – Além da cortina, com o Grupo Cenas Em Cena (75 min) – Classificação Indicativa 14 anos – Unidade Sesc Silo – Rua D, 30 – Vila D. Pedro I
20h – De La Mancha do Sertão, com o Grupo Loucomotivos (50 min) – Classificação Indicativa Livre – Unidade Sesc Silo – Rua D, 30 – Vila D. Pedro I

18 de maio, sexta-feira
20h – Verão, com o Grupo Etapa (60 min) – Classificação Indicativa 16 anos – Unidade Sesc Silo – Rua D, 30 – Vila D. Pedro I

19 de maio, sábado
10h – Viagem à Baía dos Reis, com o Grupo Cia. Da Lua (60 min)- Classificação Indicativa Livre – Cais no Centro Histórico
17h – Estamos em obras, com o Coletivo Sala Preta (30 min) – Classificação Indicativa Livre – Largo de Santa Rita


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document