Prefeitura inaugura primeira estação de tratamento de água

by Diário do Vale

Paraty –  A prefeitura de Paraty e a concessionária Águas de Paraty inauguram nesta sexta-feira, às 13h, a primeira estação de tratamento de água do município. A ETA (Estação de Tratamento de Água) Pedra Branca tem capacidade para atender 70% da população da cidade da zona urbana, e neste primeiro momento, atenderá os bairros Pantanal, Condomínio Princesa Isabel, Ponte Branca, Condado, Penha, Parque Verde e Portão Vermelha.

– É um orgulho imenso para mim poder tornar realidade esse sonho tão desejado pelo paratiense. Foram 348 anos de espera. É um marco para a cidade – falou de forma entusiasmada o prefeito Casé (PT).

E este não é o primeiro investimento na área. Desde 2014 a prefeitura vem clorando a água que fornece à população, medida que já surtiu efeito positivo entre as crianças.

– Tivemos uma redução de 95% nas internações pediátricas por lesão de pele e de 72% nas internações causadas por infecções intestinais e desidratação. Com a água tratada nosso objetivo é melhorar ainda mais esses índices, proporcionando mais qualidade de vida para as crianças e também para os adultos – afirmou o secretário de Saúde, Paulo Eduardo Gama Miranda.

Mais investimentos

No mês passado, a cidade recebeu os módulos para a construção da segunda estação de tratamento de água. A previsão é que as obras para a instalação da unidade sejam iniciadas ainda este mês, no bairro Corisquinho. A ETA Corisco terá capacidade de produção de 60 litros por segundo, o que equivale a 5 milhões de litros por dia.

Assim como a ETA Pedra Branca, é uma estação de tratamento de ciclo completo, capaz de realizar os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, desinfecção, correção do pH e reservatório de contato. Após o tratamento, a distribuição da água será feita a partir de um reservatório de 1 milhão de litros.
Com as estações Pedra Branca e Corisco em funcionamento, 100% da zona urbana de Paraty vai receber água tratada.

As obras de saneamento básico de Paraty se deram de acordo com o modelo PPP-Tripartite, sendo o primeiro acordo deste gênero no Brasil, que reúne as três esferas de governo: Prefeitura de Paraty, Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – Fecam -, Governo Federal, através da Eletrobras – Eletronuclear e Águas do Brasil.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996