Temer afirma que Brasil viveu ‘isolamento’ nos últimos anos

by Diário do Vale
Michel Temer afirma que retomará elos perdidos com outros países

Michel Temer afirma que retomará elos perdidos com outros países

Brasília – O presidente Michel Temer disse que o Brasil precisa acabar com o “relativo isolamento” da política exterior dos últimos anos e criticou acordos comerciais classificados por ele de “insuficientes”.

Temer também comentou a situação do Mercosul, que, segundo ele, está retomando o “caminho da normalidade”, mas precisa ser revisado no que diz respeito à estrutura tarifária e celebração de acordos em novas áreas.

Ao abrir os trabalhos da 111ª reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto, o presidente pregou a melhora da situação do Brasil no comércio exterior como fator-chave para a retomada do crescimento e para a geração de empregos.

Segundo Temer, o país ocupa hoje o 25ª lugar no ranking de exportadores mundiais, posição que pode ser melhorada por meio de uma política “eficiente” que passe pela “redução do chamado custo Brasil” e superação de “gargalos em infraestrutura” e outros elementos que encarecem as exportações brasileiras.

– A Organização Mundial do Comércio é foro importante para o combate aos subsídios agrícolas, mas é preciso dedicar mais esforços a acordos com parceiros selecionados. Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo – disse.

Mercosul

Sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, Temer disse que a negociação precisa ser acelerada, mas destacou que o bloco sul-americano também tem outras prioridades internas.

– No Mercosul, estamos retomando caminho da normalidade. Precisamos de um Mercosul ágil e moderno, que sirva de plataforma para que atuemos fortalecidos no cenário internacional. Isso exige o enfrentamento de muitas questões, da própria revisão da estrutura tarifária desse bloco à celebração de acordos em novas áreas, da eliminação de barreiras ao comércio intrabloco à modernização dos procedimentos, muitas vezes lentos e excessivamente burocráticos – ponderou.

Temer defendeu medidas urgentes para reverter a “relativa perda de participação dos produtos brasileiros” na América Latina nos últimos anos. A Camex é um órgão ministerial que recebe consultas de representantes do setor privado e tem como objetivo a formulação de políticas relacionadas ao comércio exterior, turismo, investimentos e competitividade internacional do Brasil.

Em julho deste ano, ainda como presidente interino, Temer editou um decreto que o coloca na presidência do conselho fiscal da câmara e promove outras mudanças do órgão, que também atua punindo práticas como o dumping e alterando alíquotas de impostos de importação e exportação.

Nesta quarta, mais cedo, outro decreto assinado pelo presidente incluiu no conselho os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Planejamento, Dyogo Oliveira; e o secretário secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco.

You may also like

18 comments

Sandro 30 de setembro de 2016, 14:43h - 14:43

Graças a DEUS tenho a oportunidade de sair do país a qualquer momento, mas amo o país onde nasci e cresci. MAS gostaria muito de ver isso aqui se tornar uma Venezuela, e ver esse povo “idiota”que defende essa corja do PT se alimentando no lixo, assim como ocorre hoje na Venezuela. O sujeito parece que vive em outro mundo.

Sandra 1 de outubro de 2016, 08:01h - 08:01

Sandro, pode ficar feliz, pular de alegria, festejar, porque com esse governo golpista com o qual você deve estar satisfeito já esta perto do seu sonho se realizar e todos os brasileiros inclusive você entre outros horrores também comeremos lixo, talvez por você viver com a mente fora do país te impede de ver realmente o que esta acontecendo, pergunte aos jornalistas de outros países, eles terão mais condições de informar exatamente e com toda clareza como é o Brasil e o que esta acontecendo aqui.

Sebastião Mesmo 29 de setembro de 2016, 18:33h - 18:33

‘El País’: Fascismo bate à porta do Brasil.

Artigo do jornalista Luiz Ruffato publicado nesta quinta-feira (29) pelo El País afirma que Temer caminha para um estado de fascismo enquanto presidente. Instaurado através de um processo de impeachment duvidoso, o governo do presidente Michel Temer caminha para seu segundo mês com baixíssima popularidade e anúncios de medidas bastante controversas, muitas delas cortando direitos adquiridos durante os governos petistas.

Em seu texto para El País Ruffato diz que se compreendermos o fascismo como o culto a um Estado autoritário, que prega a eliminação a qualquer custo dos adversários e ignora os direitos individuais, então, o Brasil vive um preocupante flerte com essa perigosa forma de governar. Os Três Poderes vêm dando mostras suficientes de rompimento com as regras básicas da democracia e, pouco a pouco, vai se instaurando um clima de violência política que nos empurra para um impasse somente visto nesse país quando estivemos sob o regime de exceção das ditaduras civis e militares.

A primeira atitude de Temer quando empossado foi iniciar o desmonte das modestas, mas fundamentais conquistas obtidas sob os governos petistas

O jornalista descreve o impeachment de Dilma Rousseff como uma a conspiração para afastar a presidenta do poder, insuflada pelo vice-presidente Michel Temer, executada pelo Congresso Nacional e avalizada pelo Judiciário, colocou em xeque os pressupostos da nossa jovem e frágil democracia, cassando, por puro revanchismo, os votos de 54 milhões de brasileiros.

Ruffato observa que a primeira atitude de Michel Temer, ao ser empossado foi iniciar o desmonte, uma a uma, das modestas, mas fundamentais conquistas obtidas sob os governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O jornalista diz que “de forma prepotente, sem qualquer consulta à sociedade, em poucos meses Michel Temer já decretou mudanças radicais e polêmicas nos sistemas de saúde, de educação e de previdência, numa clara sinalização de que seu governo não tem e nem terá como marca o diálogo com os mais amplos setores, mas apenas atenderá aos interesses daqueles que contribuíram para concretizar o impeachment de Dilma Rousseff, que, não por coincidência, enfileiram-se entre os derrotados nas urnas em 2014. Para não ser contestado, Temer veste-se com o manto da legalidade proporcionada por um Judiciário mais comprometido com um discurso baseado na moral do que no direito.”

O jornalista fala que a perseguição seletiva patrocinada pelo Ministério Público Federal a membros do Governo petista tornou-se tão escancarada que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, chegou a anunciar previamente uma nova etapa da Operação Lava Jato, em uma evidente irregularidade, já que se trata de ações sigilosas, às quais ele somente poderia ter acesso após efetivadas. Todos os envolvidos em denúncias de corrupção devem ser processados, julgados e, se condenados, presos, mas obedecendo ao ordenamento jurídico, acrescenta Ruffato.

Ele conta que “o jovem procurador Deltan Dallagnol, um dos mais destacados membros da força-tarefa que vem conduzindo os processos da Operação Lava Jato, representa a outra corrente de mentalidade autoritária que vem corroendo as nossas débeis instituições. Dallagnol, que se diz ‘seguidor de Jesus’, é filiado à Igreja Batista do Bacacheri, uma denominação pentecostal. Pertence, portanto, à categoria dos fundamentalistas cristãos que, como todos os fundamentalistas, encarnam uma visão teológica e moralista da sociedade.”

Ruffato conclui que o que vem ocorrendo é uma confusão interessada entre esses dois conceitos — os evangélicos crescem e disseminam suas ideias no campo em que proliferam a miséria, a insegurança, a desesperança e a ignorância. Condenando a corrupção, combatem tudo aquilo que consideram corrupção, seja ela ética, seja ela moral. Ou seja, em sua fúria puritana, enxergam o Mal naqueles poucos avanços conseguidos na luta por uma sociedade mais justa, não só em termos econômicos e sociais, mas também em termos de igualdade de direitos. Mas os evangélicos sabem que apenas poderão impor sua mentalidade machista, homofóbica, classista e tacanha se alargarem seu espaço junto ao poder. E é aqui que os moralistas se aliam aos amorais: ambos desejam a mesma coisa e aceitam pagar o preço que for necessário.

By JB

Carlos Augusto 30 de setembro de 2016, 14:21h - 14:21

Quando o sujeito não possui argumento tem que ficar copiando e colando. Por isso que o brasil esta essa “M”. Ainda bem que o TEMER cortou os milhões do nosso dinheiro que eram enviados a estes blogs para alienar cada vez mais esse povinho inútil. O povinho trouxa.

Mandela 30 de setembro de 2016, 14:28h - 14:28

Lula é o home mais honesto do mundo. Só Jesus Cristo é mais importante do que lula. Dilma não afundou o país e não roubou a Petrobras. O desemprego é uma mentira, isso é “gopi”. Nossa saúde esta maravilhosa, dá até vontade de ficar doente para usar o “SUSI”. dilma e lula tiraram milhões da pobreza e apesar de não terem feito nenhum plano de governo, deu carro e celular para o povo. é isso aí sebsatião, lula e dilma precisam de pessoas cultas como o senhor.

ANDRÉ LUIS 29 de setembro de 2016, 14:49h - 14:49

O nosso Presidente caminha no rumo certo, depois de tanto anos numa estagnação politica perante o resto do mundo, nesse mundo globalizado, não podemos ficar isolados, temos que caminhar juntos, não só com os países comandado pelos companheiros do nosso ex-presidente.

Paulão 29 de setembro de 2016, 13:44h - 13:44

O comentarista Sr. Carlos Augusto está achando que a riqueza do Brasil são as estatais. Deixa as nossas matérias primas gerarem os bons empregos no exterior e então nós ficamos com a mão de obra barata da indústria primária e a agricultura e voltamos aos tempos da República Velha, que isso deve ser o sonho do PMDB, do PSDB e do DEM, principalmente. Entre eles alguns sonham com os tempos anteriores ao 13 de maio de 1888. E qualquer um que for contra essas ideias será taxado de “petista” ou “povinho manipulado”.

Carlos Magno de Oliveira 29 de setembro de 2016, 13:31h - 13:31

País dominado pela ignorância de um povo sem capacidade de raciocínio e sem nenhuma consciência política, nosso eleitor vota conforme o sistema dominante determina e a grande maioria daqueles que são eleitos geralmente são crias dos incapacitados que dirigem municípios, estados e a nação nos últimos 52 anos. Tudo farinha do mesmo saco e pertencem aos partidos PMDB, PSDB, PT, PP, PR … Lula, fruto da ditadura que o criou para ser a falsa oposição e desmoralizar movimentos contrários ao entreguismo da nação.

BRASIL 29 de setembro de 2016, 11:39h - 11:39

GOLPISTA !!!!

Maria Silva 29 de setembro de 2016, 09:29h - 09:29

Nossa! Pensei que, quem lê jornal fosse mais coerente com a realidade do país. Os presidentes anteriores não tinham capacidade intelectual para governar um país, surge o Michel Temer com toda capacidade e ainda existem alguém sem noção que diz fora Temer?

Paulão 28 de setembro de 2016, 21:39h - 21:39

Ele e o José Serra estão doidos para entregar para as grandes potências tudo que o Brasil ainda tem que os gringos ainda não levaram. Pra facilitar ainda mais querem tirar quase todos os diretos do trabalhador brasileiro, e assim ficar bem baratinho, para os estrangeiros ricos possam levar mais vantagens na exploração. Fora Temer, Fora Serra, Fora Eliseu Padilha, Fora Moreira Franco, Fora Aécio e todos os aliados dessa turma.

Carlos Augusto 29 de setembro de 2016, 09:09h - 09:09

Povinho manipulado. Repetem tudo que ouvem os ídolos bandidos falarem. Entregar o que? tudo que tinhamos o PT acabou. Não temos uma empresa pública sequer que gere lucro ao Brasil. Faliu a Petrobras, correios, CEF, banco do Brasil, Usina Nuclear, Eletrobras etc. Qual empresa publica que gera lucro para o Brasil vc se refere?

minha opinião 29 de setembro de 2016, 13:49h - 13:49

Carlos augusto so acredito em dois tipos de pessoas que apoiam esse golpe os INOCENTES e os COM MÁ FÉ em que lado vc esta?rssrrrs.
Quem te disse que a Petrobras esta falida? Petrobras fecha o trimestre com lucro líquido de R$ 370 milhões (fonte: atual governo) pra vc não falar mais besteira se informe

minha opinião 29 de setembro de 2016, 14:02h - 14:02

Lucro da Caixa economica sobe 92% no 2º trimestre, a R$ 1,6 bilhão (fonte : G1 GLOBO) pra vc não falar que estou usado site de blogs de esquerda,rrsr.
O Banco do Brasil anunciou lucro líquido de R$ 2465 bilhões no segundo trimestre, uma queda de 18% em relação ao segundo trimestre , longe de ser fal~encia concorda,rsrsrs( fonte: agenciabrasil)
Eletrobras apresenta lucro de R$ 12,7 bilhões no 2º trimestre de 2016 (fonte : site do seu governo golpista)

Carlos Augusto 30 de setembro de 2016, 14:36h - 14:36

Meu querido “minha opinião”, quando o PT entrou no poder, a Petrobras era a segunda maior empresa do MUNDO em valor de mercado, hoje sua colocação esta em 246. Pode dar lucro no trimestre, no semestre ou o ano inteiro, que ainda assim não chegará a posição que ostentava antes de ser assaltada pelo PT. Assim ocorre com TODAS as empresas que citei, portanto lucro não significa que esteja 100%. Espero ter escrito de uma maneira que o senhor possa entender. Se o senhor reconhece esses lucros, é só agora comparar com os dados do governo do Partido das Trevas e verá que em menos de 30 dias, o “golpista” fez muito mais pelo país do que o PT em 13 anos.

Eleitor Esclarecido !!! 28 de setembro de 2016, 21:24h - 21:24

Primeiramente , Fora Temer !!! em segundo lugar Fora Golpista !!!

Carlos Augusto 29 de setembro de 2016, 09:14h - 09:14

Tão esclarecido, que não sabe que votou no Temer kkkkkkk

minha opinião 29 de setembro de 2016, 14:10h - 14:10

Vc vota numa composição de chapa com varios partidos o que não diminui o GOLPE QUE FOI. entendeu?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996