Relatório Mundial sobre Drogas: número de pessoas que consumiram drogas cresce 23%

Cidadãos que sofrem de transtornos associados por conta do uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos

by Agatha Amorim

Estado do Rio – Dados do relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no Relatório Mundial sobre Drogas 2023 mostram que o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos. O relatório também apontou um acréscimo de 23% no número de pessoas que consumiram drogas nos últimos dez anos em comparação com a década anterior.

E para prevenir e tentar diminuir os indicadores é preciso conscientizar. Com essa abordagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove de 24 a 29 de junho, a Semana da Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. A proposta é utilizar a data para mobilizar a população com atividades diversas de sensibilização para o problema de saúde pública.

A Semana da Prevenção é marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos e pelo Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química, 26 de junho, institucionalizado pela Lei n° 10.022, sancionada pelo Governador Cláudio Castro em 2024. As datas são um alerta para a necessidade de se conscientizar sobre os riscos que as substâncias lícitas e ilícitas representam para a sociedade, e, em especial para os jovens.

–  Estamos trabalhando a questão da prevenção de forma integrada e em parceria com outras secretarias e prefeituras. Só encarando de frente esse grave problema teremos respostas efetivas. Além disso, criamos parcerias com outras instituições para que o usuário consiga atendimento. Só com essa política, que começa na prevenção e finaliza no tratamento, teremos respostas objetivas – disse Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

As atividades começam no dia 24 de junho, segunda-feira, com exposição fotográfica de assistidos de comunidades terapêuticas. No dia 26 é dia da caminhada da prevenção e atendimento social nos municípios Paulo de Frontin, Silva Jardim. Teresópolis e Natividade. E no dia 27, a ação acontece em Barra do Piraí.

 

Fortalecer a rede de assistência

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a OMS e, portanto, um problema de saúde pública a ser enfrentado. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, tem trabalhado para implementar uma política pública sobre drogas atuante por meio de ações integradas entre os entes federativos e sociedade civil. A pasta realiza visitas de articulações para o fomento desta política que inclui a prevenção, o cuidado, os devidos encaminhamentos e a reinserção social, com o objetivo de ofertar assessoria técnica e administrativa. Só esse ano já foram realizadas 15 capacitações com diferentes municípios e entidades militares. Além disso, a subsecretaria viabiliza o acesso ao tratamento e acolhimento, que são realizados por meio de comunidades terapêuticas conveniadas, e em casos ambulatoriais, são encaminhados para o CAPS-AD da rede municipal, ou grupos do terceiro setor, como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos.

–  Nós temos procurado trabalhar em sintonia com os municípios valorizando ações que já são realizadas com sucesso pelas prefeituras, fortalecendo a rede. Também intensificamos ações de prevenção para a população. Só assim, com esses pilares fortes, conseguimos ganhar a batalha contra o uso de drogas – ressaltou Mariléia de Paula, subsecretária da pasta.

 

Selo Cidade Prevenida

“Selo Cidade Prevenida” tem por objetivo reconhecer os municípios que vem se destacando no trabalho de prevenção, serviços e cuidados no controle do uso e abuso de drogas. Já foram certificadas as cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Seropédica. A proposta é incentivar gestores municipais para que invistam em políticas públicas que amenizem as demandas decorrentes das consequências do uso de drogas.

 

Serviço da Semana da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas

Dia 24/06

Exposição – Prevenir e Cuidar: Passos de um novo futuro.

Exposição de fotografias de acolhidos atendidos em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado.

Local: Praça Cristiano Ottoni, s/n 7º andar, centro do Rio de Janeiro

Horário: 10h às 15h

 

Participação da Subpredeq  na LER, evento da Sec. de Educação que participamos como convidados com um estande.

Data: 24 a 28 de junho

Local: Píer da Praça Mauá

 

Dia 26/06

Caminhada da Prevenção & Ação Social nos Municípios

Atividade feita em parceria com os municípios para a conscientização da população em prevenção e oferta de diversos serviços

 

Paulo de Frontin

Horário: 9h às 13h

Local: Estação Ferroviária – Centro

 

Silva Jardim

Horário: 08h às 12h

Local: Espaço Cultura e Lazer (ao lado da Prefeitura)

 

Natividade

Horário: 9h às 13h

Local: Av. Amaral Peixoto (Praça Central) – Centro

 

Teresópolis

Local: Praça Olímpica – Centro/ Horário: das 09 às 13h

 

Dia 27/06

Caminhada da Prevenção + Ação Social em Barra do Piraí

Local: Largo da Feira – Centro, Barra do Piraí

Horário: 09h

 

Dia 28/06

Ação Social e Exposição do Projeto “RESGARTE”

Ação para fomentar a reinserção social de pessoas acolhidas em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado, por meio de exposições de trabalhos artesanais, apresentação musical, teatral e outros.

Local: Museu da República

Horário: 10h às 13h

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996