Itatiaia – A prefeitura, por meio do setor de Ouvidoria da Saúde/SUS, realizou um balanço das manifestações registradas entre janeiro e setembro de 2017 em Quatis. As ouvidorias do SUS são unidades de importância estratégica para a gestão do Serviço Único de Saúde e possibilitam o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, contribuindo para a participação do cidadão na avaliação e na fiscalização da qualidade dos serviços de saúde.
Foram registradas 71 manifestações, entre elas pedido de informações, comunicado de irregularidades, reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios. Os contatos com o setor foram realizados presencialmente, por telefone e e-mail. Desse total, há três elogios e 81,69% das demandas foram resolvidas.
De acordo com o Ouvidor da Saúde/SUS, Isael de Andrade Teixeira, o setor recebeu no mesmo período 27 demandas oriundas de outras ouvidorias como Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado e Ouvidoria da Vigilância Sanitária, entre outras.
– É importante ressaltar que a ouvidoria é um canal de comunicação permanente com a população e estamos atentos a todas as manifestações para que possamos dar um retorno o quanto antes aos moradores. Além da demanda do município, nós recebemos as manifestações que chegam para outros órgãos, e para o ano que vem estamos planejando a ouvidoria itinerante, assim estaremos mais próximos dos bairros distantes – explicou Isael.
O contato com a Ouvidoria da Saúde pode ser feito pelo e-mail ([email protected]), pelos telefones (24) 3352-5671 e (24) 3352-1663 ou pessoalmente no setor que fica na Avenida dos Expedicionários, 389, Centro.