VR: Centro de Alzheimer inicia trabalho com jogos pedagógicos

by Agatha Amorim

Volta Redonda – A organização não-governamental (Ong) Conectando Sorrisos, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, apresentou nesta quinta-feira (27) uma nova atividade para os usuários do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, o Centro Dia: jogos pedagógicos fabricados com materiais recicláveis, todos doados pela Ong. Agora, eles farão parte da rotina dos idosos, que poderão trabalhar a motricidade fina e grossa, estimular a memória e a percepção, além de terem mais interação interpessoal.

De acordo com a coordenadora do Centro de Alzheimer de Volta Redonda, Danielle Freire, os idosos se divertiram com Jogo da Velha, Vai-Vem e Bilboquê. “Chamamos de ‘projeto piloto’ para ver a reação deles”, contou, acrescentando que as atividades tiveram a participação dos voluntários que doaram os jogos.

A ideia, segundo Danielle, é que no dia a dia da unidade os jogos sejam inseridos na rotina de cada profissional. “Os equipamentos que favorecem a coordenação motora fina podem ser usados pelo fisioterapeuta; os que melhoram a coordenação motora grossa podem ser incorporados na Educação Física; como produzem sons, podem ser usados na oficina de música para reconhecimento de ritmos; e também podem ser reproduzidos pelos próprios idosos na oficina de artes”, explicou a coordenadora.

A coordenadora do projeto ‘Amar-vos’, da Ong Conectando Sorrisos, Roberta Coimbra, também participou das atividades. “É muito bom ver de perto a empolgação dos idosos e saber que os jogos vão contribuir para melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou, lembrando que este projeto é voltado para os Centros-Dia de Idosos e para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), mas que a organização tem ações também para crianças.

 

O Centro Dia

O Centro Dia funciona no Jardim Paraíba e ocupa uma área construída de 870 metros quadrados. A unidade tem dois andares com: recepção, três salas de atividades, duas salas de repouso (com TV, lavabo e banheiros adaptados), sala de acolhimento, sala da diretoria e equipe, sala para equipe de apoio, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, área para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptados e auditório para 50 pessoas.

O espaço tem capacidade para atender até 100 pessoas, que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e os idosos são atendidos duas vezes por semana. As atividades coletivas são coordenadas por assistente social, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta. O serviço ainda fornece cinco refeições ao dia e prevê transporte gratuito para os idosos, seguindo critérios de inclusão e necessidade das famílias.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996