Trabalhadores da CSN Mineração aprovam acordo coletivo

by Paulo Moreira

Congonhas – Em assembleias realizadas nesta quinta (2/6) e sexta (3/6), 58% dos colaboradores da CSN Mineração, representados pelo Sindicato Metabase Inconfidentes, aprovaram proposta da empresa para a renovação do Acordo Coletivo 2022/2023. A votação aconteceu de forma presencial, com voto em cédulas, em dois dias por questões logísticas.

A proposta é a mesma que havia sido rejeitada em Volta Redonda e Porto Real na última semana (reajuste de 12% para quem ganha até 5.000,00, abono de 1,9 salário, créditos-extras e banco de horas). Também já aprovaram a proposta os empregados da CSN em Arcos, e os técnicos da Mineração de Casa de Pedra e Pires.

O Sindicato Metabase, que aprovou a proposta em Minas, é filiado à Central Sindical CSP-Conlutas, a mesma a qual se filiou o grupo que se autointitula “Comissão dos Trabalhadores” e que faz parte da Chapa 2 nas eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos. O presidente do Sindicato de Minas chegou a vir a Volta Redonda para apoiar a oposição, mas não fez o mesmo empenho para rejeitar a proposta em Minas.

Os cenários dos acordos coletivos de VR/Porto Real são os mesmos em relação aos acordos coletivos de Arcos e Casa de Pedra, ou seja, há dois anos os empregados da CSN em Minas Gerais também aprovaram reajuste zero por dois anos, abono e crédito extra.

“As propostas foram semelhantes, como sempre costuma ser. A grande diferença é que em Minas não há um clima de disputa sindical que está contaminando o processo em Volta Redonda. Não fosse isso, aqui também já teria sido aprovado”, afirmou uma fonte com experiência no meio sindical.

Com as aprovações em Minas, a empresa se fortalece caso o acordo coletivo de Volta Redonda seja levado para dissídio, uma vez que por uma questão de isonomia é pouco provável que a Justiça conceda um reajuste diferente do que foi aprovado pela mesma empresa em outras regiões.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, no entanto, ainda tenta uma reabertura das negociações. Se a empresa concordar, a tendência é que seja reapresentada a mesma proposta, que poderia ser levada a uma nova votação.

You may also like

2 comments

MINEIRO UAI SO 5 de junho de 2022, 11:47h - 11:47

SÓ ESQUECERAM DE MENCIONAR QUE LÁ VOLTOU O BRADESCO SAÚDE E O FIM DO BANCO DE HORAS.

Não é a mamãe! 4 de junho de 2022, 01:00h - 01:00

Palabens aos que aplovalam o acordo. Esses tlabalhadoles são como eu; apaixonados pela emplesa. Se pudesse eu nem tilalia o uniforme.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996