segunda-feira, 26 de outubro de 2020 - 15:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O médico urologista, José Eugênio Millen de Matos, e Otaviana Matos, prestes a completarem 45 anos de casados

O médico urologista, José Eugênio Millen de Matos, e Otaviana Matos, prestes a completarem 45 anos de casados

Matéria publicada em 25 de setembro de 2020, 15:34 horas

 


Túnel
Do Tempo

*Primeira apresentação, no Teatro Alla Scala, de Milão, da ópera O Barão de Dolsheim, do compositor italiano, Giovanni Pacini (1818).
*Primeira apresentação, em Paris, da opereta Le Châlet, do compositor francês Adolphe Adam (1834).
*Primeira apresentação da ópera cômica A Noiva Negociada, do compositor tcheco Bedrich Smetana, no Teatro Provisório, de Praga (1870).
*Assis Chateaubriand inaugura em a PRG-3, Super Rádio Tupi do Rio do Janeiro (1935).
*A ONU realiza plebiscito em Ruanda para decidir entre monarquia ou república (1960).
*Carlos Lacerda e João Goulart emitem nota conjunta no Uruguai defendendo a Frente Ampla (1967).
*Os Estados Unidos condenam o governo de Cuba e propõem o início do bloqueio econômico (1967).
*O então presidente brasileiro Fernando Collor de Mello institui o horário de verão em parte do território nacional (1991).
*Reinauguração do Museu do Café do Brasil (1998).
*Um sismo de magnitude 8 ocorre perto da ilha de Hokkaido, no norte do Japão (2003).

Zig – Zag

*Hoje: Dia da Radiodifusão (Brasil), Dia do Trânsito (Brasil), Dia Mundial do Coração.
*Os síndicos em todo o Estado do Rio de Janeiro precisam seguir uma nova legislação que os obriga a denunciarem casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.
*A Lei 9014/2020 foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), e publicada no Diário Oficial no dia 21 de setembro.
*A partir de agora, as ocorrências de casos de violência que acontecerem dentro das unidades condominiais ou nas dependências do empreendimento, durante períodos de quarentena ou isolamento social, deverão ser comunicados, imediatamente, à autoridade policial ou ao órgão de segurança especializado – quando o quadro de violência envolver crianças e adolescentes, o contado deverá ser estabelecido diretamente ao Conselho Tutelar.
*De acordo com a lei, a comunicação deverá ser feita pela autoridade condominial por telefone, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito nas demais hipóteses, no prazo de 24 horas, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e de seu agressor.
*“Estamos diante de mais um avanço extremamente significativo no que diz respeito à segurança dos cidadãos. Sabemos da importância e da responsabilidade do trabalho exercido pelos síndicos, que aumenta agora com a aplicação desta lei. No entanto, essas mudanças são necessárias e atuam de forma preventiva para que dados estatísticos tão cruéis não permaneçam crescendo”, destacou a advogada e administradora condominial da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira.
*Ainda de acordo com a lei anti violência, os condomínios poderão criar meios de comunicação internos que sirvam para receber denúncias de violência doméstica e familiar que aconteçam nas dependências da unidade, garantindo o anonimato ao condômino que fizer a notificação.
*Dados divulgados pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro mostram que 50% de aumento nos atos de violência doméstica e familiar têm ocorrido ao longo deste período de isolamento social.

Sala
Vip

*Os jovens Bruno Couri Nogueira e Bruna Amaral, estiveram realizando um importante passo em suas vidas: Casaram.
*Ele exerce em São Paulo, atividade de Relações Internacionais.
*Ela segue a carreira de seu pai, é médica.
*Em virtude da pandemia, não puderam realizar a grande festa que pretendiam, para selar suas vidas.
*Então, obedecendo às regras da Organização Mundial da Saúde, foram bastante restritos.
*Apenas 12 convidados (familiares) participaram do momento do tradicional SIM.
*A cerimonia e recepção aconteceram na casa dos pais da noiva, em Barra Mansa.
*O médico urologista, José Eugênio Millen de Matos, e Otaviana Matos, prestes a completarem 45 anos de casados.
*Aniversariantes do dia: Gilberto Paiva; Jerônimo Teles; Dani Freitas; Sônia Pereira Oliveira; Carol Melchiades; Elizabeth Esteves.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document