Sepultado em VR o corpo de Julinho dos Palmares, o compositor ‘Papagoiaba’

Secretaria de Cultura de Volta Redonda publicou nota lamentando o falecimento

by Agatha Amorim

Julinho dos Palmares era figura de referência no cenário cultural do Sul Fluminense | Foto: Reprodução

Volta Redonda – Morreu na manhã desta segunda-feira (29) o poeta, cantor e compositor Júlio Camilo, mais conhecido como Julinho dos Palmares, aos 76 anos. As causas da morte não foram divulgadas. O corpo foi sepultado às 17h , no Cemitério Municipal do Retiro, na presença de amigos, familiares e admiradores.

Nascido em Barra do Piraí, o cantador ‘papagoiaba’, como gostava de ser chamado, era um incansável defensor da cultura do povo de sua região. Ele compunha temas inspirados na cultura do Vale do Paraíba, com um repertório recheado de músicas para crianças com mensagem sócio-educativo-ambiental, e também músicas de vários gêneros para adultos.

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda publicou uma nota lamentando o falecimento. “A cultura está de luto. É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de Julinho dos Palmares, ocorrido nesta manhã. Julinho, sempre será lembrando como poeta, cantor e compositor Papagoiaba. Sua obra e legado estão eternizados para sempre em nossa Cultura Popular. Viva Mestre Julinho!”

Autobiografia

Em 2013, Julinho dos Palmares lançou uma autobiografia intitulada ‘Cinema Pessoal’, que resumia sua trajetória desde a infância, em Barra do Piraí, até a vida adulta, em Volta Redonda. O livro é um mergulho na história do movimento negro e da cultura da região, e conta a vida de Julinho desde que ajudava o pai, líder espiritual em Santanésia, distrito de Piraí, até sua carreira como cantor e compositor.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996