Diário Pet

Por Fernando de Barros

by Agatha Amorim

Pode haver amizades entre os cães

Uma das dúvidas que mais chega à coluna é se os cães podem ser amigos, mesmo não sendo humanos e ainda de raças diferentes.

Para responder a dúvida, fomos buscar a resposta em vários sites.

No portal Melhores Amigos, encontramos uma que está ligada a teoria evolutiva…

Os cães descendem de lobos selvagens, que nada tinham de sociáveis. Porém, depois de tantos séculos de domesticação, os cachorros foram condicionados e até manipulados geneticamente pelo homem para se tornarem seres do maior nível possível de socialização.

A nova configuração biogenética canina fez com que estes animais tivessem dentro de si o potencial para criar vínculos positivos com qualquer tipo de ser vivo – independente da espécie. Então, não só os cães têm a tendência natural de “fazer amizades” com outros cães, como também são potenciais amigos de todo o mundo.

Daí, você pode dizer que conhece um cachorro que odeia outros bichos e só se dá bem com humanos. Isso se deve ao fato de os animais possuírem temperamentos variados e existirem outros inúmeros fatores psicológicos e sociais que influenciam no comportamento do cãozinho – como o sentimento de posse e a ansiedade por separação.

Contudo, quando os cães sociáveis se relacionam em um ambiente essencialmente canino – como um parque ou uma creche – é muito comum eles se “transformarem” em verdadeiras crianças, comportando-se como filhotes que correm, pulam e fazem estripulias.

Normalmente, este tipo de comportamento contagia outros cachorros com habilidades sociais afloradas.

Existem, ainda, casos que vão além dessa “amizade de clube” em que são criados laços muito fortes com um incrível senso de cuidado e proteção – vide alguns vídeos que circularam pela internet mostrando cães, literalmente, parando o trânsito para ajudar seu companheiro canino machucado. É uma amizade calcada no senso coletivo, de bem-estar da matilha.

 

As mini galinhas

Com a evolução genética que está acontecendo muitas raças começaram a surgir e hoje estão aí. Uma delas é a mini-guarnizé, uma raça de descendentes dos galos e galinhas desta raça, mas em tamanhos bem mais diminutos do que seus ancestrais e com um detalhe a criação de várias subespécies que hoje se encontram espalhadas por todo o Brasil como a Serama a menor raça de galinha do mundo!

 

Aluguel de gatos

Pode parecer estranho, mas há vários lugares principalmente no Japão onde você ir tomar um café, tomar uma bebida e alugar um gato para fazer carinho por um determinado tempo. Como o Japão é um país que não tem muito espaço para grandes construções e a maioria são pequenas, esta foi uma das soluções encontradas para que o amor pelos felinos pudesse ser mantido.

You may also like

1 comment

Leitor 20 de março de 2024, 12:04h - 12:04

Tenho uma cachorra da raça Pug, está hoje com 8 meses e como bosta, já comprei remédio e não adiantou nada. O que fazer para ela para com isso?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996