quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretaria de Meio Ambiente discute ações que serão implantadas em Volta Redonda

Secretaria de Meio Ambiente discute ações que serão implantadas em Volta Redonda

Matéria publicada em 14 de agosto de 2018, 17:51 horas

 


Volta Redonda – Mais de 30 integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram reunidos numa reserva natural na região para discutir as novas ações e metas que serão implantadas em Volta Redonda. O encontro serviu ainda para viabilizar a integração da equipe. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, algumas iniciativas já estão sendo colocadas em prática.

-Realizamos essa atividade em uma reserva para aproximar ainda mais os profissionais com a natureza. Elaboramos um planejamento estratégico com metas que já estão sendo trabalhadas. Durante o encontro, construímos várias agendas de trabalho voltadas para a fauna, biodiversidade e educação ambiental – contou.

Segundo o secretário, a primeira agenda temática que foi discutida é referente à fauna, sendo proposto, entre outras coisas, a reestruturação do zoológico que será transformado em bioparque, onde os animais não ficam mais em recintos e sim em locais abertos. Outra proposta discutida foi a criação de um programa de apoio ao bem estar dos animais domésticos vitimas de maus tratos na cidade, com fortalecimento do Centro de Zoonoses e o aumento das castrações.

Na agenda verde, que é a biodiversidade e florestas, foi proposta a criação de uma unidade de conservação e um plano de arborização urbana, incluindo a capacitação dos técnicos da Light para que eles se melhorem o manejo da poda das árvores.

Já na agenda de educação ambiental foi proposta a criação de um programa de educação ambiental nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), além de uma série de eventos ao longo do ano para conscientizar a população de uma forma geral.

10 comentários

  1. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA é uma grande piada de mau gosto. De fato, não existe fiscalização preventiva nem mesmo a fiscalização ostensiva quando provocada. Sem sombra de dúvidas é a PIOR secretaria municipal. O grande exemplo são a licenças ambientais sem respeitar os requisitos contido na legislação federal, estadual e municipal, na verdade, os fiscais desconhecem as resoluções do CONAMA, as regras da ABNT para fiscalização. É triste constatar que a SMMA de Volta Redonda não fiscaliza SOM ABUSIVO em estabelecimentos comercias são lenientes e coniventes com as violações sucessivas e reintegradas da legislação urbana ambiental. Não existe outra maneira de melhorar a SMMA a não ser demitir todos e fazer um concurso público.

  2. CEM reais para votar, SEM Meio Ambiente saudável depois

    A primeira ação desse novo secretário deveria ser trabalhar RÁPIDO para afastar de suas funções a equipe de TOSA de árvores (não poda). Descobri quem são os dois (i)responsáveis na SMI. Me pareceu serem analfabetos funcionais pelo jeito que agem. TOSAM as árvores rindo com suas equipes como se as árvores tivessem sido plantadas de um dia para o outro e poderia ser TOSADAS simplesmente. Além de estacionarem o caminhão pesadão em cima de calçadas arrebentando-as.

    A segunda ação seria trabalhar para cobrar multas altas da Light por destruir todas as árvores no caminho dos fios. No meu caminho há dezenas delas destruídas. Já que a PMVR está precisando de arrecadação para cobrir o gasto com pessoal, cobrar multas pesadas nada mal.

  3. A prefeitura sempre foi omissa e submissa a poluição da CSN. Nunca nenhum prefeito teve coragem de enfrentar o descaso da CSN com o meio ambiente. Uma empresa que arrebenta a saúde pública, contamina o solo, águas subterrâneas, rios e atmosfera. Torna nossas casas imundas com pó preto. Temos que mandar o pó preto que varremos dos nossos quintais para o Samuca para ver se ele sai do facebook e tenha coragem de assumir o papel de prefeito e cobrar os responsáveis.

  4. Você Ta chegando a onde eu queria chegar. INVESTINDO NO HORTO VOCÊ NÃO PRECISARÁ FICAR FECHANDO RUA AOS DOMINGOS .AS CRIANÇAS PRECISAM DE CONTATO COM A NATUREZA.

  5. Existe invasão de área verdes e vocês responsáveis não fazem nada, não existe controle de nada seus objetivos são votos nas eleições, mas da minha família e vizinhos destas áreas nunca terão nosso voto, áreas invadidas é uma vergonha para o municípios

  6. De longe a pior secretaria, desde a era Neto nada fez e nada faz. Numa cidade como VR essa secretaria deveria ser prioridade maxima. Se o Samuca quer de fato representar um nova era em VR, sendo “verde”, tecnológica, como ele mesmo disse, comece por essa pasta com projetos concretos que mudam de fato o visual, a respiraçao da populacao, o bem estar da cidade, principalmente, nas areas que precisam urgentemente de ajuda: jd. Cidade do aço, siderlandia, belmonte, beira rio, ponte alta, retiro.

  7. Para que serve essa secretaria ? Denunciei o corte ilegal da varias arvores na av florestal no sao carlos e de nada adiantou…. Samuca e melhor extinguir esta secretaria..

  8. Filtros!!!!!
    Cadê os filtros?
    Não trocam por economia….

  9. Estão de sacanagem né? Esta secretaria existe mesmo? para que? dar empregos? A cidade tomada por uma poluição absurda e os caras se reúnem para discutir o que? É muito fácil. Verifiquem se a Sinterização e Aciaria da CSN estão com seus filtros OK.

  10. Mais de trinta integrantes da secretaria municipal do meio ambiente, mais de trinta? Se pesquisar aí aposto que alguns estados do Brasil na região amazônica não tem tantos, apesar da demanda.

Untitled Document