Prefeitura vai simplificar atendimento

by Paulo Moreira

Volta Redonda – A secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda iniciou a terceira fase da reforma administrativa do município. Essa etapa da reforma pretende simplificar o atendimento às pessoas que utilizam os serviços públicos prestados pela prefeitura, além de ampliar a capacidade de atuação do município, buscando priorizar qualidade e eficiência.

— O que nós estamos buscando é simplificar os trabalhos prestados pela prefeitura e para isso a secretaria iniciou a etapa de mapeamento dos processos, que permitirá reconhecer e desenhar as etapas de execução dos serviços — explicou o diretor de Modernização e Inovação da secretaria municipal de Planejamento, Igor Alves.

Depois que for concluído o mapeamento dos processos, serão implantados os ajustes e as melhorias com base no planejamento de simplificação. Depois será construída uma cartilha de serviço que permitirá, não só o cidadão, mas também os servidores, conhecerem os serviços e as atividades prestadas pela gestão pública municipal.

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade contou que esse mapeamento de processos tem o objetivo de analisar os resultados dos serviços prestados pela gestão pública e a sua capacidade de atuação.

— A ideia é que tanto o servidor, quanto a população tenham acesso a uma cartilha com as informações: quem faz o quê, como é feito e o que é preciso pra ser feito — disse Júlio.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), essa é uma ferramenta de gestão que vai permitir identificar as informações, o fluxo, as secretarias e autarquias envolvidas, competências e recursos para atender com eficiência o cidadão.

— A finalidade é mapear, primeiramente, aqueles serviços que envolvam o atendimento ao cidadão, porque esses serviços permitem avaliar o grau de satisfação das pessoas e o atendimento às expectativas deles em relação a prestação do serviço — afirmou o prefeito.

O sistema ainda é destinado ao desenho dos processos internos da prefeitura, de modo a desburocratizar o trâmite dos inúmeros processos administrativos que circulam pelos órgãos públicos diariamente.

 

Preparação: Prefeitura capacita pessoal para obter verbas federais (Geraldo Gonçalves / Secom VR)

Preparação: Prefeitura capacita pessoal para obter verbas federais
(Geraldo Gonçalves / Secom VR)

 

Volta Redonda quer firmar mais convênios com o Governo Federal

 

Com o objetivo de estreitar a relação entre as secretarias e autarquias com o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), o Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov) da Prefeitura de Volta Redonda realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25, uma palestra para cerca de 40 representantes de diversas secretarias municipais sobre o sistema Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), do Governo Federal. O encontro de capacitação ocorreu no auditório do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda).

“Esse é um sistema que gerencia todas as verbas que são disponibilizadas pelo Governo Federal para os municípios. Cada secretaria mandou um representante que será o elo com o EGP e vamos reforçar a eles como elaborar um projeto de forma correta para conseguirmos inserir no Sinconv”, explicou o gerente municipal de convênios, Silvio Gomide, lembrando que esta é a primeira de uma série de palestras.

O secretário, Fabiano Souza, reforçou a importância desse tipo de palestra. “É fundamental e precisamos estar alinhados. Porque envolve tempo, prazo de inserção de propostas. A gente trabalha com recursos, então tem regras estabelecidas pelos ministérios. O intuito é organizar e estreitar essa relação, comentou.

Durante a palestra, foram apresentados assuntos como as fases dos projetos que as secretarias deverão cumprir, citando, por exemplo, o quê enviar para o ministério primeiro, quais os tipos de planilha devem ser preenchidas, em que momento é feito isso, quando a secretaria precisa do EGP.

“Nosso objetivo é alinharmos todos na mesma direção e é isso que estamos aplicando para 2018. A comunicação entre as áreas da prefeitura é importante para que consigamos aproveitar melhor os convênios com o Governo Federal”, ressaltou o prefeito Samuca Silva.

You may also like

7 comments

Cara de pau 29 de janeiro de 2018, 21:45h - 21:45

Calma aí pessoal, até o fim do mandato o Prefeito e seus secretários irão aprender a destrinchar e estripar também ALGUNS os conceitos como: EFICÊNCIA, EFICÁCIA, SINERGIA e por aí vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, logo o destrinchamento de projetos será fichinha.

Agamenon 27 de janeiro de 2018, 18:31h - 18:31

Esse pessoal precisa primeiro aprender a atender o contribuinte. Sem o CONTRIBUINTE, o que PAGA IMPOSTOS, não existe o serviço e nem o servidor público. Já tem 8 meses que solicitei a poda de duas árvores em frente a uma entidade religiosa no bairro Casa de Pedra, e estou ESPERANDO até hoje. Pelo visto, quando completar UM ANO faremos uma comemoração no local e convidaremos o Prefeito.

Caesar 26 de janeiro de 2018, 00:58h - 00:58

Eta camarada, você deve ter perdido uma boquinha na política. Deveria se candidatar e mostrar sua cara. Pelo seu perfil, o PSOL te acolhe. Uma dica, aproxime-se dos políticos que podem te ouvir e dê suas sugestões. Tenho certeza que alguns irão aceita-las de bom grado. Sei que é uma pessoa informada, mas deprimida pois não conseguiu ser o que queria ter sido.

VAI VENDO 25 de janeiro de 2018, 22:46h - 22:46

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Depois de 01 ano no posto é agora que vai ensinar as demais secretarias a obterem recursos externos. Nem o Samuca, nem os assessores (aloprados) e nem as secretarias sabiam do procedimento?

Precisa repetir a frase do topo?

VAI VENDO 25 de janeiro de 2018, 23:01h - 23:01

Uma dica: para receberem recursos federais precisa-se de projetos. De nada adianta aprender os procedimentos se não aprenderem a ANTES a elaborar os projetos.

Helder 26 de janeiro de 2018, 08:30h - 08:30

Sr. Vai Vendo… o senhor sabe o que é MIP? O Sr. está equivocado: não adianta nada ter projeto se não souber destrinchar e utilizar os procedimentos e exigências do MIP…. ( há, vou lhe ajudar porque é certo que com o seu comentário não sabe… MIP – Manual de Instruções de Pleitos da STN).. STN o senhor sabe, não é?

VAI VENDO 27 de janeiro de 2018, 22:06h - 22:06

Na dica que forneci é preciso o projeto antes para receber os recursos federais. Concordo contigo que antes de elaborar qualquer projeto é necessário destrinchar os procedimentos e exigências do MIP. E digo mais: é de extrema necessidade CONHECER a Administração Pública e ENTENDER de Gestão Pública.

A questão levantada por mim foi por que só agora, depois de 01 ano estão pensando nisso?

Ao eleitores VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de gestão Pública. Eles só irão descobrir o que deve ser feito 01 ano depois e em muitas das vezes nem descobrem o que fazer à frente do posto.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996