Angra dos Reis é avaliada no Ideb

Avaliação é correspondente ao ano de 2023

by adrielly ribeiro

Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), alcançou as melhores notas da série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. O índice é avaliado por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizada em novembro de 2023. 

De acordo com os dados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública municipal de Angra dos Reis alcançou a nota 5,79 para anos iniciais, um aumento de 15% em relação ao período pós-pandemia em 2019 (5,1), e 4,51 para anos finais, representando um crescimento de 18% no mesmo período (3,8). 

No último Ideb, em 2021, a melhor colocação do município até então, registrou-se 5,5 para anos iniciais e 4,5 para anos finais. Ainda não há o resultado final das cidades, do estado e do país, pois o MEC divulgará o resultado oficial somente em agosto.

“Este resultado marca um avanço significativo na qualidade da educação pública do município e reflete o esforço contínuo e o compromisso com a melhoria do ensino. A cidade celebra essa conquista histórica e se prepara para novos desafios, mantendo o foco na melhoria constante dos processos educacionais e na promoção de uma educação inclusiva e equitativa”, comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

92% dos estudantes dessas escolas estiveram presentes na realização da prova do Saeb, um recorde da rede municipal. Para que o resultado de uma escola participante da Prova Brasil possa ser divulgado, pelo menos 80% de seus estudantes precisam realizar o exame.

“A Prefeitura de Angra destaca o papel fundamental dos profissionais da educação nesse processo de transformação. A dedicação e o comprometimento de nossos educadores foram essenciais para ajustar os objetivos e garantir uma abordagem pedagógica mais alinhada com as demandas educacionais e sociais dos estudantes”, destacou Paulo.

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