Festejos juninos prometem movimentar o comércio

by Diário do Vale
Lojas de Barra Mansa começam a vender produtos para festas juninas

Lojas de Barra Mansa começam a vender produtos para festas juninas

Barra Mansa – O mês de junho chegou e, com ele, começa oficialmente a temporada das fogueiras, chapéus de palha, bandeirinhas, vestidos caipira, comidas típicas e as músicas animadas que vão embalar as festas juninas. Os festejos, que na tradição católica homenageiam os dias de Santo Antônio (13), São Pedro (24) e São João (29), prometem movimentar o comércio da região e empresários que trabalham com artigos de festas, roupas, acessórios e comidas típicas já comemoram a boa fase nos negócios que, conforme afirmam, deve se estender até o final de agosto.

Há 15 anos trabalhando com a o aluguel de fantasias, em Barra Mansa, a comerciante Iolanda Calheiros garante que o movimento na sua loja, em função das festas caipira, representa 50% de todo o seu faturamento anual. “Graças a Deus chegou o mês de junho, pois com essa crise já estava apavorada. Realmente esse é o melhor período e, pra essa primeira semana, já tivemos muita procura para aluguel de vestidos”, enfatizou Iolanda, ao afirmar que até agosto, o movimento se mantém intenso na loja.

Com vestidos para adultos e crianças, roupas caipiras masculinas e diversos acessórios, Iolanda ressalta que os preços dos aluguéis variam de R$ 30 a 40, com tamanhos e variedades que atendem a pessoas de várias idades e numerações. “Temos cerca de 300 vestidos, estamos sendo investindo em coisas novas e renovando o estoque, para que possamos atender com qualidade a demanda que recebemos nesse período”, comentou a empresária.

De acordo com ela, como as festas juninas estão ficando cada vez mais sofisticadas, os participantes não estão abrindo mão de uma boa produção e, com isso, sempre buscam por novidades. Além de atender grupos de empresas e de famílias que promovem a festa entre si, a loja também tem como principais clientes alunos das escolas do município.
“Não tem jeito. Junho e os próximos meses são embalados pelas festas caipiras que, hoje em dia, envolvem tanto crianças, quanto adultos e idosos, fazendo com que todos entrem nesse clima. Estamos muito otimistas com esse período”, disse a comerciante.

Enfeites não podem faltar

Proprietária de uma loja de aviamentos, a comerciante Carla Lima recorda que, até outros anos, os artigos mais procurados nesta época eram as tradicionais fitas de cabelo, rendas e chapéus de palha. Hoje, no entanto, ela afirma que a cada ano a loja precisa investir mais em variedades de acessórios, enfeites e artigos para atender a demanda da clientela.

“Antigamente as pessoas produziam as bandeirinhas, balões e enfeites típicos de festas juninas, mas hoje em dia querem tudo pronto. Para atender nossos clientes, investimos na variedade de produtos. Uma novidade neste ano são os vestidos caipira para recém-nascidos, que já estão fazendo muito sucesso, e os arcos de cabelo para as mulheres, que já vem composto pelo chapeuzinho de palha”, ressalta Carla, ao destacar que o investimento nos vestidos para recém-nascidos veio em função de inúmeros pedidos de clientes, no ano anterior.

Segundo Carla, além das festas organizadas por escolas, famílias, amigos e empresas, outros fatores que contribuem com venda de artigos de festa caipira são as comemorações de quem faz aniversário nos meses de junho, julho e agosto. Ela destaca que muitas pessoas aproveitam o tema e, com isso, a procura pelos artigos se torna ainda maior.

“São muitas as festas nesse período e as pessoas estão cada vez mais exigentes com os enfeites e acessórios. Antes nosso foco era a venda de aviamentos, mas agora para acompanhar o mercado investimentos em tudo o que pode ser utilizado para compor uma festa bonita”, destacou a comerciante.

Investindo na culinária

Como as comidas típicas desta época não podem faltar nas festas juninas, tem empresário investindo também na qualificação de mão de obra na área culinária. É o caso de Ana Alves, proprietária de uma loja de artigos de festas e produtos culinários, localizada em Barra Mansa. De acordo com ela, a loja está com três cursos agendados para esta semana, todos voltados para festas juninas.
Um deles é o que ensina fazer maças do amor, o outro a fazer bolos temáticos como de pipoca, canjica, cajuzinho, cocada e o terceiro voltado para os caldos que, conforme destaca Ana, a cada ano fazem mais sucesso nas festas. “Com essa crise, muita gente quer aprender a fazer essas coisas, justamente para economizar com a mão de obra”, comenta a empresária, ao ressaltar que os cursos custam R$ 20 reais e estão programados para os dias 5,6 e 7 de junho (respectivamente).

Com relação aos artigos de enfeites para as festas, Ana conta que este foi o primeiro ano que investiu no negócio e que se surpreendeu com a grande procura. Segundo ela, cerca de 60% do seu estoque para esse período já foi comercializado. Questionada sobre a possibilidade de repor, ela afirma que o sucesso das festas juninas é tão grande que pode ser que encontre dificuldades para encontrar fornecedores tanto no Rio quanto em São Paulo.

“As vendas foram muito boas, mas as mercadorias já estão acabando. Realmente as pessoas estão investindo na decoração e cada ano mais animadas em organizar festas caipiras. Eu não tinha ideia de como funcionava e como esse era um período bom para os negócios. Todos os setores querem se enfeitar com o tema: as escolas, as creches, as empresas, as lojas. E isso é muito bom”, concluiu Ana.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996