Morre Maria da Glória Dagó, co-fundadora do Clube Palmares

Professora recebeu homenagem na última sexta-feira (17), com inauguração de biblioteca

by alice couto

Foto: Clube Palmares; Maria da Glória Dagó era professora e foi co-fundadora do Clube Palmares, em Volta Redonda

Volta Redonda – O Clube Palmares comunicou, nesta quarta-feira (22), o falecimento de Maria da Glória Dagó, a única fundadora do Clube que ainda estava viva. A professora estava internada no Hospital do Retiro. O enterro será no Portal da Saudade, às 17h desta quarta.

Em tributo à Dagó, o Clube Palmares destacou a importância da luta da professora pela comunidade negra e seu legado.

“Dagó ancestralizou e estará para sempre nas nossas memórias, histórias e ensinamentos que serão transmitidos de geração em geração. O impacto da sua luta pela comunidade negra atravessou milhares de vidas e continuará atravessando mesmo após sua passagem”, diz a nota da instituição no Instagram.

Recentemente, Maria da Glória foi homenageada pelos membros do clube e dá nome à Biblioteca Comunitária Dagó, inaugurada na última semana, no dia 17 de maio. A professora não pode comparecer, pois já estava internada no Hospital Retiro. Na ocasião, foi representada por familiares. A biblioteca fica na sede do Clube, no Jardim Europa, e conta com um acervo afro-indígena.

“Desejamos a querida e estimada Dagó tenha um bom retorno e que seja recebida em festa em outro quilombo. Estamos em luto, mas que encontremos força e acolhimento pra enviarmos bons pensamentos para nossa eterna Dagó”, finaliza a postagem.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996