Lula se defende de acusações do MPF

by Diário do Vale

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta quinta-feira (15), em entrevista coletiva em São Paulo, estar “indignado com as coisas que estão acontecendo no país”. Lula concede a entrevista um dia após ter sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro dentro da Operação Lava Jato.

“(Esta coletiva])É de um cidadão indignado com as coisas que aconteceram e estão acontecendo neste país. Penso que, neste país, tem pouca gente com a vida mais pública, mais fiscalizada que a minha”, disse o ex-presidente, em entrevista em um hotel na capital paulista.

Ele iniciou o discurso elogiando os advogados de defesa e disse que a esposa, Marisa Letícia, não compareceu à coletiva porque os “filhos pediram para almoçar com ela”.

Lula também elogiou o PT, partido do qual é um dos fundadores. “Tenho orgulho profundamente de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina”, disse. “Nós fomos elegendo prefeitos, vereadores e, com apenas 20 anos de existência, ganhamos as eleições [presidenciais] neste país. Era uma coisa inesperada”, acrescentou.

O ex-presidente disse ainda que tentaram fazer com ele, em 2005, enquanto presidente da República, “o mesmo que fizeram com Dilma”, em referência ao processo de impeachment. “Inventaram uma mentira e tornaram essa mentira uma verdade aos olhos da opinião pública e fizeram com que deputados, em uma noite que nunca o Brasil esquecerá, recomendassem que a Dilma fosse passar pela admissibilidade do Senado. Sempre entendi que o Senado tinha um nível superior”, disse. “Eles conseguiram dar um golpe tranquilo e pacífico, sem militares nas ruas”, acrescentou.

Lula comparou-se aos ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e João Goulart. “Juscelino foi vítima de mais inquéritos que eu. Não tenho a vocação de Getúlio para me dar o tiro, do Jango, para sair do Brasil. Portanto, se eles querem me tirar, vão ter que disputar comigo, na rua. Eles achavam que eu estava vencido. Não sangrei e fui reeleito em 2006 embaixo da maior baixaria eleitoral acontecida até então. Meu adversário com cara de santinho, estava nervoso. Eu me ‘quedei’ tranquilo e ganhei as eleições. Tenho consciência de que meu fracasso teria agradado meus adversários e não teria despertado tanto ódio com o PT. O que despertou a ira foi o sucesso do meu governo, a maior política de inclusão social desse país”, disse.

Denúncia

Na quarta (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado à Justiça pela primeira vez no âmbito da Operação Lava Jato. A denúncia também inclui a esposa dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas: o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e quatro pessoas relacionadas à empreiteira OAS: Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira. Lula foi denunciado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica.

Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um triplex em Guarujá (SP) feita pela empreiteira OAS. Segundo o MPF, a reforma foi oferecida a ele como compensação por ações do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

A coletiva foi aberta por Rui Falcão, presidente do PT, que leu uma nota do partido em que diz que a denúncia do Ministério Público Federal foi um “espetáculo midiático”. Segundo a nota, a denúncia faz “um julgamento sumário” contra Lula e teria, segundo o PT, o objetivo de retirar Lula da disputa pela presidência da República em 2018. “Conclamamos todos os democratas a resistirem”.

Lula chegou à entrevista no Novotel Jaraguá com 30 minutos de atraso. Foi recebido por militantes com gritos de “Lula guerreiro do povo brasileiro” e “Fascistas não passarão”.

Do lado de fora do hotel, onde ocorre a entrevista, algumas pessoas se reuniam em um ato de apoio a Lula. Diversos ex-ministros petistas, deputados, vereadores, artistas e advogados acompanham a entrevista, tais como a senadora Gleise Hoffmann, o senador Humberto Costa, o senador Lindbergh Farias, Alexandre Padilha [atual secretário de saúde municipal de São Paulo], Jaques Wagner, Juca Ferreira, Marco Aurélio Garcia, os advogados José Roberto Batochio e Cristiano Zanin Martins, além do presidente nacional da CUT Vagner Freitas, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Gilmar Mauro, o ex-presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo.

You may also like

11 comments

Sebastião 17 de setembro de 2016, 19:21h - 19:21

O plano “G” foi muito bem arquitetado e executado, jogada de mestre…A realidade é essa…Sai dessa…
Quem diz que não estão com a razão? É o cenário. “O tempo é senhor da razão.” Aguardem…

LULA ERA O MEU AMOR... 16 de setembro de 2016, 15:02h - 15:02

Também vou colocar o quadro dele e da dilma na minha casa só que no banheiro para quando estiver com prisão de ventre me lembrar como se faz uma grande c…

eu amava o Lula de chorar um balde quando ele entrou e jurou erradicar a fome.
Não imaginei que seria dessa forma com pais de família sem emprego sem dignidade e todos anestesiados pela fome de justiça coletiva. Eles acham que nós estamos parados… nós só estamos aparentemente imóveis mas agindo, energeticamente falando…
É QUANDO A DOR DA BARRIGA VAZIA, DO VAZIO DESSA IMUNDICE QUE ELE DE FORMA INDIGNA DEU CONTINUIDADE COM REQUINTES DE CRUELDADE. (JÁ QUE INÚMEROS JOVENS SÃO ASSASSINADOS DIARIAMENTE DEVIDO À FALTA TOTAL DE QUALQUER POSSIBILIDADE, DE PERSPECTIVA).
O PT VAI PAGAR É DOBRADO CADA LÁGRIMA CHORADA DESSA IMENSIDÃO… PORQUE? PORQUE ELE ERA IGUAL CACHORRO CORRENDO ATRÁS DA RODA SÓ QUE AO INVÉS DELE NÃO SABER O QUE FAZER QUANDO O CARRO PARA, ELE NA VERDADE SOUBE ROUBAR MAIS AINDA.

QUERO O LULA TRANCAFIADO JUNTO COM ESPOSA E FILHOS, E QUERO JUNTO DELES TODA A CORJA, CUNHA ESPOSA… MAS NÃO SÓ DO PT, É DO PT E DE TODO PARTIDO DA PQP QUE ENTROU E ROUBOU.
LULA ERA O MEU AMOR E AGORA ELE É EX MARIDO QUE AMEI MUITO MAS QUE QUERO PENSÃO COMPLETA CADA CENTAVO DA CONFIANÇA DEPOSITADA E QUE ELE CUSPIU E PISOU.
AGORA, SE ELE NÃO ROUBOU QUE TUDO SEJA ESCLARECIDO MAS ACHO MUITO DIFÍCIL ELE E A FAMÍLIA VEM DEVIDO À PRESSÃO DANDO INDÍCIOS SÉRIOS DO QUE SÃO CAPAZES. A PANELA QUE A ESPOSA MANDOU AGENTE ENFIAR… VOU LEVAR PARA ELA NA CADEIA.
QUERO TODOS PRESOS E COM O DINHEIRO DE VOLTA PARA O POVO BRASILEIRO QUE ESTA PAGANDO COM SANGUE SUOR E LÁGRIMAS.

Perito 16 de setembro de 2016, 12:01h - 12:01

Se tem uma coisa que o PT tem de excelente, é seu marqueteiro. Ele consegue mesmo debaixo de um temporal, convencer um bando de idiotas, de que o dia esta ensolarado. E o cidadão mesmo “ensopado” acredita kkkkk. Fez muito por uma pequena minoria, para convencer a grande maioria de que era um bom presidente, e conseguiu. Pena que as pessoas preferem acreditar em palavras mais do que naquilo que elas veem. Com certeza, acredito que a maioria que ainda defende esse bandido, não são de pessoas humildes ou que mudaram suas vidas pelas mentiras contadas por ele, até porque não mudou a vida de ninguém, mas sim, são pessoas que de alguma maneira se beneficiam com essa roubalheira toda. São principalmente sindicalistas, militantes que recebem apoio financeiro, partidários etc.

carla 16 de setembro de 2016, 11:51h - 11:51

Como ele mesmo disse: “o povo não pensa com a cabeça, mas sim com a barriga”. Sabendo disso, usa da necessidade do povo para enganar, fazer falsas promessas, mentir. Poderia sim, ter se tornado o melhor presidente do Brasil, não fosse a ganância e sua sede de poder. Infelizmente, para muitos necessitados, a única coisa que lhes restam é a esperança, por isso muitos ainda o apoiam, pois acreditam em suas falsas promessas.

Sergio 16 de setembro de 2016, 06:47h - 06:47

LULA, DILMA, o PT e aliados, de forma insana, tentaram ressuscitar um modelo de estado que vigorava na Europa do século XIX. Ignoraram o fato de que a economia não se sujeita à vontade política e ainda criaram 43 novas estatais, nos legando prejuízos de bilhões de reais e corrupção desvairada. A esquerda não entende a globalização do século XXI, não entende que estados obesos sugam em demasia a seiva fértil produzida pelo setor privado, não entende que para alavancar o desenvolvimento, o Estado deve se ater ao papel da indução e da regulação. É um grande erro da esquerda achar que economia é coisa de burguês, é um grande erro da esquerda tentar botar fogo no país, pelo simples fato de que seus ideais estão sendo desmoralizados pela realidade.

Marcelo Bretas 16 de setembro de 2016, 12:38h - 12:38

Parei quando escreveu a palavra regulação. Mostre onde o deus mercado aceita a mínima que seja. Mostre qual país que vive sem ajuda do estado. Vá ler um pouco e descubra que não existiu e não existe nenhuma economia atual que não sobreviva sem o auxilio do estado. O mercado quebrou empresas nos EUA em 2008 e lá foi o Sr Obama injetar dinheiro público, para salvar GM, Citi e outras. Jamais sairemos desse status de terceiro mundo sem o estado na dianteira dos investimentos. Essa conversa de que o setor privado é a base do desenvolvimento, no nosso caso não se sustenta. Temos uma cultura de exploração tanto dos nossos como dos empresários que aqui estão desde o descobrimento. Com essa sua teoria, jamais sairemos de uma mera colônia.

ricardaço 15 de setembro de 2016, 18:46h - 18:46

sem duvidas o melhor presidente que o brasil ja teve sua desgraça foi eleger a dilma.

EL CID 15 de setembro de 2016, 16:41h - 16:41

14 anos de PT. Ai está o País destroçado. E esse cara de pau ainda tem a coragem de dizer e afirmar que é honesto. Um dos homens mais ricos do Brasil.

Skywalker 15 de setembro de 2016, 15:53h - 15:53

Sem dúvidas, esse foi o 2º melhor presidente do Brasil. Atrás apenas de Getúlio Vargas.
Talvez seu erro foi não se pronunciar sobre os erros, desde quando era presidente. No caso do mensalão.
Poderia ter sido pior naquela época. Mas era necessário.
Agora carrega essa áurea obscura. Ninguém saber o que acontece com uma figura pública é muito complicado. Acredito que ele nem tenha esse direito. Uma vez que aceitou o cargo.
Uma pena a opinião publica viver de momento. E destruírem a imagem do ex presidente. Assim como já fizeram com vários outros.

Sem terra 15 de setembro de 2016, 19:05h - 19:05

Vou colocar um quadro dele na minha casa… e da Dilma tambem, a 1ª melhor presidenta que ja tivemos… midia golpista, fascista, racista, não passarão! Vão acabar com o bolsa familia, fora Temer golpista.

Carlos tocafita 15 de setembro de 2016, 15:48h - 15:48

LULA, SÓ QUEM NÃO TE CONHECE PARA ACREDITAR EM SUA FALACIA.
O PIOR PARA VOCE, É QUE HOJE, TODOS OS BRASILEIROS TE CONHECE E MUITO BEM.
VOCE NÃO SE CONFORMA DE SUA CABEÇA ESTAR NA GUILHOTINA.
QUE VAI SER CORTRADA, ISSO VAI.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996