Samuca: ‘Orgulho de exercer a prefeitura de Volta Redonda’

by Diário do Vale

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, falou em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO VALE sobre os presentes que a cidade recebeu (na forma de obras realizadas) durante o período em que ele está no governo. Ele também falou da melhoria do ambiente de negócios na cidade e da necessidade de união das lideranças para gerar mais benefícios ao povo da cidade.

DIÁRIO DO VALE: Este é o terceiro aniversário de Volta Redonda com o senhor como prefeito. Quais presentes a cidade recebeu da prefeitura a cada ano?

Samuca Silva: Tenho muito orgulho de estar prefeito de Volta Redonda em mais uma aniversário da cidade, dessa vez de 65 anos. Esse é o terceiro aniversário em que estou prefeito e, por isso, me sinto muito honrado. Nesse período tivemos muitos avanços, lembro da Rodovia do Contorno, inaugurado no primeiro ano de governo após 25 anos de obras; a abertura da Arena Olímpica, a municipalização da BR 393; a reabertura do Restaurante Popular; o Hospital Regional; a compra do Hospital Santa Margarida; a inauguração de três Unidades Básicas da Saúde; dois centros odontológicos; unidade descentralizada de fisioterapia; abertura do Hospital do Idoso, entre tantos outros benefícios.
Lembro e destaco ainda a melhora no ambiente de negócios da cidade, que gerou empregos e renda para nossa cidade, fazendo com que Volta Redonda fosse a cidade que mais gerasse emprego em 2018 no Estado do Rio, conforme dados do Caged. Também viabilizamos a abertura do novo shopping, a vinda da empresa de Call Center e anunciamos o Polo Metalmecânico.
Criamos o Tarifa Comercial Zero, transporte gratuito para a população ligando os centros comerciais, cadastramos ambulantes, criamos a Rua de Compras, medidas essas que fizeram que fossemos reconhecidos vencendo o prêmio Prefeito Empreendedor a nível nacional, prêmio dado pelo Sebrae.
Foram grandes vitórias. Sabemos que precisamos avançar muito. Mas controlando a dívida de R$ 1,7 bilhão que herdamos, estamos conseguindo avançar.

DV: Uma obra feita em regime de parceria público-privada, a rotatória do Belvedere, que será entregue durante o aniversário da cidade, causou muita polêmica. Que vantagens ela trará para os voltarredondenses?

Samuca: A obra trará benefícios visíveis a população como toda obra de mobilidade urbana.

DV: Para o próximo aniversário de Volta Redonda, em 2020, o senhor tem algum planejamento?

Samuca: Sempre temos projetos, mas quem me conhece sabe que não costumo falar nada antes de que conseguir ter garantia de concretizar. Mas teremos muitas surpresas positivas em 2020.

DV: O senhor nasceu e foi criado em Volta Redonda. Qual presente sempre sonhou em dar a cidade?

Samuca: Sempre quis nossa cidade governada para quem precisa de verdade, o povo. Por isso estamos lutando incansavelmente por um transporte público melhor, buscando a licitação das linhas da Sul Fluminense. Por isso nós implantamos o Tarifa Comercial Zero, que leva cerca de 30 mil pessoas nos centros comerciais todo dia. Foi pensando nisso que conseguimos reabrir o Restaurante Popular, servindo 170 mil refeições em seis meses, entre tantos outros benefícios, como zerar a fila de espera para exame de mamografia, a abertura do Hospital do Retiro, a humanização no atendimento.
Além disso, um dos meus objetivos sempre foi gerar emprego para nosso povo: e isso estamos conseguindo e vamos abrir mais vagas. Essa dignidade do emprego, da família não precisar ver um parente saindo da cidade buscando uma vaga de trabalho em outro município, isso nos deixa muito feliz. Resgatando esses empregos, estamos resgatando a autoestima de nossa cidade.
E estamos conseguindo isso através de gestão muito eficiente, controlando dívidas consideradas impagáveis. Somente em 2019 vamos pagar quase R$ 80 milhões apenas em dívidas, um valor absurdo que deveria estar sendo investido em saúde, educação, infraestrutura…
E por isso na campanha eu dizia, dinheiro tem e o que falta é gestão. Hoje vemos o quanto faltou gestão em nossa cidade e por isso essa dívida bilionária. Dívida que precisamos pegar recursos que deveriam estar sendo investidos na cidade, para pagar.

DV: A cidade já está começando a “entrar no clima” para as eleições do ano que vem. O senhor acredita que, nesta data pelo menos, seria possível que as diversas forças políticas deixassem de lado suas discordâncias, em nome do bem do município?

Samuca: Eu acredito na política do bem, na política do diálogo a favor da cidade. Dei provas disso. Tanto que temos atuando junto conosco no governo, políticos que foram meus adversários, mas que através da técnica pode contribuir para a cidade. Infelizmente ainda temos aqueles políticos que buscam o ‘quanto pior, melhor’, visando desestabilizar o governo e a cidade. Não entendem, infelizmente, que esse tempo já passou.
Já dei provas que sou do diálogo e estou a disposição para debater a cidade, convergir ideias e trabalhar sempre para o povo de Volta Redonda.
O que não vou admitir são pessoas governarem para alguns. Sou filho da escola pública, do Fies, da periferia dessa cidade. Se as pessoas quiserem se aliar ao povo, serão bem-vindos, porque governo para quem mais precisa.

Leia mais:

quadrado-vermelho-5 A experiência de Volta Redonda
quadrado-vermelho-5 Voltaço projeta a cidade em novas divisões
quadrado-vermelho-5 CSN detalha investimentos para melhorar eficiência ambiental
quadrado-vermelho-5 Legado verde para o futuro da cidade
quadrado-vermelho-5 Uma associação que guarda a história de Volta Redonda e da Siderurgia Nacional
quadrado-vermelho-5 Câmara adota projetos para se aproximar da população
quadrado-vermelho-5 A Cidade da curva do rio no mapa das curvas do automobilismo
quadrado-vermelho-5 Atividades da prefeitura para celebrar aniversário seguem até dia 28
quadrado-vermelho-5 Samuca: ‘Orgulho de exercer a prefeitura de Volta Redonda’

Prefere ler na versão PDF?

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996