Câmara Municipal cria Comissão para apurar caso do pátio de escória no bairro Brasilândia

by Paulo Moreira

Foto: Paulo Dimas
Em pauta: Depósito de escória no Brasilândia será objeto de comissão especial de vereadores

Volta Redonda – A Comissão Parlamentar Especial, instalada na Câmara Municipal para averiguar o risco de deslizamento de uma pilha gigante de escória, estocada a céu aberto no bairro Brasilândia, deve iniciar os trabalhos de apuração nos próximos dias. As ações do grupo, formado pelos vereadores Rodrigo Furtado (presidente), Edson Quinto (relator) e Jari Simão (membro), acontecerão em paralelo à investigação promovida, em sigilo, pelo Ministério Público Federal. A Comissão ainda pretende apurar os possíveis responsáveis e impactos causados à população.
Segundo dados, pelo menos 15 mil moradores sofrem com a poluição e com o risco de iminente de contaminação. Problemas respiratórios e alérgicos são comuns, principalmente entre pessoas residentes em bairros próximos à pilha de escória, como Santo Agostinho, Volta Grande, Caieira, entre outros.
Como presidente da Comissão, o vereador Rodrigo Furtado afirmou que a situação deve ser apurada e que providências resolutivas devem ser cobradas dos responsáveis e envolvidos.
– Vamos continuar fiscalizando e trabalhando para que o pátio de escória desapareça da paisagem da nossa cidade. O lucro de empresas não pode sobrepor a saúde da população. Centenas de pessoas já estão convivendo com as consequências negativas desta situação absurda – frisou.
Fazer um levantamento criterioso de todas as informações é o primeiro passo a ser realizado pelo grupo de trabalho, segundo Rodrigo. O parlamentar explicou que esta primeira fase é essencial para direcionar os rumos que serão adotados.
– Nosso objetivo é trabalhar para que a população não seja prejudicada. Essa é nossa maior preocupação. O meio ambiente deve ser preservado para as gerações futuras e, para que isso aconteça, a mudança de postura deve acontecer agora – frisou.

 

You may also like

8 comments

FranciscoJFLacerda 26 de junho de 2018, 19:53h - 19:53

Volta Redonda inteira que já é um município de pequeno território livre, serve e já serviu durante décadas de depósito de lixo da CSN. Em pleno 2018? Basta! A cidade busca crescimento, desenvolvimento, boa adaptação e qualidade de vida inclusive para novas gerações, com ar, água e terras mais limpos e conservados para uma boa morada. Tirem este lixo, esta sujeira toda daqui. Órgãos de fiscalização, se são sérios, PROVEM DE UMA VEZ!!! Levem isto e outros mais para bem longe!!!

FranciscoJFLacerda 26 de junho de 2018, 17:07h - 17:07

Tem é que se levar esta escória toda ou boa parte dela de volta para Minas onde a CSN possui uma mina e abre buracos para extrair o minério de ferro entre outros..Deve haver espaço mais que suficiente para tal e os trens que trazem os minérios voltam vazios não acarretando altos custos pois a CSN também é sócia da concessionária MRS Logística!

Simone 26 de junho de 2018, 16:05h - 16:05

FINALMENTE. BRASILÂNDIA nem parece que existe no mapa de VR. Os políticos só aparecem pra pedir votos de 4 em 4 anos, depois disso desaparecem do mapa. Somos orfãos de representantes que se preocupem com nosso bairro e adjacências. Só esquecem que tem eleições vindo por ai. Tem Caieira, Brasilândia, Nova Primavera, Cailândia, Parque do Contorno… Só aí já dá pra eleger mais de 1 vereador: Fica a dica.
Quanto a escória, queremos acreditar que teremos um final feliz. Vamos ficar de olho.

Moradora da Brasilândia 26 de junho de 2018, 13:23h - 13:23

Este depósito de escória que já alcança 20 metros de altura (cinco vezes mais que o recomendado pelo instituto) está localizado a menos de 50 metros de distância do manancial, oferecendo riscos ao Meio Ambiente e à saúde da população. Com o aumento do volume do depósito, situado em meio a vários bairros (em um dos quais eu resido) a incidência de problemas respiratórios vem aumentando bem como o aumento do acúmulo de poeira nas residências. Pagamos nossos impostos e continuamos sendo vítima da negligência da CSN e dos órgãos de fiscalização ambiental. Até quando vai durar isso? Até que o depósito atinja uma altura não suportada e ocorra uma acidente ambiental como aconteceu em Mariana?

Geraldo 26 de junho de 2018, 07:47h - 07:47

Em agosto/2017 fiz uma denúncia ao Ministério Público Federal e vejam a informação que passaram, de que já haveria uma comissão para averiguar o fato inclusive com previsão de conclusão.
Vide resposta abaixo

“Cabe destacar que o inquérito civil público no 08120.001452/97-04, em curso nesta Procuradoria da República no Município de Volta Redonda, já trata da questão referente ao pátio de beneficiamento de escória da CSN, que atualmente é operado por Harsco Metals Ltda. Está pendente de resposta ofício expedido ao INEA, que procurou esclarecer questões relevantes a respeito da legalidade/conformidade ambiental da atividade. Portanto, o ofício em anexo é documento apto a demonstrar que este órgão ministerial está ciente do fato e vem adotando esforços visando a adoção das providências cabíveis.

Além disso, verifica-se em notícia jornalística do último dia 18/09/17 que:

A Câmara de Volta Redonda criou uma Comissão Especial para avaliar o impacto ambiental causado pelo depósito de escória da aciaria da CSN. O depósito fica no bairro Brasilândia e sua administração está a cargo da empresa HarscoMetals& Minerais, contratada pela CSN. Fazem parte da Comissão os vereadores Washington Granato, Carlinhos Sant’ana e Edson Quinto. Os três têm até amanhã, domingo, 17, para apresentar um relatório conclusivo dos trabalhos1. “

fernando 25 de junho de 2018, 22:58h - 22:58

Acho que a camera deveria tambem apurar quem autorizou o estacionamento atras da camera municipal. Um estacionamento feito com o dinheiro público e puramente exclusivo aos interesses de sus funcionários. Funcionário que quer ter o luxo de ir trabalhar de carro, que banque o estacionamento como todo e qualquer contribuinte. Isso é uma vergonha e toda a população faz esses comentarios. E tem mais, quando alguem estaciona na rua nas proximidades, ainda tem que enfrentar a Guarda Municipal que são chamados para inibir quem ali estaciona. Seria possivel a camara nos informar qual foi o vereador que solicitou e autorizou tal estacionamento privativos?? VERGONHOSO. Sr. Prefeito, ainda faz manutenção nesta obra, pois o SR. tambem compactua com essa imoralidade.

lai 26 de junho de 2018, 09:30h - 09:30

Exatamente Fernando. A câmara de VR além de ter vagas dentro do prédio tem um monte de vagas exclusivas na rua . O povo paga imposto, paga estacionamento rotativo e os vereadores que deveriam ir ao trabalho de bicicleta ou de ônibus para dar exemplo criam esse benefício apenas para seus interesses. Boa oportunidade para o jornal investigar e necessidade dessas vagas e quem esta usando.

jrma 26 de junho de 2018, 11:48h - 11:48

Vamos ser coerentes…o estacionamento está na área da Câmara, nada de ilegal ou imoral…questionamento do Fernando não procede…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996