Sesc Paraty abre inscrições para o Grupo de Pesquisa em Audiovisual

by Diário do Vale

Paraty – A unidade Sesc Paraty, em parceria com o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias de Paraty, convida estudantes, técnicos, profissionais de cinema e cinéfilos para participarem do Grupo de Pesquisa em Audiovisual que acontece de 2 a 10 de setembro, no Sesc Paraty Unidade Santa Rita e no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias. O Sesc Paraty convidou José Maria Pereira Lopes, coordenador de Acervo da TV Cultura de SP e Sílvio Tendler, documentarista e professor, para o processo inaugural desse projeto.

Serão duas etapas de trabalhos. A primeira, de 2 a 6 de setembro, supervisionada por José Maria Pereira Lopes focada na conservação e restauração. A segunda etapa será guiada pelo cineasta Sílvio Tendler, de 7 a 10 de setembro, e depois no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, por agendamento da ilha de edição para a criação de curtas-metragens autorais. Os vídeos selecionados serão exibidos na programação do CineSescCasarão.

Sobre os debatedores

José Maria Pereira Lopes é especialista em Conservação e Restauração de obras audiovisuais, coordenador do Acervo da TV Cultura (Cedoc) e assessor do Conselho da emissora. Trabalhou no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e nas emissoras de TV Tupi, Excelsior, SBT e Cultura.

Sílvio Tendler é licenciado em História pela Universidade de Paris VII, Mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne e especializado em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet. Em 48 anos de atuação, Silvio Tendler produziu e dirigiu cerca de 80 obras, entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, séries, vídeos culturais, institucionais e de treinamento, além de desenvolver projetos de marketing político e cultural.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Audiovisual

A exemplo de outros projetos do Sesc, o Grupo de Pesquisa em Audiovisual tem como objetivo criar um espaço de pesquisa e experimentação de novas possibilidades diante dos recursos de linguagem que permeiam a atividade audiovisual. A partir de parte do acervo da ECO TV, que operou na década de 90, na região da Costa Verde, o grupo vivenciará experiências teóricas e práticas com o foco na formação audiovisual e pesquisa mais aprofundada na linguagem cinematográfica. O projeto Grupo de Pesquisa em Audiovisual coloca-se como espaço de pesquisa avançada, para além do mero contato inicial, onde serão desenvolvidas práticas criativas e produções audiovisuais experimentais.

Confira a Programação Grupo de Pesquisa em Audiovisual

Oficina de Conservação e Restauro de filmes

2 e 3 de setembro |13h às 19h

Sesc Paraty Unidade Santa Rita |Rua Dona Geralda, 320 – Largo Santa Rita, Centro Histórico

Exposição teórica de José Maria Pereira Lopes, seguida do trabalho prático, em conservação, restauração e digitalização de acervo magnético, tendo como matéria prima e objeto deste trabalho, parte do acervo da ECO TV.

4, 5, e 6 de setembro | 18h às 22h

Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias | Rua João Guimarães Rosa, 284 – Portal das Artes

Prática supervisionada do trabalho de restauro e digitalização de fitas do acervo ECO TV.

Oficina Documentário de Arquivo

7 a 10 de setembro |13h às 19h

Sesc Paraty Unidade Santa Rita |Rua Dona Geralda, 320 – Largo Santa Rita, Centro Histórico

Exposição teórica de Silvio Tendler, seguido da criação de propostas de trabalhos tendo a parte do acervo já digitalizada como ponto de partida. A partir do material digitalizado, os participantes produzirão re-significações autorais.

10 a 30 de setembro | Com Prévio Agendamento

Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias | Rua João Guimarães Rosa, 284 – Portal das Artes

Os integrantes do Grupo de Pesquisa Audiovisual poderão captar novas imagens e por meio da montagem, criar curtas-metragens autorais. Para o trabalho de edição dos curtas-metragens é necessário agendar, com antecedência, a ilha de edição do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, pelo telefone de contato: (21) 3031-6435. Os vídeos selecionados serão exibidos posteriormente, na Programação do CineSescCasarão.

Inscrições abertas até dia 1º de setembro pelo e-mail ([email protected]) ou presencialmente no endereço Sesc Santa Rita – Rua D. Geralda, 15 – Largo de Santa Rita.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996