Nelson Gonçalves pede tombamento da antiga delegacia de Volta Redonda

by Diário do Vale
Nelson Gonçalves mostra preocupação com a história de Volta Redonda

Nelson Gonçalves mostra preocupação com a história de Volta Redonda

Volta Redonda – O deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) solicitou ao governo do estado do Rio de Janeiro, o tombamento do prédio da primeira delegacia de Polícia Civil, local onde funciona atualmente a 6ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), no Aterrado. O parlamentar ressaltou a importância da preservação do espaço que se mantém com características semelhantes ao período de fundação da cidade.

– Em um mundo onde tudo acontece, atualmente, com muita velocidade e as informações são atualizadas e perdidas com rapidez, proteger a nossa história é de extrema importância. Dessa forma estaremos garantindo às próximas gerações, não apenas fotos sobre a fundação da nossa cidade, mas também monumentos que além de belos, nos ajudam a contar como a Cidade do Aço foi erguida – ressaltou o deputado.

A iniciativa de preservar a história da Cidade do Aço ganha, inclusive, adesão de diversos setores. O membro do Conselho Municipal de Cultura, professor Carlos Eduardo Giglio é um dos que defende que o espaço – o antigo prédio da Delegacia de Polícia – seja preservado. Ele ressalta que o pedido de tombamento partiu, inclusive da Comissão Especial de Patrimônio, que recebeu a determinação do Ministério Público, encaminhada à Prefeitura Municipal, conforme os trâmites técnicos a serem seguidos, como a confecção de um dossiê histórico e inventário técnico das condições do patrimônio, mobiliário e documentos.

“Esse local é perfeito para implantarmos esse projeto, que se torna um espaço simbólico, para abrigar material relativo à pesquisa da Comissão da Verdade, sobre o período da ditadura”.

Por determinação do Ministério Público, cabe à prefeitura disponibilizar imóvel para abrigar esse Centro de Memória, que já existe na UFF (Universidade Federal Fluminense), onde permanece o acervo existente. A comissão que organiza o acervo do Centro de Memórias, inicialmente, propôs que a exposição permanecesse em local central e simbólico. Atualmente o centro de memória da UFF fica com o acervo físico e a PMVR, com o digital.

– Foi ai que pensamos na antiga delegacia, um dos primeiros prédios do bairro aterrado, datada do inicio do século 20. Mas o imóvel não é do município, mas do governo do estado e destiná-lo para esse projeto significar protegermos a história da nossa cidade, bem como os prédios erguidos na fundação de Volta Redonda – ressaltou Giglio, enfatizando a boa vontade do deputado em auxiliar o projeto e se colocou à disposição para intermediar as negociações entre poder público Municipal e Estadual visando a sessão do imóvel.

Outro historiador que apoia os projetos de preservação da história da cidade é o professor Adelson Vidal Alves. “Iniciativas como a do deputado Nelson Gonçalves revelam compromisso com a conservação da memória, e estão diretamente ligadas às propostas de política públicas de preservação do patrimônio, e consequentemente, da nossa história”, ressaltou Adelson.

 

 

 

 

You may also like

16 comments

Alexsander 9 de abril de 2018, 22:09h - 22:09

A propósito, deveriam ter pensado nisto antes de recapearem com Cbuc toda a Rua 33, tirando o charme “retro” dos históricos paralelepípedos…poderiam ao menos te-los deixado numa pequena faixa nos pontos de ônibus, em ambos os lados, com algum totem indicando que aquele fora o calçamento original quando da construção da cidade…

Eleitor 9 de abril de 2018, 22:55h - 22:55

Não se esqueça que a bela arquitetura da rodoviária com sua cobertura em formato de abóbadas foi escondida por um prefeito sem noção que ao invés de impermeabiliza-la colocou umas telhas de zinco e uma cobertura amarela na frente que sepultou a obra arquitetônica que transmitia criatividade e ousadia da engenharia dos anos 70. Fica a dica para o jornal publicar fotos antigas da rodoviária que foi por onde muitos chegaram para fazer a história dessa cidade.

Luiz 9 de abril de 2018, 21:40h - 21:40

Tá com tempo heim .

Indignado 9 de abril de 2018, 21:37h - 21:37

Poderiam tombar o edifício redondo… literalmente.

Duqu3 9 de abril de 2018, 21:01h - 21:01

É muita falta do que fazer, aposenta Nelsin, para antes que fica mais feia sua carreira politica 🙂

Ciclista 9 de abril de 2018, 15:39h - 15:39

Tem que batalhar ao lado do Samuca para a abertura do Posto de Puericultura como um equipamento cultural para o município formando um corredor cultural entre a Biblioteca Municipal, Zélia Arbex, Memorial Zumbi, 9 de Abril e Gacemms.
Seria um belo presente para o município ver aquele prédio histórico abrigando exposições do que se degradando atrás daquelas grades e um museu revitalizaria a Praça Brasil que também faz parte do corredor cultural da Vila.

Claudio 9 de abril de 2018, 13:14h - 13:14

Somente preservando e guardando a memória do passado é que poderemos orientar a ações presentes e futuras. Um povo sem cultura, sem história e sem raíz é um povo fraco sujeito a qualquer posição factual. Que mais políticos se lembrem também da importância de fortalecer nossa história e nossa cultura.

Cantinflas 9 de abril de 2018, 12:18h - 12:18

Parabéns Deputado Nelson Gonçalves. Valeria um estudo para tentar resgatar o imovel da extinta Rádio Siderúrgica no Laranjal. O grupo que toma posse não tem capacidade e interesse na preservação e na parte cultural. Ali caberia um belo centro de memória. Sem contar que o imóvel é tombado !

Roberto 9 de abril de 2018, 10:59h - 10:59

Mais um item no rodízio de possíveis realizações dos políticos. Um dia um deles fala do Aeroporto Regional, outro fala da duplicação da Dutra na Serra das Araras, mais outro da reforma do prédio do Correio de V. Redonda, daqui a pouco é o inacabado Estádio de Atletismo, também na Cidade do Aço. E assim vai. um dia uns e outros terminam e o político fala que foi ele que fez o pedido lá em 2 mil e não sei quando.

Ricardo 9 de abril de 2018, 09:59h - 09:59

Ótima iniciativa , o tombamento de construções históricas é essencial para preservar nossa historia. Parabéns Nelson Gonçalves, este projeto demonstra um olhar ampliado sobre as diferentes necessidades da nossa região.

OGIRDOR ESOJ ONIBAS SAISSEM 9 de abril de 2018, 09:21h - 09:21

Parabéns Deputado,
preservar a memoria da nossa cidade e muito importante pois estamos vivendo um momento de grandes tensões e somente a historia preservada pode garantir que o passado não seja esquecido.

Cham 9 de abril de 2018, 07:32h - 07:32

Isso é bom muito bom

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 8 de abril de 2018, 19:32h - 19:32

Acho isso importante, conservar a memória, mas o Brasil, o Estado do Rio e o Município de Volta Redonda têm outras prioridades. Tombamentos podem ser feitos por via administrativa, o deputado tem que focar em questões que dependam mais urgentes e que dependem precipuamente da ação do legislativo…

Marie Helen Walton 8 de abril de 2018, 19:27h - 19:27

Quanta baboseira. Volte Redonda abandonada e esses caras se preocupando com coisas, neste momento, inoportunas.

Eleitor 8 de abril de 2018, 17:11h - 17:11

Faltou uma fotinha do prédio que poderia até ter sido conseguida sem sair da redação usando o google street. O tombamento das edificações histórias é fundamental para cultura mas não basta apenas tombar tem que fazer a ocupação cultural senão fica como o Centro de Puericultura que é um local perfeito para abrigar o museu histórico do município e esta fechado.

Giglio 8 de abril de 2018, 23:07h - 23:07

O posto de puericultura não tem destinação apenas porque o proprietário, a CSN, faz especulação imobiliária com ele.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996