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Alimentação saudável, seu caminho para a beleza

Matéria publicada em 16 de abril de 2015, 06:26 horas

 


Pare de focar no que excluir da sua dieta e passe a observar no que deve incluir, inclua frutas e vegetais todos os dias   

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Nutróloga: Bruna Manes explica sobre alimentação correta no seu dia a dia (Foto: Fábio Bittencourt )

Nutróloga: Bruna Manes explica sobre alimentação correta no seu dia a dia (Foto: Fábio Bittencourt )

Atualmente, mais do que nunca, as pessoas tem percebido que vitalidade vem de dentro para fora e que é impossível desassociar alimentação saudável de beleza.

Muito tem se falado sobre nutrologia e foi com o intuito de buscar esses esclarecimentos que fui prontamente atendido pela Dra. Bruna Manes, que é pós-graduada em Nutrologia pela Abran (Sociedade Brasileira de Nutrologia).

Confira as dicas da especialista para as leitoras!

 Alimentos antioxidantes e seu poder antienvelhecimento

Irei falar de como uma alimentação rica em antioxidantes pode ser benéfica contra o envelhecimento.

Mas primeiramente gostaria de explicar o que é a Nutrologia. É uma especialidade médica que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos nutrientes, que inclui a obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus entre outras. Atua identificando “erros alimentares” e hábitos de vida que levam a essas doenças nutroneurometabólicas.

Agora falando do nosso tema, os alimentos antioxidantes contribuem para prevenção de doenças e são extremamente eficazes contra o envelhecimento.

A função deles é combater os radicais livres, os quais alteram as membranas celulares e envelhecem a célula atacada.

Os efeitos deletérios dos radicais livres ocorrem quando há um excesso na sua produção ou uma queda dos agentes ditos antioxidantes. E o que favorece o aparecimento desses radicais livres são metais pesados, álcool, radiação solar, stress, anemia, fumo, resíduos de pesticidas e alimentação ruim, com pouca ingestão de frutas, consumo excessivo de gorduras saturadas/trans, frituras, embutidos e produtos industrializados.

Podemos encontrar esses antioxidantes principalmente em frutas, vegetais, hortaliças, legumes e cereais. E os principais antioxidantes encontrados nesses alimentos são a vitamina A, C e E, bioflavonoides, catequinas ,isoflavonas, licopeno , selênio e zinco. Como principais alimentos antioxidantes podemos citar: as frutas cítricas, oleaginosas, açafrão, frutas vermelhas, açaí, óleo de coco, abacate, linhaça e peixes.

 Alimentos rejuvenescentes

E os alimentos essenciais para o rejuvenescimento da pele, são aqueles ricos em Vitamina A (restaura os tecidos e está presente nas cenouras e nas mangas), Vit C (atua na formação do colágeno, presente nas frutas cítricas) e Vit E (que tem poder antioxidante, presente nas sementes de girassol e avelã). Além disso, é muito importante consumir mais de 1 litro e meio de água por dia, pois isto é essencial para a boa hidratação da pele.

 Dietas

Existem várias dietas que utilizam alimentos naturais como base, dois exemplos seriam a detoxificação ou dieta detox, que é uma técnica de nutrição funcional, cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais ao funcionamento do nosso corpo, logo ela é rica em minerais, vitaminas e fitonutrientes. A outra seria a dieta alcalina, que consiste em manter equilibrado o nosso phcorporal através da nossa alimentação, pois um ph muito ácido faz com que nosso corpo consuma minerais que vem dos ossos e órgãos, podendo levar a ganho de peso, osteopenia, fadiga crônica e outras consequências. Estes ácidos manifestam-se na nossa dieta através das colas e das bebidas gaseificadas, pizzas, batatas fritas, bolos, biscoitos, refeições feitas no microondas, pão e etc.

O ph do nosso sangue é levemente alcalino, e os alimentos alcalinos são: limão, lentilha, semente de abóbora, alho, cereja, sardinha, melancia, mandioquinha, batata doce entre outros. Então um organismo alcalino também gera menos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce de todos os órgãos e assim refletindo em uma pele mais bonita.

 Alimentação saudável

A alimentação correta é o ponto mais importante para que se tenha uma vida saudável e um envelhecimento com mais saúde. Devemos tentar fazer a nossa alimentação a mais natural possível, sem muitos industrializados e conservantes, para evitarmos assim o envelhecimento precoce e o aparecimento de inúmeras doenças.

Fábio Bittencourt/ [email protected]


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Um comentário

  1. Avatar
    Fábio Costa - primo xará

    Fábio Bittencourt! Parabéns pelo excelente artigo, repleto de informações preciosas para quem busca viver bem e com saúde!
    Toda sua dedicação e competência, além do compromisso em transmitir conteúdo, faz a diferença!

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