Civismo e Patriotismo

by Diário do Vale

Durante os últimos anos houve um desanimo do povo de tantos desmandos praticados pelo governo, como isso, o sentimento cívico e patriótico ficaram enfraquecidos. Mas com a posse do novo presidente Jair Messias Bolsonaro podemos voltar a ter esperanças no Brasil. Civismo e patriotismo são termos sinônimos, mas há diferença. O patriotismo está mais voltado à ação de valorizar os símbolos da nação como a bandeira, o hino e o brasão. É um conjunto de atitudes para com a sua pátria que identifica o cidadão patriota. Nos EUA muitos americanos colocam a bandeira dos Estados Unidos na frente da casa, expressando amor pelo país. No Brasil isso só acontece quando tem jogo da seleção, mas por amor futebol.
O civismo é o comportamento que temos no dia a dia na defesa de certas práticas e valores fundamentais para a coletividade. O civismo também está voltado para o respeito às instituições e às práticas políticas de uma nação. Não há como ser patriota sem ter o sentimento cívico pela nação. Não é apenas o amor à pátria, mas é um ato cívico, que se dá pelo respeito ao próximo, respeito às leis do país, respeito no transito entre outros. É viver educadamente em sociedade.
Para que o cidadão exerça o civismo, é necessário receber o incentivo da classe política, que infelizmente está em desacreditada. Hoje temos um novo presidente que nos traz novas esperanças de crescimento, onde o povo parece se sentir mais feliz de ser brasileiro.
É necessário que político tenha moral ilibada, fazendo jus ao cargo para o qual foi eleito. Nós, brasileiros, precisamos mudar esse quadro, resgatando esse sentimento, orientando nossos jovens a valorizar a pátria, dando exemplo de boa conduta em todos os setores da sociedade, para que, no futuro, tenhamos uma nação mais evoluída e justa.

Luciano Ribeiro é acadêmico em filosofia.

You may also like

4 comments

João Carlos 16 de janeiro de 2019, 15:04h - 15:04

Ao que parece os comentários foram todos contra a figura do novo presidente da república, não ao bom conteúdo do texto. É assim quando a esquerda pira e nada pode fazer, mal sabendo escrever a palavra “fascismo” corretamente. Muito bom o texto.

Cidadão consciente 16 de janeiro de 2019, 18:46h - 18:46

Não , meu prezado, não foi contra o presidente. Foi dentro do contexto de Civismo e Patriotismo, valores abordados pelo texto e que estão bem distantes tanto da corja nojenta e corrupta que apoia o presidente quanto da maioria dos cidadãos que os elegeram, como deve ser o seu caso e o do autor. Ou seja, um povo que nada tem de de cívico, porque corrompe e é corrompido frequentemente e só parece patriota quando está torcendo pela seleção brasileira.

Cidadão consciente 16 de janeiro de 2019, 11:08h - 11:08

Como ter civismo e patriotismo fortes num governo que já começa com práticas de nepotismo ( filho do vice Mourão nomeado para assessor da Direção do BB, triplicando o salário ) e com fortes suspeitas de rachid praticado pelo senador eleito, filho do presidente eleito, utilizando o laranja Queiroz. Como ter civismo e patriotismo com a nomeação de 09 ministros investigados ou comprovadamente corruptos.Como ter civismo e patriotismo com um governo apoiado por um bando de playboyzinhos ( incluindo até um ator pornô) que se elegeram plantando mentiras nas redes sociais, enganando eleitores desinformados e idiotas; um governo apoiado por desportistas mau caráter, artistas e dupla de cantores de qualidade duvidosa, religiosos irracionais, justiça corrupta, etc. Teria sido melhor um golpe militar ( por enquanto, uma instituição ainda confiável e respeitada), logo depois do golpe sujo que impediu o governo de uma presidente democraticamente eleita pela maioria. Assim, ficaríamos livres do vampiro traidor comprovadamente corrupto Temer e de toda essa corja nojenta acima citada. Com certeza, poderíamos aclamar o civismo e o patriotismo e o País e seu povo estariam em melhor situação.

limpeza 14 de janeiro de 2019, 15:39h - 15:39

Vc estudante de Filosofia? Vergonha total , seu diploma não valerá tanto quanto um papel higiênico usado.
Facista

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996