Foco de dengue em vala preocupa moradores de Barra Mansa

by Diário do Vale
(Foto: Thaís Fraga) Vala: Local fica no entorno do campo de futebol e estaria servindo como criadouro do mosquito da dengue na Rua Pedro Flores

(Foto: Thaís Fraga)
Vala: Local fica no entorno do campo de futebol e estaria servindo como criadouro do mosquito da dengue na Rua Pedro Flores

Barra Mansa

Moradores da Rua Pedro Flores, no bairro Apóstolo Paulo, estão preocupados com um possível foco do mosquito da dengue em uma vala. O suposto criadouro fica no entorno de um campo de futebol e, segundo moradores, a Vigilância Ambiental já esteve no local e o identificou, no entanto nada foi feito. O problema é que pelo menos três pessoas na mesma rua já contraíram a doença, o que aumenta a apreensão dos moradores.

O aposentando Luiz Carlos dos Santos, que já contraiu a doença, contou que uma agente de combate à dengue esteve no bairro há cerca de três semanas e confirmou a presença do foco do mosquito nesta vala. Segundo ele, a funcionária pública teria dito que faria um “mutirão contra a dengue” no bairro mas não voltou mais.

– Quando ela disse que faria um mutirão, entendi que iriam aplicar algum produto para exterminar as larvas, conscientizar a comunidade, ou então tomar alguma outra providência. Mas nem voltaram no local, parece que deixaram para lá – reclamou o aposentado, acrescentando que foi até à sede do órgão responsável pelo combate à dengue no bairro, para solicitar medidas preventivas mesmo assim nada foi feito.

Luiz Carlos contou que está cansado de tentar achar uma solução e já recorreu às rádios e jornais para divulgar o problema e combatê-lo, mas sem resultado.

– A gente não quer que o mosquito se prolifere e pique mais pessoas, precisamos de um apoio – protestou.

Apesar de cobrar providências da prefeitura e dos órgãos públicos responsáveis, Luiz Carlos reconhece que o problema também é agravado pela falta de consciência das pessoas, que descartam lixo e entulhos no local.

– As pessoas não colaboram. Algumas jogam várias coisas aqui, porque elas veem que já está abandonado e não se importam de deixar a situação pior – afirmou.

O aposentado lembrou que todos os sábados um grupo de crianças joga futebol no campo e ele teme que elas possam ser também vítimas da dengue.

– Meu irmão dá aula em uma escola de futebol aqui no bairro, que traz todos os sábados diversos meninos para jogar. As crianças ficam expostas a isso, é perigoso – alertou.

Quem também está preocupada com a situação é a dona de casa Maria Aparecida Chagas. Ela falou que está com medo de andar na rua por conta da dengue, e teme que a filha de seis meses possa contrair o vírus.

– Minha prima pegou dengue e ficou duas semanas de cama, sem trabalhar. Aquela vala está uma nojeira, tinham que drenar ou tampar, não sei. É complicado, porque a gente cuida do nosso quintal, mas o foco está na rua – reclamou a moradora.

Vigilância irá vistoriar local

A secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do setor de Vigilância Ambiental, informou que enviará uma equipe ainda esta semana à rua Pedro Flores para verificar a denúncia de foco de dengue e tomar as providencias cabíveis. A Vigilância Ambiental recebe reclamações pelo telefone (24) 3326-2745.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996