Lei de vereador garante ações educativas no trânsito de Resende

by Diário do Vale

Resende

De autoria do vereador Tiago Forastieri (PSC), a lei que determina a realização anualmente do “Mês Amarelo – Atenção pela Vida” começou a ser cumprida hoje, através de ações educativas da prefeitura, via Divisão de Educação para o Trânsito do Município. Os eventos ocorreram na Avenida Gustavo Jardim, próximo ao Espaço Z. A legislação estabelece a realização de atividades educativas, sempre no mês de maio, voltadas à conscientização da população sobre o respeito às normas de segurança no sistema viário da cidade. O objetivo básico da proposta do vereador foi contribuir para a redução do número de acidentes no trânsito.
– Dados oficiais sobre a ocorrência de acidentes em vias públicas nos levaram a apresentar o projeto de lei ao plenário da Câmara Municipal. Os especialistas no assunto são unânimes em reconhecer a importância da realização de atividades educativas, visando à redução dos riscos de colisões no sistema viário dos municípios brasileiros, diminuindo dessa maneira também o número de mortes provenientes destes acidentes. Com a entrada em vigor da lei de nossa autoria, acreditamos que a Câmara Municipal tornou realidade uma contribuição importante para a preservação da vida – disse o vereador.
Entre os dados destacados por Forastieri que o motivaram a apresentar o projeto, transformado posteriormente em lei municipal, ele citou as informações do “Mapa de Violência 2013 – Acidentes de Trânsito”, cuja produção esteve a cargo do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.
O vereador destaca que o estudo mostrou que no ano de 2010, um total de 1,24 milhão de pessoas morreu em 182 pessoas, vítimas de acidentes no trânsito. No mesmo ano, entre 20 e 50 milhões de pessoas sofreram traumatismos ou ferimentos em razão das colisões no sistema viário das cidades destes países.

Causas de óbitos

Ele ainda diz que os acidentes de trânsito representaram a primeira, segundo e terceira causas de óbitos nas faixas etárias de 15 a 29 anos, 5 a 14 e 30 a 44 anos de idade, respectivamente. O levantamento do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos ressalta a importância de medidas preventivas como forma de aumentar as condições de segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
– As autoridades públicas, os segmentos organizados da sociedade e a população de uma maneira geral devem se engajar nesta mobilização, com o objetivo de enfrentar a violência no trânsito. Os estudos a respeito do assunto mostram ainda que se nada for feito nos próximos cinco anos, mais 1,9 milhão de pessoas vão morrer vítimas dos acidentes. E caso nada seja realizado até 2030, o número de mortes em razão de acidentes será ainda maior, podendo se aproximar de 2,4 milhões – concluiu Tiago Forastieri.
As próximas atividades educativas promovidas pela Prefeitura de Resende, neste mês de maio, por meio do “Programa Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, serão realizadas nos seguintes dias, horários e locais: 12 de maio (passarela da Praça da Concórdia); 20 de maio (Avenida Juscelino Kubitscheck – Itapuca); 28 de maio (Avenida Dorival Marcondes Godoy) e 30 de maio (calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos). Com exceção do calçadão, onde as ações serão realizadas de 9 às 12 horas, as atividades nos outros três locais acontecerão de 16 às 17 horas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996