Lula e Biden unem forças por ‘trabalho digno’ e elogiam sindicalismo

Presidentes lançam parceria para fortalecer direitos trabalhistas e promover sindicatos

by Vivian Costa e Silva

Foto: Ricardo Stucker_PR

Em um encontro histórico realizado em Nova York, o presidente Lula (PT) do Brasil e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançaram uma parceria para fortalecer os direitos trabalhistas em ambos os países. Esta parceria, denominada “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, marca a primeira iniciativa conjunta entre as nações voltada para questões trabalhistas. O objetivo declarado é impulsionar a criação de empregos e aprimorar as condições laborais no Brasil e nos EUA, apesar das notáveis diferenças entre suas realidades econômicas.

A iniciativa, que já havia sido anunciada em agosto após um telefonema entre os dois líderes, ganhou destaque durante o encontro. Nos Estados Unidos, o presidente Biden é conhecido por seu apoio ao sindicalismo, uma raiz política compartilhada com o ex-presidente brasileiro Lula. Lula, durante o encontro, enfatizou a necessidade de se discutir maneiras de valorizar os salários em meio à transição energética e às crises que afetam as democracias ocidentais. Ele afirmou: “O trabalho está cada vez mais precário, os salários estão em declínio, e os trabalhadores frequentemente ganham menos apesar de trabalharem mais.”

Biden, por sua vez, sublinhou o compromisso de seu governo com os sindicatos: “Não buscamos apenas o benefício de uma classe social. Queremos oportunidades para que os menos favorecidos possam prosperar, e essa visão é alimentada por um movimento sindical forte. É por isso que o meu governo tem sido chamado de o mais pró-sindical da história dos EUA.”

A parceria, de acordo com Lula, pode ser expandida para incluir o G20, onde o Brasil exerce atualmente a presidência do órgão multilateral. O encontro entre os líderes durou pouco mais de uma hora e representa a segunda vez que se encontram bilateralmente. O primeiro encontro ocorreu em fevereiro, quando Lula visitou Washington logo após assumir a Presidência. O fortalecimento das relações entre Brasil e EUA marca uma mudança notável em relação à proximidade entre o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que foram derrotados por Lula e Biden, respectivamente.

Lula expressou otimismo em relação ao futuro das relações entre as duas nações: “Estamos testemunhando o renascimento de uma nova era nas relações entre os Estados Unidos e o Brasil. Uma relação baseada na igualdade, soberania e interesses compartilhados do nosso povo trabalhador.”

A parceria tem como objetivo fortalecer a colaboração entre os governos, sindicatos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com foco no desenvolvimento inclusivo, sustentável e amplamente compartilhado para todos os trabalhadores. Ela visa também aumentar a conscientização pública sobre os direitos trabalhistas e fornecer oportunidades para que os trabalhadores se capacitem na defesa de seus próprios direitos. Além disso, a parceria reconhece a importância da transição para fontes limpas de energia como um meio de criar empregos de qualidade e proteger os direitos dos trabalhadores, particularmente na crescente economia das plataformas digitais.

 

Silas Avila Jr

Editor Internacional do Diário do Vale

Jornalista correspondente na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque

 

You may also like

1 comment

Joana 20 de setembro de 2023, 20:46h - 20:46

Muita cara de pau desse LADRÃO, gastando nosso dinheiro com essas viagens turísticas. Muita hipocrisia

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996