Resiliência climática para Angra dos Reis

by Agatha Amorim

O Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), lançou nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto Rio Inclusivo e Sustentável. A iniciativa, inédita no Brasil, tem como objetivo fortalecer a resiliência urbana e climática em todo o estado, planejando ações de prevenção e adaptação a fenômenos climáticos intensos. Angra dos Reis, Petrópolis e mais sete cidades do Rio de Janeiro serão o foco da primeira fase de planos.

***
“Em 2022, Petrópolis foi atingida por uma tragédia da qual nós nos lembramos diariamente. Desde o início da gestão, investimos mais de R$ 3 bilhões em obras de prevenção e de mitigação de desastres naturais e colocamos em prática programas e ações planejadas para que esse tipo de fenômeno não se repita. Esse novo plano é mais um avanço para que a gente não viva momentos tão dolorosos”, justificou o governador Cláudio Castro.

***
O programa, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, prevê que os planos sejam realizados e entregues até o final do próximo ano. Os planos de ação climática são apenas uma das entregas previstas na parceria. O projeto Rio Inclusivo e Sustentável é dividido em três trilhas de atuação, todas baseadas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

***

“Nesta primeira fase, foram escolhidos os municípios que demonstram maior urgência na necessidade de adaptação para os efeitos das mudanças climáticas. A expertise da ONU-Habitat, assim como a experiência que trazem de diversos países, agregará imensamente nos planos do estado do RJ, conhecido pela sua histórica vanguarda nas políticas ambientais brasileiras”, explicou o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Os nove municípios foram escolhidos por serem mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos observados nos últimos anos. Além de Petrópolis, participam Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Friburgo e Teresópolis.

A vice do PT I

O PSOL lança no dia 15 de junho, a partir das 11h, a nominata que concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal de Volta Redonda. O evento, que acontecerá no Clube Foto filatélico, na Vila Santa Cecília, contará com a presença do deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL) e do deputado estadual e presidente do partido no Rio, Flávio Serafini.

A vice do PT II

Também estarão presentes o pré-candidato a prefeito pelo PT, Professor Habibe, e Adriana Bittencourt (PSOL), pré-candidata a vice-prefeita. Ambos representarão, na cidade, o bloco de esquerda, formando pelo PSOL, PT, PV e PC do B. Composta por 16 candidatas e candidatos, a nominata do PSOL apresenta nomes que representam pautas históricas da sigla. “Diversidade de gênero, raça, credos e idade marcam essa nominata”, definiu Adriana Bitencourt.

Paráfrase

Até prova em contrário, a criatividade vai dar o tom da campanha eleitoral deste ano. Em Volta Redonda, por exemplo, o pré-candidato a prefeito, Mauro Campos, lançou o quadro ‘Mauro Campos Presente’ em suas redes sociais. O título é uma paráfrase da operação ‘Segurança Presente’, do Governo do Estado.

Zap do Quinto

O vereador Edson Quinto, de Volta Redonda, lançou nesta quinta-feira (6) o ‘Zap do Edson Quinto’. Segundo o parlamentar, é um novo canal direto para que a população possa fazer indicações, solicitações e marcar um horário para conversar com ele. O número, para quem se interessar, é (24) 99902.2622.

Franguinho caipira

Uma das melhores coisas do interior é a hospitalidade das pessoas. O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, por exemplo, almoçou um delicioso frango caipira com quiabo na casa de uma família moradora no bairro Nova Conquista. “Almoço da melhor qualidade, conversa boa demais, muitas risadas e aquele sentimento bom de gratidão por ter tantas pessoas boas ao meu lado”, comentou Irineu.

Posto de Saúde

O deputado estadual Tande Vieira participou, na noite desta quarta-feira (5), da entrega das obras do posto de saúde do bairro Santo Amaro, em Resende. “A Saúde sempre foi uma das prioridades do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, mas estar à frente da Saúde de um município é um desafio diário, a gente está cuidando do maior bem das pessoas”, comentou Tande, que já foi secretário de Saúde do município.

 

Festival do Rio

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o projeto de lei dos deputados Munir Neto e Dani Balbi que torna Patrimônio Cultural o Festival do Rio – Rio de Janeiro Int’l Film Festival, nesta quinta (6). Dentre as justificativas para a proposta, estão a promoção da cultura e da arte; a preservação da memória; o estímulo à indústria cinematográfica local; atração de turismo e desenvolvimento econômico; formação de público e educação cinematográfica.
O festival, que acontece há mais de 20 anos, leva o nome do Rio de Janeiro para o mundo inteiro e também traz o mundo para a cidade, tendo exibido milhares de filmes, nacionais e estrangeiros.

Novo secretário

O governador Cláudio Castro deu posse, na tarde desta quarta-feira (5), ao novo secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Anderson Luís de Moraes. A nomeação consta no Diário Oficial. O titular foi apresentado aos servidores da pasta, aproveitando para agradecer a dedicação do ex-secretário Mauro Azevedo, que deixa o posto após 1 ano e três meses.  Nascido em Nova Iguaçu, Anderson de Moraes, tem 44 anos. É empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Está no segundo mandato como deputado estadual do Rio de Janeiro.

Que situação!

O vereador Cesar Maia (PSD), de 78 anos, protagonizou um momento inusitado nesta quarta-feira (5) durante uma sessão extraordinária da Câmara Municipal do Rio. Enquanto se discutia o projeto de lei que torna o Mirante da Rocinha patrimônio cultural da cidade, Maia apareceu na tela sentado no banheiro, sem calças, vestindo apenas uma camisa. Percebendo a situação, ele rapidamente ajustou a câmera para mostrar apenas seu rosto. Apesar disso, o vereador Pablo Mello (Republicanos), que conduzia a sessão, pediu para que ele desligasse a câmera, não conseguindo segurar o riso.

A internet não perdoa

Em nota, a assessoria de Maia explicou: “O vereador estava presente na sessão plenária, como em todas, e teve uma indisposição repentina, mas se manteve na sessão. O mal-estar súbito acabou prejudicando sua percepção da câmera aberta, se ateve somente em manter sua atenção ao trabalho”. O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, com muitos internautas comentando que o ex-prefeito estava no vaso sanitário. Cesar Maia virou meme e figurinha de WhatsApp, porque a internet não perdoa!

Além dos olhos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou em primeira discussão nesta quinta-feira (6), o Projeto de Lei 86/23, do deputado Otoni de Paula Pai (MDB), que faleceu no final de maio, e da deputada Índia Armelau (PL), que cria o ‘Programa Além dos Olhos’. O objetivo é capacitar profissionais para identificar sinais de abuso moral, físico e sexual em crianças e adolescentes, garantindo que denúncias sejam realizadas de forma eficaz e apropriada. A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996