Representantes de cursos à distância apontam expansão do setor na região

by Diário do Vale

Volta Redonda– De acordo com dados do último Censo da Educação Superior de 2015, o ensino a educação superior à distância está crescendo no país em ritmo mais acelerado que a educação presencial, com expansão de 3,9% e 2,3% respectivamente. Tal movimento tem reflexo na região, onde se confirmaram as taxas obtidas em âmbito nacional.
Supervisora de polo de uma instituição de ensino superior à distância, localizado no bairro Laranjal, em Volta Redonda, Adriana Alves confirma este crescimento nos cursos à distância. Segundo ela, a procura cresce na medida em que as pessoas ficam com tempo mais curto ao longo do dia.
– Funcionando há três anos na cidade, o nosso polo à distância cumpre todas as determinações e a cada ano aumenta o número de estudantes. Hoje temos alunos de diversos perfis, desde aqueles que acabaram de concluir o ensino médio como também aquelas pessoas mais velhas, que desejam voltar a estudar. Há também uma grande procura de pessoas que estão buscando uma segunda graduação, como professores que querem ter uma segunda licenciatura ou bacharelados que buscam outra graduação – destaca.
Ela aponta justamente a questão do tempo como maior motivação para o aumento na procura, mas destaca a necessidade do aluno ter disciplina para conseguir manter o ritmo de estudos necessários para alcanças as metas de aprovação.
– A importância do contato da instituição com o aluno também é fundamental para estimulá-lo nos estudos. A presença de um tutor presencial a disposição desse aluno duas vezes por semana o ajuda a tirar dúvidas e também a motivá-lo. Nós sempre estamos tendo contato com nossos alunos, lembrando sobre os horários das provas e sobre os programas desenvolvidos na instituição. Outra vantagem do nosso curso é que as provas realizadas no local vêm em forma de provas presenciais, ou seja, no papel – explica.
Segundo o fundador da Educa Insights, que trabalha com pesquisas de mercado, Luiz Trivelato, é o relacionamento com estudantes que irá motivá-los a continuar os estudos.  A falta de contato, segundo ele, é um dos fatores que leva à evasão dos estudantes. “Aquelas instituições que conseguiram manter uma proximidade com os alunos, foram as que obtiveram êxito na pesquisa. “Foram aquelas que provocaram, que buscaram, que reforçaram para o aluno a importância de estudar, que ofereceram opções de estudo”, afirmou Trivelato.
Para Adriana, o que também contribui para a evasão de alunos dos cursos à distância, talvez seja a falta do contato físico desse aluno com o professor ou tutor como também a falta de disciplina desse aluno.

Preço mais em conta
também é chamariz

Para a coordenadora de Polo de outra instituição de ensino superior à distância, esta localizada no Centro de Volta Redonda, Maria de Fátima Andrade, o valor das mensalidades é outro aspecto positivo para aumento da procura pela modalidade de educação em tempos de crise. Fátima lembra que em algumas instituições o valor chega a custar a metade do cobrado pela educação presencial, e já com o material incluído.
– O nosso perfil de alunos é formado, em sua maioria, é formado por pessoas já engajadas no mercado de trabalho, como professores que buscam se aperfeiçoar para crescer profissionalmente. Muitos alunos já têm uma graduação superior e querem uma segundo graduação. Já a grande vantagem que vejo na educação a distância é que o aluno faz o seu próprio tempo de estudo, mas tem que ter muita disciplina – esclarece.
O contato com esse aluno também é importante, segundo Fátima para motivá-lo a não desistir do curso.
– No nosso caso, sempre que o aluno some procuramos manter um contato com ele para saber o que aconteceu. E apesar de o aluno receber um calendário com todas as informações, sempre estamos mantendo um contato com ele. A nossa metodologia exige que o aluno sempre entre no portal do curso e faça suas atividades – afirma.
Para a coordenadora Fátima a evasão de alunos no ensino a distância ocorre porque muitos pensam que o ensino a distância é mais fácil. Mas como a metodologia dos cursos à distância exige mais do aluno acaba causando a desistência de alguns deles.

Alunos falam das vantagens
do ensino à distância

Na opinião do estudante Gabriel Ribeiro, o ensino à distância é mais exigente porque cobra do aluno uma responsabilidade ainda maior no que tange a sua organização no cronograma de estudo. Se o aluno não estudar e não se organizar ele não dará conta de adquirir conhecimento.
– Tendo concluído o meu primeiro curso superior na forma de presencial onde concluir na área de filosofia, optando por fazer um curso à distância percebi que este tipo de ensino não perde em nada para a modalidade de ensino presencial. O ensina à distância possibilita ao aluno o desafio e ao mesmo tempo o de se tornar amante do conhecimento – opina.
Já a professora da rede municipal Sônia Correa Machado, que está cursando licenciatura em história em uma instituição de ensino à distância, optou por esta modalidade de ensino pelo fato da facilidade de não precisar se deslocar todos os dias para a faculdade.
– No meu caso, que sou moradora de Lídice, venho ao polo de 15 em 15 dias para tirar dúvidas com o tutor e uma vez por mês para fazer as provas. Em minha opinião a grande vantagem do ensino à distância é o fato do aluno poder estudar em casa e ele mesmo poder determinar o seu horário. O custo é outra vantagem, além da mensalidade ser mais em conta, não gasto com transporte e o material didático está incluído – destaca.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996