Hospital da Japuíba é selecionado para projeto do Ministério da Saúde

by Diário do Vale

Angra dos Reis – O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), mantido pela Prefeitura de Angra, foi selecionado para fazer parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, cujo objetivo é a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva (UTI). Com isso, o HMJ passa a ter suporte técnico na implementação das diretrizes e práticas de prevenção de infecções, o que possibilita um ambiente hospitalar ainda mais seguro.

Na próxima segunda-feira (30), das 9h às 11h, haverá a primeira reunião entre a equipe do HMJ e profissionais ligados ao projeto, incluindo representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos hospitais de suporte.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com os seis hospitais Proadi: Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês, que serão os responsáveis por todo o suporte técnico ofertado nas capacitações.

O suporte técnico inclui apoio às unidades de terapia intensiva e hospitais selecionados por meio de visitas técnicas, encontros regionais para troca de experiências e sessões de aprendizagem presencial e virtual, com monitoramento dos indicadores.

A metodologia funciona da seguinte maneira: cada grupo de 34 hospitais selecionados é acompanhado por um dos seis hospitais do Proadi-SUS, denominado “hub” (satélite em inglês). Este será responsável pela condução das sessões de aprendizado, bem como pelo suporte contínuo e pelas visitas que se fizerem necessárias. Essa metodologia tem sido utilizada com sucesso em outros países e já provou ter eficácia em outros projetos colaborativos já realizados no Brasil. O Hospital que irá apoiar o HMJ será o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, considerado o 4º melhor do Brasil pela revista americana Newsweek – The World‘s Best Hospitals 2021.

Os usuários do HMJ também ganham com o aperfeiçoamento das práticas hospitalares da unidade de saúde, além de poderem participar de algumas das ações, que incluem o desenvolvimento de estratégias colaborativas de liderança com envolvimento dos familiares e pacientes nos processos, para implementação da cultura de segurança na instituição.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996