Cerca de mil líderes comemoram os 25 anos da Pastoral da Criança na região

by Diário do Vale

Volta Redonda – Ontem, foram comemorados os 25 anos da Pastoral da Criança na diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Pela manhã foi inaugurado o museu em homenagem a Dra. Zilda Arns – idealizadora da Pastoral da Criança no Brasil-, no Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores, em Arrozal – Piraí. O que era pra ser uma exposição se tornou um museu permanente dentro do espaço onde surgiu a Pastoral da Criança na diocese. Esse é o terceiro museu dedicado à médica, o primeiro no Estado do Rio. Na parte da tarde foi realizada uma caminhada saindo da praça da prefeitura de Volta Redonda até a Igreja Nossa Senhora das Graças, no Aterrado, onde o bispo diocesano, dom Francisco Biasin, presidiu a missa em ação de graças.
-É uma pastoral muito abrangente. Por ser pastoral ela tem uma fundamentação profundamente evangélica e por ser da criança significa que ela envolve família, a comunidade, as mães e, portanto, tem um alcance muito grande dentro da comunidade cristã-católica e também dentro da sociedade. Prefeitos, governadores e até presidentes da república reconheceram o papel importantíssimo para a superação da mortalidade infantil que era muito grande antes de iniciar o caminho da Pastoral da Criança – disse o bispo, destacando que mesmo sendo uma pastoral da Igreja Católica, está aberta ao diálogo com outras crenças.

Presença da Pastoral

A Pastoral está presente em 10 cidades que fazem parte da diocese, em 159 comunidades e conta com mais de 600 líderes atuantes e mais de 500 voluntários de apoio nas comunidades. De acordo com a coordenadora diocesana, Maria do Carmo Carbogim Maciel, a Carminha, embora seja uma pastoral estruturada e com os melhores índices de assistência do estado do Rio, ainda há muito que se fazer. Além de fortalecer a pastoral nos municípios de Porto Real e Rio Claro, uma das metas é ampliar o alcance dos assistidos. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na região de abrangência da pastoral foram contabilizadas cerca de 6 mil crianças (de 0 a 5 anos), das quais 45,2% são consideradas pobres.
De acordo com Carminha, o trabalho realizado atualmente está voltado para o acompanhamento dos 1000 dias da criança. Desde a gestação até os dois anos de idade.

Políticas públicas

O papel da Igreja na defesa da vida e dos últimos tem inspirado gerações na criação e aplicação de políticas públicas no Brasil. Em Piraí, a Pastoral da Criança teve importância decisiva no controle da mortalidade infantil do município nos anos 1990. Em 1993, a convite do então bispo diocesano, dom Waldyr Calheiros, a irmã Elizabeth deixou o trabalho pastoral que realizava em Quatis há mais de 15 anos para assumir uma nova missão, implantar a Pastoral da Criança na diocese, em Arrozal.

Credito: (Assessoria de Comunicação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996