Artesãs de Pinheiral ganham espaço para exposição diária e venda de seus produtos na Estação da Cultura

by Diário do Vale

Pinheiral – Esta semana o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, abriu o Espaço das Artes, um local para que as artesãs do grupo PinheirArte e mulheres participantes das oficinas do CRAS Arte, do bairro Parque Maíra, da Secretaria Municipal de Assistência Social, exponham seus produtos diariamente. A Estação da Cultura fica na antiga Estação Ferroviária.

A iniciativa atende um desejo antigo das artesãs da cidade: ter um local permanente e diário para que possam expor e comercializar o artesanato produzido no município, incentivando também o turismo. Antes, as artesãs do PinheirArt só faziam a exposição de seus produtos uma vez ao mês, junto a Feira de Produtores, que acontece aos sábados na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Além do local as artesãs também estarão todos os sábados e com melhor localização junto à Feira.

– Agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse projeto. O país hoje passa por dificuldades e Pinheiral não foge a isso, mas acho justo criarmos iniciativas paralelas aos projetos ofertados na cidade. Esse é o início do que nós propomos em nossa campanha e nada mais justo do que ceder uma parte de um espaço que vai ser bem utilizada. Uma das coisas que mais me entristecia era passar pela praça, cartão postal da cidade, e ver sem luz, apagada. Essa semana tive o prazer de passar pelo local e ver o quanto estava movimentado, iluminado e com famílias – disse o prefeito Ednardo Barbosa.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Júlio Barbosa, o local dará maior visibilidade e acesso para que outras pessoas possam participar do grupo de artesãs.

– A participação delas na feira, que acontecia uma vez por mês e agora passa a ser todo sábado, será primordial para a divulgação do trabalho que realizam. E o ganho maior é esse espaço permanente para fazer a exposição diária dos produtos artesanais de Pinheiral na Estação da Cultura – disse Júlio.

Para a artesã Maria Cecilia, o espaço é o sonho de qualquer artesão.

– Agradeço a oportunidade, pois há um ano e dois meses eu tento uma vaga para expor os pães que eu faço e nunca consegui. Agora consegui, por isso agradeço a esse novo governo – falou Cleusa de Fátima de Teixeira.

Estação da Cultura

Além do Espaço das Artes, voltado para os artesãos, que fica localizado na Estação da Cultura (antiga Estação Ferroviária) no local também funciona os Departamentos de Cultura, Turismo e Lazer.

– Além das que já estão no grupo a ideia é mobilizar outras pessoas que trabalhem com artesanato de mão e gastronômico. A partir de hoje a população está convidada para conferir esse espaço das artesãs na Estação da Cultura, que estará aberta para visitação e compra de produtos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira – finalizou Júlio Barbosa.

Estação da Cultura: Trabalhos das artesãs de Pinheiral podem ser comercializados diariamente (Fotos: Divulgação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996