Abraço ao Rio Paraíba abre celebrações na Semana do Meio Ambiente

by Diário do Vale
Ação: Ativistas enfrentaram o frio e a chuva fina da manhã de terça-feira para abraçar o rio (Foto: Felipe Vieira)

Ação: Ativistas enfrentaram o frio e a chuva fina da manhã de terça-feira para abraçar o rio (Foto: Felipe Vieira)

Sul Fluminense  – As preocupações com crise hídrica centralizaram as primeiras ações em torno da Semana do Meio Ambiente no Sul Fluminense. Integrantes de diversos grupos ligados às causas ambientais, além de ativistas e populares, realizaram, na manhã desta terça-feira um abraço ao Rio Paraíba do Sul.

Em Volta Redonda o ato simbólico ocorreu a partir da Ponte Dom Waldir Calheiros, que liga o bairro Aterrado a Niterói. Da mesma maneira, o mesmo gesto foi repetido em diversas cidades da região, quase inteiramente cortada pelo rio.

O evento na Cidade do Aço foi organizado pelo Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Comissão Ambiental Sul, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBHMPS), OAB-VR, Instituto Educa Mata Atlântica entre outros e MEP-VR (Movimento pela Ética na Política). Contou ainda com apoio do vereador José Jerônimo Teles Filho (PSC)- também ligado às causas ambientais – e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação abre as celebrações para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.

Além do abraço, o ato teve ainda plantio de mudas de árvores nativas brasileiras e contou com atividades lúdicas para destacar a importância da preservação do meio ambiente. “Aqui estão grupos e pessoas que se mantêm vigilantes para todas as questões ambientais que afetam nossa cidade e nossa região de um modo geral. Desde o início do nosso mandato buscamos apoiar e sugerir ações em defesa do meio ambiente junto com estas pessoas. Neste sentido, sem dúvida alguma, o Rio Paraíba do Sul merece sempre uma atenção especial”, disse o vereador Jerônimo.

O secretário do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho, destacou a necessidade da sociedade voltar os olhos para a preservação do Rio Paraíba do Sul.

– Pretendemos chamar atenção da sociedade para necessidade de preservação e resgate do Rio Paraíba do Sul. Eventos como esse buscam aproximar a população em geral destas causas, tão importante para o futuro de todos nós – disse Zezinho.

O grupo plantou uma árvore na praça em frente a igreja de Santo Antônio, no bairro Niterói, e em seguida fez uma caminhada sobre a ponte Dom Waldir Calheiros. Outras dez mudas foram plantadas na margem do rio, quase embaixo da ponte.

Abraço Regional

O mesmo ato foi realizado simultaneamente em diversas cidades da região, como em Porto Real. Mais de 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos, deram as mãos e abraçaram simbolicamente o Rio Paraíba do Sul a fim de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da água. Também houve o plantio de mudas de espécies nativas da região.

Participaram do evento a prefeita Cida, a subsecretária de Meio Ambiente, Lorena Balieiro; a secretária e subsecretário de Ação Social e Habitação, Laura Rezende e Sebastião Antônio da Silva; secretário e subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Eduardo Linhares e Maria Paula Tavares; secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha; coordenadora de Educação para a Sustentabilidade, Alessandra Muniz; e representantes de empresas da região. Estavam presentes ainda os alunos do programa social Sai da Rua Menino e Vem Para o Circo.

A coordenadora de Educação para a Sustentabilidade, Alessandra Muniz, reforça o início das comemorações ao mês do meio ambiente. “Junto com o ato simbólico de abraçar o Rio Paraíba do Sul, queremos sensibilizar as pessoas com a ação de fechar as torneiras por uma hora. Essa campanha da AGEVAP em parceria com os 19 municípios abastecidos pelo rio, entre eles Porto Real, visa conscientizar a população da importância desse recurso hídrico na vida de todos nós. O mês de junho será de celebrações em marcação a data. No próximo dia 10 haverá plantio de árvores na nova sede da Ação Social”.

A prefeita também destacou a importâncias do ato: “Fazer a nossa parte é muito importante, principalmente na preservação de nosso meio ambiente e da água que consumimos. Essa deve ser uma mobilização que devemos multiplicar, ou seja, cada um de nós tem que levar essa informação e ação a seus familiares, amigos e parentes. Ainda há muito desperdício de água. Atualmente não vivemos, em nosso município, uma real crise hídrica, porém devemos ter a consciência de poupar para não faltar, pensar no futuro de nossa cidade e agir em prol da sobrevivência e qualidade de vida de cada um de nós”, pondera a prefeita Cida.

You may also like

1 comment

juliana 3 de junho de 2015, 09:53h - 09:53

Vamos cuidar no nosso Rio PAraíba galera, dependemos dele!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996