Vagas em comunidades terapêuticas

by Agatha Amorim

Foto: Divulgação Alerj

A Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), discutiu o tema ‘Compreender o Uso de Drogas na Comunidade’ nesta segunda-feira (24), em audiência pública realizada no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Durante a reunião, ficou definido que a comissão ampliará esse debate com audiências nos municípios de Resende, Niterói, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Barra Mansa, para tratar sobre as especificidades de cada região nessa questão.

***

“A gente sabe que cada município tem a sua particularidade. Os problemas de um município da Baixada Fluminense não são os mesmos que os da capital. Queremos entender as dificuldades e as projeções na questão da prevenção, além de potencializar a experiência de outros municípios quanto à ressocialização de pessoas que têm tido as drogas como uma dependência química na sua vida”, disse o presidente da comissão, deputado Danniel Librelon (REP).

***

Segundo o presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da OAB, Wanderley Rabello Filho, dos 92 municípios fluminenses apenas 10 têm os seus conselhos antidrogas ativos. Para ele, a parceria entre a Alerj e a OAB pode incentivar o estabelecimento desses equipamentos.

***

Representando o Sul Fluminense, o coordenador de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod) de Barra Mansa, César Thomé, pontuou que a maior demanda do município é por vagas sociais nas comunidades terapêuticas. “Do número de pessoas que nos procuram para tratar a dependência química, 70% não conseguem bancar o tratamento. Por isso, prevenir é sempre melhor do que remediar”, observou.

***

Orgulho autista

Pré-candidato a prefeito de Pinheiral, Guto Nader esteve presente à carreata do Orgulho Autista, em Pinheiral, neste sábado (22) ao lado da pré-candidata a vice, Andreya Lemos, a Teka. O evento foi promovido pela Associação Coletivo Azul (ACA).  “A ACA está de parabéns por essa belíssima iniciativa. Há alguns anos a gente tem se envolvido com a entidade apoiando no que for preciso, porque entende que a causa do autismo precisa desse apoio. Me incomoda muito o fato das autoridades não se sensibilizarem tanto com isso e o que eu vejo são ações ainda muito tímidas. É preciso promover a inclusão das pessoas com TEA, seja nas escolas, na rede pública de saúde, ou em outros serviços. É preciso atitude e humanização para com essas pessoas”, afirmou Guto.

 

Na correria

O delegado Antônio Furtado, pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí, participou no último domingo (23) do Circuito Intercidades de Corrida e Caminhada do estado do Rio de Janeiro, ocorrido na cidade de Miguel Pereira. Furtado fez questão de participar do evento para prestar seu apoio aos esportistas e reiterar a importância da atividade física para pessoas de todas as idades. “Aqueles que estão envolvidos com esporte, melhoram sua capacidade de concentração, socialização e se mantém afastados das drogas”, disse o delegado.

Outras cidades

O Circuito Intercidades de Corrida e Caminhada do estado do Rio de Janeiro é promovido pelo Espaço Cidadania Para Todos em parceria com o Ministério do Esporte. Novas etapas estão previstas para outras cidades da região, incluindo Barra do Piraí e Volta Redonda.

 

No Frade

A caminhada de pré-candidatura de Cláudio Ferreti deste sábado (22) aconteceu no Frade e contou com a presença de moradores e lideranças do bairro. Ferreti estava acompanhado por sua esposa, Beth Brito, pelo prefeito Fernando Jordão e pela deputada estadual Célia Jordão. Pré-candidatos a vereador também participaram do ato de pré-campanha no Frade, acompanhados de seus apoiadores. A caminhada percorreu parte das ruas do bairro, com Ferreti, Beth, Jordão e Célia cumprimentando os moradores e os comerciantes.

 

Lugar de mulher I

A primeira procuradora Especial da Mulher da Alerj será eleita nesta terça-feira (25), em votação aberta durante a sessão ordinária. Para ser eleita, a candidata ao cargo terá que receber, durante a primeira votação, a maioria absoluta dos votos, ou seja, 36 votos favoráveis. Já na segunda votação, ocorrida no mesmo dia, somente é necessária maioria simples dos votos. Na ocasião também serão eleitas duas procuradoras adjuntas.

 

Lugar de mulher II

A deputada Tia Ju (REP) já demonstrou interesse em ser a nova procuradora da Casa. Por sua vez, as parlamentares Célia Jordão (PL) e Zeidan (PT) vão tentar as vagas da procuradoria adjunta. Somente podem se candidatar aos cargos as parlamentares mulheres da Alerj. Atualmente, dos 70 deputados fluminenses, 15 são mulheres, que é a maior bancada feminina da história da Casa. Tem que aumentar!

 

Homenagem póstuma

Para lembrar o Dia Mundial do Refugiado, a Alerj realiza sessão solene nesta terça-feira (25) em que vai entregar a Medalha Tiradentes post-mortem à família do angolano Moïse Kabagambe – ele foi morto em 2022, com apenas 24 anos, quando trabalhava num quiosque na Barra da Tijuca. Estão confirmadas as presenças da mãe do MoÏse, Lotsove Lolo Lavy Ivone e irmãos.

 

Prêmio Marielle Franco

Durante essa celebração, receberão o Prêmio Marielle Franco as ongs Abraço Cultural, Haiti Aqui Venezuela Global, a Associação Mawon, Movimento LGBT+, e a coordenadora de Migração e Refúgio e secretária executiva do Comitê Estadual e Intersetorial de Políticas de Atenção OS Refugiados e Migrantes (CEIPARM), Eliane Vieira Almeida.

 

Diversidade

A Vale recebeu nota máxima na pesquisa HRC Equidade BR, que identifica as organizações com práticas de diversidade e inclusão LGBTI+ mais avançadas do país. O anúncio foi feito na última quarta-feira (19) na Feira DiverS/A, em São Paulo, e a mineradora conquistou posição de destaque após ser avaliada em critérios como a adoção de políticas de não discriminação, treinamentos e criação de grupos de afinidade. Realizado pela Human Rights Campaign Foundation e pelo Instituto Mais Diversidade, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o estudo aponta as organizações com maior engajamento na pauta e que mais progrediram em relação à inclusão.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996