Maycon Abrantes: ‘Queremos transformar Volta Redonda numa cidade inteligente’

Diretoria da Aciap-VR tem foco na defesa dos interesses do empresariado e no progresso de Volta Redonda

by Agatha Amorim

Diretoria da Aciap-VR tem foco na defesa dos interesses do empresariado e  no progresso de Volta Redonda. (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Em entrevista exclusiva ao Diário do Vale, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, Maycon Abrantes, falou sobre o trabalho que a entidade empresarial mais antiga da cidade vem desenvolvendo em seus 69 anos desde a fundação e sobre as prioridades do empresariado em defesa dos seus interesses e dos da sociedade.

 

Leia

DIÁRIO DO VALE – Como presidente, qual sua avaliação sobre a participação da Aciap no processo de construção, desenvolvimento e consolidação de Volta Redonda como a metrópole do Sul Fluminense?

MAYCON ABRANTES: A história da Associação Comercial de Volta Redonda – ACIAP-VR, se confunde com a do nosso município. Muitos dos que participaram da emancipação de nossa cidade, em 17/07/1954, participaram da criação da Aciap-VR, em 20/03/1955. Sendo o primeiro presidente, Sérgio Augusto Pinho da Braga.

Ao longo desses 69 anos sempre estivemos presentes nas decisões que trouxeram o crescimento e desenvolvimento para o nosso município, através da comunhão política com o objetivo de melhor atendimento aos nossos munícipes, bem como com todo o setor produtivo, incluindo a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, também uma de nossas sócias proprietárias. Na verdade, não há como não estarmos atrelados ao processo de desenvolvimento e crescimento, em razão da Diretoria ser composta de empresários e pensadores que querem e buscam o melhor para a cidade.

 

Diário do Vale – Nestes 69 anos, a Aciap atuou em diversas pautas que impactaram diretamente a economia e o desenvolvimento social de Volta Redonda. Quais seriam os momentos marcantes da história da entidade, quais seriam essas lutas e conquistas?

Maycon: Entendo que a mais importante participação da ACIAP-VR, nesses 69 anos, tenha sido por ocasião da emancipação de Volta Redonda. Aqueles que participaram dela, já se reuniam para construir imediatamente essa grande Instituição, porque entendiam que era necessário dar respaldo político e econômico a uma cidade que nascia.

 

Diário do Vale – A atual diretoria tem levantado bandeiras econômicas, não só para defender os interesses da cidade, mas principalmente dos associados e empresários. Quais as pautas da economia de hoje a entidade considera as mais importantes para a alavancagem de Volta Redonda?

Maycon: Somos a casa do empresário, onde oferecemos nosso espaço para cursos e treinamento profissional, e realizamos diversos eventos para o empresário participar, com o propósito de alavancar o seu negócio. Mas entendemos que precisamos ouvi-los, captando sugestões para nosso melhor direcionamento.

 

Diário do Vale – A Aciap sempre se pautou em propostas de mudanças legislativas, não só de Volta Redonda, mas também do Estado e do País. Quais propostas a entidade considera importante para um crescimento econômico da cidade, do Estado e do País?

Maycon: É uma linha interessante de atuação, pois existem, em algum momento, divergências de entendimentos de pautas que envolvem o poder legislativo e o setor produtivo. Essa mediação que fazemos sempre leva uma boa solução, pois na medida em que o empresário tem menor interferência em assuntos que levem a melhorar o preço de seus produtos, a oferta ao consumidor fica mais atraente e todos ganham no conjunto do processo.

A parceria com o executivo e legislativo é necessária para que interesses comuns contemplem todos os envolvidos, o que nos leva a ter em nossa Diretoria, para facilitar o diálogo, o deputado estadual Munir e o vereador Jorginho.

 

Diário do Vale – Como a Aciap tem planejado e pensado o futuro de Volta Redonda. Como será a Volta Redonda nos próximos 30 anos?

Maycon: É o nosso maior desafio, e começa em casa, com retrofit de nosso prédio e instalação de elevador, salas para coworking, auditórios e salão de festas. São inovações e modernizações necessárias para acompanhar mais de duas dezenas de projetos que estamos alinhando com o Secretário de Desenvolvimento de Volta Redonda, Engº Sérgio Sodré, para posterior apresentação ao prefeito Neto e divulgação.

Uma das ações é fazer com que Volta Redonda seja transformada em cidade inteligente. Esse projeto será em parceria com os Polos de Tecnologia de São José dos Campos/SP, já em processo de ativação.

Hoje somos polo regional do Médio Paraíba, habitado por 1.200.000 pessoas. Com os projetos implementados, estaremos no cenário nacional.

Foto: Divulgação

You may also like

1 comment

Simene 23 de março de 2024, 19:51h - 19:51

Volta Redonda precisa se livrar dos atuais políticos que “mandam ” na cidade, votando em gente que pensa grande.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996