Estudantes de Resende terão aulas de cidadania e trânsito

by Diário do Vale
Rede pública: Programa irá atender 2.818 alunos do ensino fundamental nas 32 escolas das zonas urbana e rural (Foto: Divulgação)

Rede pública: Programa irá atender 2.818 alunos do ensino fundamental nas 32 escolas das zonas urbana e rural (Foto: Divulgação)

Resende – Um total de 2.818 alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental pertencentes à 32 escolas das zonas urbana e rural das redes públicas de ensino serão beneficiados com o programa ‘Caminhos da Cidadania’, que surgiu através da parceria entre a prefeitura de Resende e o Instituto CCR, e que visa agregar cidadania e conscientização a pedestres e futuros motoristas.

Segundo Ariane Teles, agente de Sustentabilidade da CCR Nova Dutra, ao longo de 1017 o programa atuará o lado lúdico, com apresentações dramatizadas e palestras para os alunos envolvidos, ressaltando que a iniciativa renova e amplia a integração entre o poder público e o setor privado.

– O programa ‘Caminhos para a Cidadania’ é uma iniciativa sócio educacional que leva reflexões sobre segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental aos alunos dos quartos e quintos anos das redes públicas de ensino. Os conteúdos da formação e os materiais didáticos são atualizados constantemente para que os professores consigam levar para sala de aula, atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos mais conscientes – ressaltou Ariane Teles.

A proposta do programa segundo Ariane é oferecer as crianças envolvidas atividades complementares às de salas de aula, como blitz educativas, nas quais podem interagir com os motoristas e vivenciar situações reais no trânsito.

Para Simone Velasco, coordenadora pedagógica do quarto e quinto anos do ensino fundamental, da secretaria municipal de Educação de Resende, neste programa há uma preocupação social com a redução de acidentes de trânsito e com a formação de um motorista cidadão, bem informado, não apenas sobre o trânsito, mas também sobre as questões ambientais, sobre o cuidado com os resíduos e sobre a preservação das matas e rios.

– Um cidadão não se forma da noite para o dia. Ele se desenvolve em cada ação e a escola é o grande espaço de formação das pessoas. Não temos somente a responsabilidade pelo ensino formal, mas também a responsabilidade de participar na educação para a vida – reforçou a educadora.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996