A coluna hoje abre um espaço para a divulgação de uma importante iniciativa humanitária

by Diário do Vale

Túnel
Do Tempo

*É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa (1874).
*Harvey Spencer Lewis anunciou publicamente a transmutação de zinco em ouro — durante uma demonstração clássica de princípios alquímicos, na cidade de New York (1916).
*Começa a luta armada do Exército Republicano Irlandês (IRA) contra o governo de Londres (1922).
*A França assina o Armistício com a Alemanha nazista (1940).
*Adolf Hitler ordena a invasão da União Soviética, sem declaração formal de guerra (1941).
*Morre Judy Garland, atriz estadunidense (1969).
*A Câmara dos Comuns do Canadá extingue a pena de morte (1976).
*Hoje: Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário.

Zig – Zag

*A coluna hoje abre um espaço, para a divulgação de uma importante iniciativa humanitária.
*A Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa viabilizou uma captação de órgãos neste sábado, dia 19, em Resende.
*A doadora foi uma jovem, de 27 anos, que teve morte encefálica após dias internada no Hospital da Unimed de Resende, onde também aconteceu a cirurgia.
*Como resultado do diálogo feito pela equipe da OPO, esse ato de generosidade foi aceito e autorizado pela família.
*Segundo a coordenadora da Organização, Daniela da Silva, foram captados rins e fígados por cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET), e córneas pela equipe do Banco de Olhos de Volta Redonda.
*De imediato, pacientes que estão na fila única de espera do estado já serão contemplados: dois pacientes receberão os rins e um receberá o fígado.
*A princípio, as córneas serão armazenadas e em breve transplantadas.
*“A família, mesmo em um momento de dor, teve um ato de amor ao pensar no próximo, quando aceitou doar os órgãos de seu familiar.
*Esse é mais um trabalho de excelência realizado na Santa Casa”, expressou a coordenadora.
*E no procedimento de captação, ela informou que participaram neste sábado o anestesista Matheus Chimelli e os cirurgiões Victor Senna Diniz, Munique Siqueira e Maria Eduarda Baptista.
*A Organização de Procura de Órgãos existe para auxiliar o trabalho do Programa Estadual de Transplante (PET).
*Sediado na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, desde 2015, essa unidade é responsável pelo Médio Paraíba e atende a 34 municípios da região.
*O principal objetivo desse setor é realizar buscas ativas nos hospitais, com a finalidade de identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos, apoiando todo o processo doação/transplante no estado do Rio de Janeiro.
*A equipe da OPO é composta por um médico coordenador, uma enfermeira coordenadora e quatro enfermeiros plantonistas.
*“A equipe é pequena, mas o trabalho é gigantesco, um único doador pode ajudar a salvar até oito vidas com órgãos sólidos, (coração, fígado, rins, pulmão, pâncreas, intestino) e pode melhorar a qualidade de vida de outras 40 pessoas, por exemplo, com a doação de tecidos (córneas, osso, pele, válvulas cardíacas e outros).
*Daniela salienta ainda a importância de informar à família o desejo de ser doador de órgãos e como essa atitude salva vidas: “Um único doador pode ajudar até oito pessoas que estão na fila do transplante.
*A morte é difícil para todos, mas ela também pode ser a chance de uma nova vida para pessoas que estão lutando para viver”, destaca.
*Nenhum documento deixado em vida possui valor legal para garantir a doação de órgãos de uma pessoa ao falecer.
*Por isso, outra oportunidade de expressar a vontade de ser doador é através do cadastro no DOE+VIDA www.doemaisvida.com.br.

Sala
Vip

*Troca de idade hoje o arquiteto Ronaldo Alves.
*Os primeiros abraços e beijos de sua amada, Gláucia Procópio Alves, depois inúmeras homenagens da família e muitos amigos.
*Quem também acorda com nova idade é o empresário de eventos e apresentador de programa esportivo, Edilson Silva.
*Logo pela manhã recebe os beijos e abraços dos filhos Juliana Leal Silva e de Vinícius de Carvalho Silva.
*No decorrer do dia receberá a visita e os abraços de demais parentes, amigos e colegas de trabalho.
*Outros queridos aniversariantes do dia: a arquiteta Ádila Marini; Janice Coutinho Benedito; Ceminha Guedes; Gersilaine Beatriz; a médica Ludmila Manes; o músico Paulinho (Blue Angels); Adriana Marques; Regina Polycarpo; a contato publicitária Denise Grijó; Jannice Coutinho Benedito; Adriana Marques; Ana Carla Rodrigues; Romulo Alves Rigotti; Maria Helena do Carmo; Solange Almeida Rodrigues; Gersilaine Beatriz.

Equipe médica da Santa Casa de Barra Mansa viabiliza captação de órgãos em Resende
O comandante e piloto com a equipe médica da Santa Casa de Barra Mansa, integrada pelo anestesista Matheus Chimelli e os cirurgiões Victor Senna Diniz, Munique Siqueira e Maria Eduarda Baptista e Daniela da Silva (coordenadora da OPO)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996