Brasil– A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta terça-feira (26) o aumento das tarifas de pedágio da BR-040 e da BR-116. Na BR-040, que liga o Distrito Federal a Goiás e Minas Gerais, o valor do pedágio para a categoria 1, que inclui automóvel, caminhonete e furgão, vai passar de R$ 4,60 para R$ 4,80 nas praças de pedágio de Cristalina (GO), Paracatu (MG), Lagoa Grande (MG), João Pinheiro (MG), Canoeiras (MG), Felixlândia (MG), Curvelo (MG), Sete Lagoas (MG), Itabirito (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) e Juiz de Fora (MG). Os novos valores começam a valer no próximo sábado (30). As informações são da Agência Brasil.
Na BR-116, entre Rio de Janeiro e São Paulo, também conhecida como Rodovia Presidente Dutra, o pedágio foi reajustado de R$ 12,70 para R$ 13,80 nas praças de pedágio de Moreira César (SP), Itatiaia (RJ) e Viúva Graça (RJ).
Nas praças de pedágio de Arujá (SP), Guararema Norte (SP) e Guararema Sul (SP) o valor vai passar de R$ 3,10 para R$ 3,40, enquanto na praça de pedágio de Jacareí (SP) os valores aumentam de R$ 5,60 para R$ 6,10 Os valores entram em vigor na próxima segunda-feira (1º).
Redução no pedágio
A ANTT também determinou a redução da tarifa de pedágio em uma das praças da BR-060/153/262, entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Na praça de Goianópolis (GO), o pedágio será reduzido em R$ 0,10 a partir de amanhã (27), o que fará com que a tarifa para veículos leves passe de R$ 3,20 para R$ 3,10.
As demais praças do trecho concedido à concessionária Concebra terão o valor do pedágio inalterado. Nessa rodovia, o aumento do pedágio só poderá ser aplicado se a concessionária cumprir condicionantes como a aprovação de projetos e estudos técnicos e a realização de obras como o viaduto de interligação ao aeroporto de Goiânia e os contornos rodoviários de Goiânia e de Campo Florido.
Equilíbrio
Segundo a ANTT, as alterações nos valores dos pedágios têm por objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos firmados entre a agência e as concessionárias que administram as rodovias.
A BR-116/RJ/SP foi concedida à iniciativa privada em 1995 para exploração da infraestrutura pelo período de 25 anos. A concessão das rodovias BR-040/DF/GO/MG e BR-060/153/262/DF/GO/MG ocorreu em 2014 para exploração por 30 anos.
18 comments
Seria muito bom sabermos como é distribuído esse dinheiro arrecadado com os pedágios, talvez tomemos conhecimento que aqueles que deveriam cuidar das estradas com o dinheiro dos impostos além de não fazê-lo conseguiu uma forma de angariar mais.
Coxinhas (escondidinhos) e paneleiros saudosos da gloriosa Era FHC-FMI. Merecem levar no lombo mesmo.
Pedágio existe em qualquer lugar do mundo com estradas descentes, e o preço é bem parecido com esse do Brasil, não existe milagre, quer coisa boa tem que pagar. Precisamos é exigir que as coisas sejam bem feitas pelo “GOVERNO”, os PeTralhas ficaram anos no poder e tudo que recebemos foi um péssimo serviço do DNIT (recebemos radares quando precisávamos de asfalto e sinalização) e estádios de futebol. A duplicação da serra prevista em contrato não tomaram ação nenhuma, uma vergonha……..a culpa é do FHC e dos coxinhas!!!!
Do jeito que a moeda está se desvalorizando com os constantes aumentos, não demora uma bala estar custando 10 reais e o salário mínimo mais de um milhão. Vamos voltar aos vários zeros da época do cruzeiro e a dificuldade que as pessoas mais simples tinham para fazer contas…
lava jato neles!!!
Parabéns, paneleiros, coxinhas (digo, escondidinhos) e adoradores do pato da FIESP… vcs merecem…
Vergonha essa BR 393 sem duplicação até hoje !!!!
Enquanto isso no país que paga os impostos, o trecho da BR 393 que não foi privatizado e que corta VR, recebeu uns reparos “meia sola”, onde sequer as faixas foram repintadas. E a prefeitura de VR aceita isso tudo passivamente e sequer finge que vai reclamar com a agência federal responsável pelo trecho. Até quando ?
Os paneleiros sumiram…
O pedágio na Dutra passará para 13,80 … sou contra … deveria ser 20,00 … já que é pra f….
Ao criarem as praças de pedágio, o Governo tinha que acabar com o IPVA (antiga TRU ) que mudou de nome e distribuiu para os Estados e Municípios. O nome disso é BI-TRIBUTAÇÃO, e nós brasileiros aceitamos tudo, como
trouxas que somos.
Se vc entendesse um pouquinho de legislação tributária, saberia que imposto não tem finalidade específica, só as taxas têm destinação vinculada à natureza do tributo. Fosse assim, IPTU teria que valer para construir casas populares, IPI deveria servir para financiar inovações e pesquisas industriais e por aí vai…
Mais uma vergonha das concessionárias que tomaram conta deste país.O pedágio em todo Estado do Rio de Janeiro e até cidades fora do Estado terão aumento de preço substancial,levando-se em conta o poder aquisitivo do povo brasileiro.Estamos ferrados ,onde esta o direito de ir e vir ,só no papel da carta magna que ja foi rasgado por aqueles párias .Desculpem é muita molecagem,sai governo entra governo nada muda
cadê a duplicação da serra das araras? enquanto isso brasileiros levando ATOCHADA de todos os lados.
Kkkkk..Brasil d merda não sei como q tem jente q tem orgulho de ser brasileiro…kkkkkk..tenho vergonha de ser brasileiro….
Não entendo o porque de aumento na Dutra, O que sera que esta acontecendo com os politicos da região, a descida da serra continua uma merda, a unica coisa feeita foi colocar pardais, para arrecadar muitas, e assim vem sendo feito a anos, a bem da justiça, de seriedade com o povo, a ANTT, devia reduzir os valores em 50 %, para que as coisas ficassem perto do que é justo
Caramba, tudo tem aumentado, menos o nosso salário e quando aumenta já viu a porcentagem.
mais contas para o povo isso vai resultar em aumento dos alimentos, bora a ANTT, não tem que dar aumento para os pedagios e sim cobrar aquilo que esta no contrato das concessionarias melhorias nos atendimentos , piso etc a rodovia presidente dutra e uma rodovia que esta ficando intransitavel e nada de obra para melhorar ela tem mais de 50 anos com os mesmos traçados , perigosos e pistas mal conservadas com varios buracos em curvas de alto perigo como no km 252 perto do varjão pirai. perto da policia rodoviaria na serrinha e diversos trechos em são paulo isso e uma vergonha.
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