Oficina Setorial de Prognóstico debate Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Itatiaia

Evento é aberto ao público

by Diário do Vale

Foto: Divulgação PMI

Itatiaia – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, a Oficina Setorial de Prognóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. De acordo com o responsável pela pasta, Carlos Alberto de Barros, o evento é aberto ao público.

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Melissa Florêncio, que está acompanhando o processo de construção do PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), informa que a iniciativa está sendo desenvolvida em etapas, a partir de um acordo de cooperação técnica assinado entre o município de Itatiaia e a AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

Ela adianta que, além da oficina desta sexta-feira, houve uma anterior, em 23 de novembro, para diagnóstico da situação dos resíduos sólidos. “Esta oficina do dia 10 de maio é de prognóstico e vai apresentar aos munícipes as soluções e alternativas para a questão. A próxima etapa será a realização de uma audiência pública para validar o PMGIRS, que tem a participação de uma empresa contratada pela AGEVAP”, explica.

O secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, Carlos Alberto de Barros, ressalta que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos abrange o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações para a coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos. Segundo ele, é uma condição essencial para os municípios terem acesso a recursos federais para investimentos na área ambiental.

“Basicamente, o Plano aponta quais são os problemas que o município enfrenta na gestão dos resíduos sólidos. E, o mais importante, quais são as ações a serem tomadas para resolver esses problemas. A participação da comunidade é importante, para assegurar que a proposta elaborada contemple a realidade ambiental do município. Nosso objetivo é construir um documento que contenha as melhores soluções e alternativas para Itatiaia, quanto ao manejo e destinação de resíduos sólidos”, comenta Carlos Alberto.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996