domingo, 5 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Na véspera da reabertura do comércio, Samuca reforça alerta aos grupos de risco

Na véspera da reabertura do comércio, Samuca reforça alerta aos grupos de risco

Matéria publicada em 27 de maio de 2020, 08:38 horas

 


Volta Redonda pode ter abertura ainda maior do comércio

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva afirmou que a reabertura do comércio, programada para esta quinta-feira, 28, deverá obedecer as regras que estavam valendo na semana passada. Ou seja, as lojas do comércio varejista abrem as portas a partir das 14 horas e o trabalho segue até às 22 horas. Da mesma maneira, por exemplo, restaurantes podem receber clientes, respeitando as regras de distanciamento mínimo entre as mesas. As medidas foram adotadas como prevenção e combate ao coronavírus.

O prefeito, no entanto, fez uma ressalva: para que os grupos de risco só saiam de casa quando for extremamemnte necessário. Samuca lembrou que pouco mais de 100 pessoas têm o vírus ativo na cidade atualmente e que a situação hoje está mais controlada. Neste sentido, para que a situação permaneça estável, os primeiros horários de abertura das lojas e demais setores econômicos seguem sendo prioritariamente destinado aos mais idosos.

Samuca também reforçou que o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) deve se manifestar ainda nesta quinta (28) sobre a proposta técnica apresentada com o objetivo de ampliar a flexibilização de atividades econômicas e sociais. O documento foi entregue aos procuradores na última segunda (25).

Pela proposta, clubes, academias, igrejas e templos religiosos seriam abertos em 10 de junho, seguindo uma série de restrições quanto à ocupação de parte da capacidade total, e outras medidas de segurança e higienização, como distanciamento entre os frequentadores, proibição para grupos de risco e disponibilização de álcoole em gel.

As escolas particulares abrem parcialmente no dia 30 de junho, com 20% da lotação, para as turmas dos primeiros anos de ensino fundamental, limitadas aos pais que precisem deixar os filhos nas escolas para poderem trabalhar.

Escolas da rede municipal só retornam à atividade no próximo ano letivo, e os programa para idosos e o Parque Aquático do município seguem sem previsão de retorno.

Samuca destacou, na segunda-feira, que independentemente da resposta do MPRJ a essa proposta, a cidade retoma nesta quinta o nível de flexibilização que tinha até a quarta passada, quando as medidas de restrição foram restabelecidas em função de aumento do número de casos suspeitos em mais de 5% por mais de dois dias.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    Tem que reforçar a fiscalização nas ruas, tem muita gente sem o uso de máscara, temos que colaborar pras coisas voltarem ao normal.

  2. Avatar

    Medida muito estranha, grupo de risco fica em casa e ai o restante da família que não são grupo de risco nas ruas. Pergunto de que adianta ficar em casa se o vírus leva dias pra se manisfestar e quem não é do grupo de risco ficar batendo pernas nas ruas e pegar a doença e trazer pra dentro de casa?

    • Avatar

      Só não ter contato com quem é do grupo de risco.

      E mesmo assim um idoso batendo perna pode se expor a várias pessoas com Covid, em casa será exposto a um grupo menor.

    • Avatar

      Nessa pandemia não há grupos de risco específicos. Só basta estar vivo p fazer parte do mesmo. Essas declarações são um cortina de fumaça p tentar minimizar as mortes, q hoje já passam de 20 mil, pelo vírus.

  3. Avatar

    Samuca, por favor inclua como atividade essencial cultos nas igrejas pentecostais e neopentecostais. Tá difícil pagarmos os aluguéis. A fonte tá secando!!!

    • Avatar

      Igrejas eu acho que deveriam ser as últimas coisas a ser abertas, como conter a aglomeração dentro dos templos? Vamos ser lógicos, fé podemos ter em todos os lugares, Deus está em todos os lugares e não só nas igrejas.

    • Avatar

      Por que o comércio não abre no horário normal? Haveria diluição dos frequentadores durante o dia, diminuindo aglomeração.

  4. Avatar

    Bom dia sr Prefeito, porque as aulas da rede publica retorna so o ano que vem e o das redes particulares a partir de 30/06.

    • Avatar

      Questão de custo, é uma série de condições para as escolas funcionarem, a pública não teria condições, além do que como você vai abrir uma escola pública só para 20 %, iam falar que é preconceito além de poder ter processos e tudo mais.

    • Avatar

      pq seria as escolas particulares tem mensalidades paga mensalmente Joaquim continuo não entendendo

  5. Avatar

    Deixa eu entender , idosos não podem sair ,mas nas primeiras horas do dia pode. Escola particular abre ,pública fica fechada o resto do ano. Igreja e academia que é foco de agromeracão abre . Apenas 100 pessoas contaminadas em VR ?? Caramba ,nossa cidade está de parabéns !! Se continuar assim nossa cidade vai ganhar um troféu de cidade livre da Covid. Será que isso reflete mesmo a realidade ??

    • Avatar

      Tem que ir reabrindo aos poucos, a proposta é cheia de restrições, imagina escola pública como os alunos vão? Ônibus? Custo da escola para fornecer alcool gel para todos, máscaras, além de material de limpeza das escolas que seriam usados, escola particular os pais vão arcar com a maioria do custo, transporte vão de carro, e 20% de 30 alunos são 6 alunos por exemplo. E a questão da academia a maioria não vai poder voltar pelas condições que está sendo imposta. Não vou votar nesse prefeito ele errou muito nas ações nós quase 4 anos de governo, porém eu estou pesquisando antes de colocar minhas opiniões.

    • Avatar

      Eu estava em São Paulo, no final de março.Tudo aberto, academias, igrejas… Ao retornar para VR, o ônibus que eu estava nem conseguiu entrar na cidade. Tiraram minha temperatura e tive que pedir minha filha para me pegar no meio do caminho. Lojas fechadas, pessoas trancadas em casa. É por isso, amigo, que temos poucos casos aqui.

  6. Avatar

    Isto só alimentará as estatísticas no número de vítimas da covid. Manter o comércio fechado por mais uns vinte dias seria o mais sensato.

    • Avatar

      Con ordo com voce Joyce. Mas como Samuca vai buscar apoio nas eleiçoes se ele for de encontro aos interesses do bando de pilantras do CDL e outras entidades que defendem a reabertura do comércio?? Com 10 dias de quarentena, ja estavam reclamando que iam quebrar, cancelar CNPJs, que os CNPJs estavam na uti. Infelizmente, quem manda, é o dinheiro, e quem paga a conta, é a populaçao. Empresário, quer o bolso dele cheio, se isso matará outras pessoas, nao importa. Quem morrer, eles contratam outros.

    • Avatar
      Pagador de impostos

      Daqui pra frente e por um bom tempo, teremos que aprender a viver com algumas ou muitas restrições. Evitar aglomerações, usar a tal máscara, evitar ir a alguns lugares, etc… Resumindo, não será mais como era antes. Então, já podemos começar a praticar essa nova maneira de viver em comunidade sim. Senão, a quebradeira vai ser generalizada. Observe na sua rua ou bairro, se todas as lojas voltarão a funcionar após essa pandemia. O dinheiro é essencial sim na sociedade moderna. Ser escravo dele é outra conversa.

Untitled Document