Comerciantes de Barra Mansa apostam em vendas melhores neste Natal

by Diário do Vale

Barra Mansa – Após dois anos de forte recessão e queda nas vendas, empresários e comerciantes estão apostando nas perspectivas de melhora nos negócios nesse período que antecede as festas de final de ano. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), motivos não faltam para que o setor se anime, levando em conta fatores como a trégua da inflação neste ano de 2017, a desaceleração dos preços e a queda dos juros.

Diante de uma expectativa favorável, a CNC prevê um crescimento de 4,3 % nas vendas, no entanto, a estimativa dos presidentes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Xisto Neto e do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Alberto dos Santos Pinto, é ainda maior: segundo eles, a expectativa é alcançar pelo menos 8 % de melhora.

– Avalio essa aposta da Confederação até um pouco conservadora, porque pouco a pouco as vendas estão se aquecendo e, sendo assim, esperamos para esse final de ano um aumento de, pelo menos, 8% – comentou o presidente da CDL que, ao ser questionado se o clima ente os comerciantes é de confiança, afirmou que todos estão esperando por essa oportunidade.

– Todos anseiam pela melhora, já que estamos passando pelo pior momento econômico de que temos noticias. Mas hoje, no entanto, sentimento é de que o pior já passou e que as coisas tendem a melhorar – completou.

De acordo com o presidente, como forma de impulsionar suas vendas, é muito importante que os lojistas não sejam passivos, que mexam, decorem a loja e que cativem seus clientes. Ainda segundo Xisto, esse é o momento, mais do que nunca, dos empresários estarem juntos do seu negócio, acompanhando tudo bem de perto.

Assim como todos os anos, como forma de fomentar as vendas do comércio, a CDL terá uma campanha natalina, que neste ano será em conjunto entre as cidades da região. Serão sorteados carros, TVs, Smartphones entre outros prêmios. Todas as lojas participantes receberão materiais para divulgar a campanha e cupons para serem distribuídos a seus clientes, para que possam concorrer as premiações.

Otimistas: Comerciantes estão esperançosos com as vendas de Natal (Foto: Paulo Dimas)

Otimistas: Comerciantes estão esperançosos com as vendas de Natal (Foto: Paulo Dimas)

Economia dá sinais de melhora

Presidente do Sicomércio, o empresário Alberto dos Santos Pinto garante que a expectativa do varejo é a melhor possível, por dois motivos: além do final do ano ser o melhor período de vendas para o comércio, por conta do Natal, a economia do país está dando sinais de melhoria, o que reflete diretamente nas vendas. “Esperamos um aumento de no mínimo 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para impulsionar ainda mais o setor, a partir do dia 04 de dezembro as lojas  funcionarão em horário especial, podendo atender as todos os consumidores da  nossa cidade e de municípios vizinhos”, adiantou o presidente.

Segundo Aberto, neste ano o comércio também terá a tradicional Casa do Papai Noel que já está sendo montada na Praça da Liberdade, no Centro. Por conta da falta de recursos da prefeitura, há três anos o Sicomércio, CDL e Aciap assumiram a decoração da Praça da Liberdade e a manutenção da Casa do Papai Noel, que foi doada pelo Sistema Fecomércio RJ. Nos anos anteriores, outros pontos da cidade também foram decorados, como a Praça da Matriz, que este ano está fechada para obras e não poderá ser decorada.

“Com a proximidade do Natal os comerciantes estão bem confiantes e otimistas. Essa semana, com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o movimento já começou a melhorar. Tivemos também a Black Friday, que movimentou o setor, já que alguns consumidores aproveitaram a data para antecipar as compras de Natal”, disse o presidente, ao acrescentar que, para ter bons resultados, os lojistas devem treinar seus funcionários para realizarem um bom atendimento ao consumidor, investir em divulgação, decorar as vitrines e o interior da loja, além de investir nas mercadorias, para que não faltem produtos.

Clima de esperança

Se por um lado, a recente crise na economia afetou tanto o comércio, quanto consumidores que ficaram inadimplentes em função do desemprego, os sinais de melhora estão provocando um clima de esperança entre a população. Nesta sexta-feira, dia 24, por conta do movimento Black Friday as lojas do comércio de Barra Mansa ficaram lotadas, como há tempos o setor não via. É que observou a gerente de uma loja de calçados, Marielsa Monteiro. “O clima de consumismo e a sensação de satisfação dos consumidores, que por algum tempo ficou restrito de ir as compras, foi muito positivo e isso nos dá uma esperança muito boa para os próximos dias. Nossa aposta é fechar o ano de 2017 bem melhor que os dois últimos anos anteriores.

A comerciária Luciana da Silva Oliveira, de 27 anos, se casa no próximo ano e se programou para aproveitar a Black Friday. A intenção, como disse, era comprar apenas uma TV, mas diante das ofertas e das condições financeiras favoráveis que ela e o noivo estavam, conseguiram acrescentar à compra panelas, roupas de cama, entre outros artigos de casa. “As lojas estavam muito cheias e eu, por exemplo, fiquei duas horas na fila. A própria funcionária disse que a quantidade de pessoas comprando, neste ano, estava se superando. Pelo visto, as coisas estão realmente melhorando”, comentou Luciana.

Presentes com o 13º

A chegada do 13º salário representa um bom reforço financeiro no bolso dos brasileiros que o recebem, num período em que tradicionalmente os gastos aumentam pelas celebrações de fim de ano. Ao mesmo tempo, serve como estímulo considerável para o comércio, ajudando a alavancar as vendas. Ainda que seja aconselhável analisar as finanças cuidadosamente antes de ir às compras, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que cinco em cada dez brasileiros que vão comprar presentes no Natal (49%) pretendem utilizar o 13º nas compras.

“Para que seja feito um bom uso deste dinheiro extra, recomenda-se planejar o seu destino. O ideal é estabelecer prioridades, sendo que o pagamento de dívidas deve ser a primeira delas”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Depois de pagas, uma boa ideia é estimar os gastos que aparecem em todo início de ano, como IPVA e IPTU, matrícula, uniforme e material escolar, dentre outros. A quantia remanescente, por sua vez, pode ter dois fins: constituição de reserva financeira e utilização nas compras de presentes para o Natal e celebrações de fim de ano”, explica.

Para o educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, mesmo quem está com as despesas em dia precisa refletir sobre o melhor uso deste dinheiro extra. “Poupar e aplicar parte dos recursos são hábitos que fazem muita diferença, seja para realizar sonhos ou para uma aposentadoria mais confortável. Quem ainda assim decidir que o melhor é comprar presentes deve tomar algumas precauções, como optar pelo pagamento à vista, pesquisar preços e evitar ao máximo o endividamento”.

 

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996