Piraí recebe o décimo Festival da Cachaça

by Diário do Vale

Neste sábado, dia 31, tem início o X Festival da Cachaça de Piraí com atividades que se estendem até o domingo, dia 01, e se consolida como um charmoso evento do destilado símbolo do Brasil: a cachaça. O evento deste ano conta com uma programação para toda a família com stands de cachaças premiadas, shows de viola caipira, atividades gastronômicas e culturais, além de muita animação.
– O festival chega a essa décima edição com muita força e novidades, principalmente na área gastronômica, com o reforço do Polo Gastronômico de Piraí que irá agregar muito valor ao rico festival – adianta Cristiana Rodrigues Vidal e Maria Leticia Hack Teixeira Campos, que fazem parte da comissão organizadora do evento.
A edição 2019, que acontece em parceria com a Apacerj (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro), traz um cardápio riquíssimo com cachaças de alambiques de todo o Estado.
– Teremos aqui nove rótulos, sendo sete deles da nossa região Sul Fluminense. São cachaças de grande expressão, inclusive premiadas internacionalmente no festival de Bruxelas. – destaca.
As marcas apresentadas serão Werneck, de Rio das Flores; Magnífica, de Vassouras; Carvalheira, de Barra do Piraí; Reserva do Nosco, de Engenheiro Passos/Resende; Da Quinta, de Carmo; Santa Rosa, de Valença; Vieira e Castro, de Rio das Flores; Lagos do Vale, de Quatis; e Tellura, Campos dos Goytacazes. Além das cachaças, o festival contará também com stands de cerveja.
– A novidade deste ano, além da parte gastronômica, está a participação das cervejas artesanais produzidas em Piraí. O festival está sempre valorizando o produto local e regional, que é muito importante para a nossa economia – conta.
Em paralelo ao Festival, os visitantes ainda poderão degustar petiscos da melhor qualidade e cervejas artesanais. Os estabelecimentos do Polo Gastronômico de Piraí desenvolveram receitas originais e releituras de clássicos de comidas de botequim. Na ocasião, haverá também o primeiro concurso “Tira Gosto” com o conceito de valorizar o produto local – mandioca e banana, fomentando a economia sustentável com produtos de relevância da agricultura familiar do município. Parceria com a escola de gastronomia IGA-VR Aula Show.
– O concurso funcionará da seguinte forma: teremos um júri técnico, com pessoas vinculadas a gastronomia, e o júri popular, onde o público adquire o passaporte que dá direito a degustar todos os tira gostos concorrentes. A premiação será simbólica, com o título de primeiro vencedor do concurso “Tira Gosto”. As parcerias deste ano estão deixando o evento mais atrativo, captando não só o público apreciador das cachaças artesanais, mas também da gastronomia. Temos expectativa de 1000 mil pessoais por dia. – finaliza.
Polo Gastronômico de Piraí
Inaugurado em 2018, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Piraí, o polo reúne atualmente 16 estabelecimentos, entre eles: restaurantes, bares e lanchonetes, pousadas, hotéis e cervejarias. O objetivo é fortalecer a identidade gastronômica da cidade, com a valorização da cultura e do produto local de maneira sustentável e criativa.

Serviço
O X Festival da Cachaça de Piraí acontece neste sábado, dia 31, das 17h às 00h, e no domingo, dia 01, das 10h às 17h, na Praça da Preguiça – Centro de Piraí.

Programação
* Sábado, dia 31, das 17h à 00h
– Praça de Alimentação Pólo Gastronômico de Piraí
– Concurso de Tira Gosto
– Feira dos Artesãos
– Stands com Cachaças Premiadas
– Shows de Viola Caipira

* Domingo, dia 01 de setembro, das 10h às 17h
– Praça de Alimentação Pólo Gastronômico de Piraí
– Feira dos Artesãos
– Apresentação do Jongo de Arrozal
– Aula Show com Escola de Gastronomia IGA – VR
– Musical Instrumental

 

Por: Amanda Teixeira

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996