Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação de adolescentes

by Diário do Vale

Brasília – O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Em nota técnica publicada quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início ontem (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes, entre elas, as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA). Agora há pouco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu seguir a recomendação do ministério e também suspendeu a imunização de adolescentes na capital federal.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

You may also like

4 comments

Algo não bate 16 de setembro de 2021, 22:13h - 22:13

No site da prefeitura está que amanhã tem vacinação para 15 anos sem comorbidades….

Leitor 16 de setembro de 2021, 15:14h - 15:14

A aplicação da Pfizer/BioNTech – único liberado para faixa etária no Brasil – continua a ser recomendada para adolescentes a partir dos 12 anos que “apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade”, esclarece a nota

Saúde defende que não se tem certeza sobre os benefícios da vacinação deste grupo, visto que o desenvolvimento do quadro da covid-19 em crianças e adolescentes não é alarmante como em outras idades. ” A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos (com leves ou poucos sintomas)”, reitera o documento.

A recomendação dada é que, a partir do momento que o país não possuir recursos para imunizar toda a população, deve-se priorizar quem está mais exposto ao vírus para depois partir para outros grupos conforme necessidade.

Leitor 16 de setembro de 2021, 14:18h - 14:18

Adolescentes com comorbidades que tomaram a 1 dose vocês vão garantir a 2 dose, né?

Podiam adiantar as 2 doses de adolescentes com comodidades.

Alguém 16 de setembro de 2021, 14:16h - 14:16

Agora é hora de pôr 2 doses da AstraZeneca e Pfizer em dia.

Adolescentes só podem Pfizer, se vacinar eles vai faltar para as 2 doses de grávidas, 3 idade e como 2 dose de maneira geral.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996