Governo revoga decreto que autorizava uso das Forças Armadas na Esplanada

by Diário do Vale
1077928-mca_abr_20170524_7972_1

Brasília – Manifestantes depredaram a fachada de ministérios na Esplanada, durante protesto contra o governo do presidente Temer e reformas trabalhista e da Previdência
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Brasília– O presidente Michel Temer revogou na manhã desta quinta-feira (25) o decreto de ontem que autorizava o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios. O decreto de revogação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A revogação foi publicada enquanto o presidente Temer estava reunido no Palácio do Planalto com os ministros Raul Jungmman, da Defesa; Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo e com o general Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Ontem, o objetivo do governo ao autorizar a presença das Forças Armadas em Brasília era de garantir a integridade dos prédios públicos na Esplanada dos Ministérios, bem como a segurança de servidores que lá trabalham, depois que um grupo de cerca de 50 pessoas usando máscaras no rosto promoveu um quebra-quebra em meio à manifestação Ocupa Brasília – contra o governo do presidente Michel Temer e as propostas de reformas apresentadas pelo governo.

O decreto de quarta-feira foi criticado pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg que, em comunicado, se disse “surpreso” com a medida adotada pelo presidente Michel Temer. Na nota, Rollemberg lamentou os episódios de violência que ocorreram durante a manifestação, resultando em depredação do patrimônio público e privado.

GLO

Conhecida como GLO, a Garantira de Lei e da Ordem é regulada pela Constituição Federal e concede provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu a presença da Força Nacional de Segurança na capital. O governo então determinou que tropas federais protejessem os prédios da Esplanada dos Ministérios.

O Palácio do Planalto disse que a decisão do presidente Michel Temer de usar as Forças Armadas foi tomada com base na informação de que não havia policiais da Força Nacional suficientes para atender à solicitação de Maia.

“[…] o Presidente da República, após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, decidiu empregar, com base no Artigo 142 da Constituição Federal, efetivos das Forças Armadas com o objetivo de garantir a integridade física das pessoas […]”, diz um trecho da nota divulgada no início da noite de ontem.

You may also like

6 comments

Capitalista com TIM de cartão 25 de maio de 2017, 16:27h - 16:27

Engraçado: os “vândalos” ali, tranquilos, repórter fotografando e tal. E nada de a polícia prender os caras. Aliás não prenderam nenhum vândalo. Nem dá pra desconfiar de infiltração…

Carlos Augusto 25 de maio de 2017, 15:39h - 15:39

Lula na cadeia. Fora Temer. Diretas já. No dia que os defensores de bandidos começarem a juntar essas três realidades, eu me junto a eles. Aliás, o país inteiro.

Skywalker 25 de maio de 2017, 14:14h - 14:14

Esse cara não consegue nem manter uma opinião.
Hoje temos um lunático como presidente.
Diretas já e reforma politica.

Sionista da OLP 25 de maio de 2017, 11:44h - 11:44

Governo ilegítimo, golpista, atolado em escândalos até o pescoço, frouxo, fraco e vacilante. Tentativa de consertar o desastre desse decreto ignominioso.
Esse discurso de que foi “vandalismo”, repisado à exaustão na mídia e na linha discursiva reacionária, suscita suspeita de infiltração, o que aliás acontece com frequência.
Primeiro: se 5% dos que estavam na manifestação fossem “vândalos”, o Planalto veria uma destruição épica. Segundo, por que as forças de repressão, tão eficazes em atirar balas de borracha, quebrar cassetete e jogar gás em manifestante pacífico, mostram-se tão incapazes de deter um único “vândalo” sequer, apresentá-lo à imprensa, entregá-lo à Justiça?

Carlos Augusto 25 de maio de 2017, 15:37h - 15:37

Esse é discipulo do luladrão mesmo. Nem com todos os vídeos mostrando carros incendiados, prédios depredados e ateando fogo em prédios, o sujeito enxerga. São bandidos e como tal devem ser tratados. Falar bonitinho não muda isso camarada.

Sionista da OLP 25 de maio de 2017, 16:18h - 16:18

Você não soube ou não quis interpretar o que escrevi.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996